segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Daqui e dali... Vitorino Almeida Ventura

Cerimónia de abertura do Douro Film Harvest,
em Vila Real



Uma vez mais, tive a honra de ser convidado para a cerimónia de abertura da 1ª edição do Douro Film Harvest, que incluiu um cocktail, o qual me permitiu congratular a António Pires Cabral pelo seu último Arado.

Antes de entregar o prémio Casta de Ouro à actriz Andie MacDowell, pela carreira, António Martinho (na companhia dos presidentes do Instituto dos Vinhos de Douro e Porto, I. P., e da Estrutura de Missão) voltou a citar o escritor duriense João de Araújo Correia. E Torga, pelo poema geológico que é o Douro. Salientaria igualmente as palavras do presidente da comissão de honra, Pedro Silva Pereira, meu camarada de recruta, no pelotão de Direito, em Tavira, ano de 1986, o qual articulou da relação estrita entre cultura e turismo.

Quem esteve mais solto foi o actor Ricardo Trêpa, como Mestre de Cerimónias. Aliás, foi excelente o seu flow, improvisando com muita piada na tradução das palavras de agradecimento da actriz Andie MacDowell, dizendo que Ela teria muito gosto de se ficar pelo Douro, a fazer mais filmes.

Depois veio o filme O último sinal, cujo guião poderia (poderia mesmo) ter sido escrito por Gilberto Pinto, uma vez que a temática é a da vida para lá da morte… Um morto-vivo que apenas se quer desculpar — e nisso foi criado um ambiente sonoro de filme de terror, com o telefone a tocar à hora da sua morte, com o número 8, o do dia do seu casamento…infinito, a aparecer em todo o lado, como a visão dele, obsidiante, até o morto se permitir descansar em des_
culpa e lhe permitir, à personagem interpretada por Andie MacDowell, o final feliz ‹‹das comédias românticas›› em que nos habituamos a vê-la.

Tenho pena de não poder assistir à colheita designada Vintage Selection. Filmes de outro mundo e outros mundos… A não perder.

Vitorino Almeida Ventura

2 comentários:

Anónimo disse...

Não tinha lido! Ãfinal, VAV foi escolhido pelo Ministro da Presidência! Quem term amigos da alta!

vitorino almeida ventura disse...

Peço desculpa,

repito, mas quem me convidou foi António Martinho.

Ab.,

Vitorino Almeida Ventura