segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Mercado com 20 anos sem utilização vai ser remodelado

O mercado municipal de Carrazeda de Ansiães passou quase 20 anos, praticamente, às moscas. A utilização tem sido residual, salvando-se os dias de feira. Agora, a Câmara procura parceiros privados para o reabilitar.
O autarca local, Eugénio de Castro, reconhece que “apesar das tentativas, nunca se conseguiu pôr o mercado a funcionar”. Admite, até, que o imóvel “tem mais potencialidades para um forte militar do que para um mercado”.
A Câmara já tem um projecto novo para remodelar completamente o edifício e adaptá-lo às exigências dos tempos modernos. Está, no entanto, disponível para apreciar e aprovar novas propostas do agente privado que venha a ganhar o concurso internacional aberto para formar a parceria público-privada, em que a edilidade terá uma participação de 49%.
Para além do mercado, a Câmara de Carrazeda procura que a desejada parceria possa também financiar, construir, manter e conservar um hotel na vila, um parque de campismo e uma central de camionagem.
Eugénio de Castro explica que são equipamentos que “dificilmente terão financiamento comunitário” no actual Quadro de Referência Estratégico Nacional, daí a opção pela parceria público-privada. Estima que os quatro projectos representem um investimento de cinco a seis milhões de euros.
O vereador da oposição socialista, Augusto Faustino, revela que votou favoravelmente esta proposta, em reunião de Câmara, porque entende que “a iniciativa privada é importante para criar desenvolvimento e emprego”. Todavia, considera-a “ambígua” e com “poucas possibilidades de execução”.
Duvido que haja interessados na gestão simultânea de todos aqueles equipamentos”, frisa, acrescentando que o ideal seria abrir “um concurso para cada uma das estruturas”. Sobre o parque e campismo defende que era preferível “ter vários, mais pequenos, e instalados em algumas aldeias do concelho”.
As alterações no mercado municipal prevêem manter um sector a funcionar como mercado coberto e deixar outra parte para a instalação de uma galeria comercial, onde pode ser criada uma cafetaria, bem como lojas comerciais. A ideia, diz o Presidente da Câmara, é “criar pequenos espaços com rendas que possam facilmente ser suportadas pelos comerciantes”. Isto porque os baixos privados que habitualmente estão disponíveis na vila “têm rendas altas e como tal o lojista dificilmente tem rentabilidade”. Os agricultores também ali terão um espaço próprio para “venderem os seus produtos sem intermediários”.
Rádio Ansiães/Eduardo Pinto/JN

12 comentários:

Anónimo disse...

Agora que este presidente se vai embora é que decide remodelar o já antigo mercado!!! Também a nossa CM precisa de uma remodelação de fundo, já chega de tantos anos com dominio laranja!!! Chega!!!

Unknown disse...

O que me aborrece não é o domínio laranja ou o domínio rosa ou outro qualquer.O que me aborrece é o irrealismo das soluções,a falta de bom senso,o fazer para nada.
Quando se pensa em soluções com futuro,nota-se perfeitamente que elas ainda têm como alvo solucionar os problemas do passado,soluções que o passado deveriam ter servido e que hoje deviam ser encontradas novas saídas.
Se me pedirem para trocar este discurso por miúdos, sei que me vou ver atrapalhado para o fazer, mas sinto que o que afirmo está certo.
É preciso gerar polémica e ver se alguém está interessado em continuar a discussão.Se não houver interessados,fica mesmo assim.
JLM

Anónimo disse...

Que alternativa credível existe?

Anónimo disse...

O ainda presidente de Camara M. de Carrazeda é "mestre" em realizar fugas em frente!
Não deixa de ser profundamente lamentável que no fim do presente mandato, venha agora com propostas de "novo projecto para o mercado" que agora até diz ( de forma depreciativa) parecer-se com um Forte Militar...
Como que não haja até obras de restauro de casas de habitação que viram museus... mas isso é no País real e não na virtualidade de Carrazeda de Ansiães.
O problema que se trata agora, é que o presidente andou cerca de 20 anos a enganar tudo e todos e agora como que prestes a "afogar-se" vem "estrebuchar" de forma muito aflitiva só para se justificar perante os seus fãs, que, afinal, vai ser presidente até ao último segundo como já terá dito algures!
Sabe o sr. presidente (propositadamente escrevo com letra pequena) que nem toda a gente é sua subserviente ou portadora de amnésia?
Deixou que fosse impossível não aproveitar em tempo útil os QCA, (Quadros Comunitários de Apoio) para agora vir com propostas "público/privado" para projectos como o mercado Municipal ou mesmo para o hotel.
Como que a crise Nacional e Internacional passassem ao lado de Carrazeda!
Tenha lá muita paciência, pelo menos tanta como a nossa para o aturarmos durante tanto tempo!
Porque não diz claramente ao concelho que de facto não aproveitou os QCA porque tem a Câmara Municipal, financeiramente, de "tanga" e por isso, que não pode comparticipar com o dinheiro Municipal o que se propõe agora fazer com privados?
E onde estão os privados?
E quem são?
Não serão os mesmos que fazem parte da Empresa Águas de Carrazeda que o ajudaram e ajudam a colocar a CM na penúria?
Que não nos falte a "pachorra", porque a paciência está no fim!
M. Lameiras

Anónimo disse...

Será melhor fazerem eleições antecipadas. Vamos segurar o pouco que resta-
Misterumm

Anónimo disse...

Mas com o candidato do PSD anunciado sem experiencia de fundo como é que vai ser de Carrazeda?Melhor será unir-se a Vila Flor e tornar-se num municipio maior e com mais folego, e o pessoal que fosse para a reforma não era substituido e gastava-se menos...assim como se fez com os agrupamentos escolares tem de se fazer o mesmo com as auatarquias e deve-se fazer o mesmo com o número de deputados...e talvez o pais ande...
mas o que é preciso é inverter as politicas e as prioridades locais ai isso é....
Viva Carrazeda...e o futuro....
Castanheiro D.IV

Anónimo disse...

Acho muito bem que faça obras, pois a ser verdade o que aí vem, seja ele rosa ou laranja( o que duvido), mas a qualidade é semelhante, de ideias nada consta, e capacidade de execução nem falar.
psd-militante.

Unknown disse...

Afinal,sem ser em réplica ao que eu escrevi,afinal ao mesmo tempo que eu lancei o repto,já surgiram várias intervenções com algum interesse,em especial a de M.Lameiras.Mas eu não vou por aí.Vou tentar explicar-me por miúdos.
Em primeiro lugar,não sou capaz de descortinar o interesse da existência de vários parques de campismo.A existência de um parque exige um mínimo de infra-estruturas(de saneamento,de iluminação,de limpeza,de guarda)e não vejo qual o interesse de multiplica-las várias vezes.Além disso, esta solução parece pressupor que as freguesias(e as respectivas juntas)têm muita vida e sabemos que não é assim.Com muito boa vontade,esta solução ter-se-ia justificado noutros tempos,já passados.
Aliás,a construção do parque de campismo e de um hotel tem por base uma visão dos concelhos como entidades isoladas.Não seria melhor os concelhos limítrofes entenderem-se sobre estas iniciativas?Será que dará para todos os concelhos terem todos as mesmas coisas? Oxalá que sim,mas parece-me persistir aqui,outra vez, uma visão do passado.
Resta o malfadado mercado.
Onde estão os agricultores que tenham produtos para vender directamente ao público,evitando os intermediários?Não será que esse tempo também já passou?Há os que vendem os seus produtos a um nível para o qual o mercado local de nada serviria.Os outros, que vendem produtos nos dias de feira,vendem actualmente aquilo que eles próprios fabricam?Se vendem,não seria melhor esperar pela construção do IC-5 para irem a Vila Real,onde a procura é, de certeza,muito superior?Essa conversa de vender directamente ao público não estará,em grande medida,ultrapassada?
Quanto à galeria comercial,não seria melhor sugerir a um super-mercado que a construisse?
E será que isso(construído com a ajuda da Câmara ou por um super-mercado) não irá acabar com as lojecas que existem nas ruas,á semelhança do que tem, acontecido noutras vilas e cidades?
E querem mesmo construir algo que se veja?
Tudo isso não será suplantado pelo que já existe em Vila Real,cidade à qual passaremos a ter acesso fácil com o IC-5 e A-4?
Basta de negativismo da minha parte.As minhas desculpas.
JLM

Anónimo disse...

Em política, quando vemos um quadro tomar decisões com alcance futuro, dizemos tratar-se de um gestor com visão, logo, de qualidade.
Quando em Vila Flor decidiram infra - estruturar o que agora é parque de campismo não se imaginava tratar-se de um equipamento que acabou por vir a fazer parte de um conjunto de investimentos convenientes ao desenvolvimento da Vila e seu concelho.
Como diz o Dr. João Lopes de Matos, esta solução para Carrazeda, já que ao tempo não houve homens de suficiente visão, é também agora, tempo passado!
Concordo com a apreciação que JLM faz no seu todo, mas os concelhos limítrofes entenderem-se sobre insfra-estruturas conjuntas, meu caríssimo amigo, cada um deles tem um só umbigo e cada qual o melhor e mais "perfeitinho" para olharem além dele!
Aliás, no pressuposto de que os concelhos deveriam fazer um bom entendimento em matérias de investimentos conjuntos, criaram as chamadas Associações de Municípios disto e daquilo e até os GATs como implementadores e elaboradores desses mesmos projetctos, mas como sempre, a "montanha pariu um rato"...
E de tal modo pariu um rato, que não nos passa pela cabeça o montante financeiro expedido de cada Câmara Municipal para esses dois filhotes Municipais.
Exceptue-se pelo menos a recolha de lixos!
Porque a visão é curta, estende-se então uma invejazinha, sempre tão bem acolhida entre nós, para então constatarmos que se o concelho Y tem isto, nós também queremos, se o Z tem, nós também precisamos e assim por aí adiante...
Ou seja, não é negativismo da sua parte Sr. JLM, é a realidade infeliz que nos abarca e tolhe!
Então esta do mercado Municipal sem na altura devida terem planeado o crescimento de Carrazeda, "forçando" para aqueles lados o crescimento urbano...
Quer mais?
Nem tem de pedir desculpa... era o que faltava!
M. Lameiras

Anónimo disse...

Srs. JLM e M.Lameiras: os meus parabéns e, ao mesmo tempo, as minhas desculpas. Cheguei a pensar que nºão havia gente lúcida na minha terra. Continuem com a v/análise e pode acontecer o milagre. Mas, perdoem-me, depois do que ouvi de tanta gente julgo que continuará tudo como dantes...
Fiquei, contudo, bem ciente, após a leitura dos v/textos, de que há em Carrazeda pessoas capazes de inverter a dramática situação em que se encontra o n/concelho.
Excluo, no entanto, os candidatos a candidatos de que se fala. Era a continuação da mediocridade, sem ofensa, claro.

Anónimo disse...

Claro que não podemos nem devemos estar aqui para nos ofendermos uns aos outros, mas sim para tornar possível a adequabilidade das políticas que ao nosso concelho podem interessar para o bem das suas gentes.
Infelizmente não me parece que contributos gratuitos e cheios de boa fé, algum dia tenham sido acolhidos por parte dos gestores responsáveis pelo nosso concelho.
Levam sempre muito a peito a "força" do voto que, pensam, lhe dá e garante toda a virtualidade de suas propostas, como sendo sempre as correctas e indiscutíveis.
Assim tem sido!
Há dias li num blog próximo, um anónimo que dizia para deixarem trabalhar o "homem" porque para isso foi eleito e ao fim se não servir deixá-lo ir embora.
Muito bem, é isso mesmo!
Entretanto fez-se tanta asneira, tanta tontice com "rios" de dinheiro em desperdício, que me leva a pensar que o mínimo que se pode dizer a esta gente, é que nem sempre a vergonha castiga!
Se o prevaricador ou candidato a tal a não tiver, estamos conversados e mesmo TRAMADOS, desculpem o termo!
M. Lameiras

Anónimo disse...

Pelo que venho lendo na reação destes anónimos nomeadamente o DOUTOR JLM E M LAMEIRAS,não tenho dúvidas que eles têm toda a razão,mas uma coisa é certa,o mal está feito,pois foi essa a vontade da maior parte dos eleitores deste Concelho e no respeita ao passado acho que o melhor será esquecê-lo, ou pelo menos tentar fazê-lo.
O que se está a ver presentemente é o SR Presidente estar a APRESENTAR PROGECTOS para se desculpar do que havia de ter feito e não fêz e do que prometeu e não cumpriu,como que ELE não seja um grande actor de "TEATRO, pois é mais que evidente que essa iniciativa dos progectos mais não é que uma encenação para se desculpar perante os Eleitores da sua imcompetência enquanto Presidente desde TRISTE CONCELHO ONDE ELE NUNCA DEVIA TER REGRESSADO.Posto isto e como atràs digo resta esquecer e esperar pelo final do mandato dar a peça por terminada com muitas assobiadelas.
O que nos resta agora é olhar bem para o futuro,futuro esse que eu prevejo que não seja muito prometedor dada a actual situação em que segundo oiço dizer se encontra a CÂMARA MUNICIPAL,mas como a esperança é a última a morrer, que o próximo Presidente que lhe suceder seja uma pessoa forte e determinada ,capaz de olhar para o que de bom este Concelho precisa e nos consiga tirar deste atraso em que nos encontramos,pelo menos que ele seja humilde para aproveitar as boas propostas venham eles de que Partido vierem,que não olhe à cor do partido mas sim aos interesses do Munícipio e do seu POVO.
Qunto ao actual sugiro-lhe que enverede por uma CARREIRA ARTISTICA POIS COMO BOM ACTOR QUE FOI NEM COM A CRISE DE EMPREGO ELE TERÁ PROBLEMAS EM ARRANJAR COLOCAÇÃO.
RL