segunda-feira, 8 de março de 2010

Agricultores só recebem subsídio no Verão

Só no Verão é que os agricultores transmontanos devem receber o dinheiro do Regime de Pagamento Único, prometido para Fevereiro pelo próprio Ministro da Agricultura.
Este adiamento foi comunicado pelo Governo a Adão Silva, em resposta a um requerimento enviado pelo deputado social-democrata eleito pelo distrito de Bragança.
Nos distritos de Bragança e Vila Real é onde há mais agricultores à espera do pagamento. No país são cerca de 50 mil e nos dois distritos são 22 mil” refere.
O parlamentar mostra-se preocupado porque o ministério diz que “só haverá 25 milhões de euros para distribuir porque reconhece que houve mais candidaturas do que estava à espera e em vez de aumentar o montante, vai dividir a fatia por cada agricultor”. Por outro lado, o Governo diz que “o pagamento não vai ser feito nos meses de Fevereiro nem Março. Eventualmente será feito no mês de Junho”.
Adão Silva diz que ainda há muito dinheiro disponível em fundos comunitários e não se justifica a vontade do Governo reduzir ao subsídio dos agricultores.
Há muito dinheiro por gastar no PRODER, por isso, haja vontade do Governo para que em vez de dividir aumente o valor base e possa dar uma fatia adequada a cada agricultor” considera.
A maior parte das candidaturas ao RPU partiram de Trás-os-Montes.
O distrito de Bragança é o que tem mais a nível nacional, com 11 mil pedidos.
Nós representamos mais de um quinto do valor global e por isso, seriam seis milhões de euros a distribuir pelos agricultores de Bragança. Não é muito, mas é razoável. Eu só espero que seja mais porque houve mais candidaturas do que as esperadas” afirma.
Por isso, o deputado laranja vai enviar um novo requerimento ao Governo a exigir que não haja uma diminuição da comparticipação dos agricultores.
Vou perguntar qual é a hipótese de aumentar a verba dos 25 milhões fazendo-a passar para um valor superior” adianta.
Segundo o Ministério da Agricultura, em Junho será pago o valor do Regime de Pagamento Único aos 20 mil agricultores transmontanos que se candidataram a este subsídio.
Brigantia

Sem comentários: