quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Sócrates lança "Auto-estrada da justiça"

Em quinze dias é a segunda vez que acontece. O Primeiro-Ministro, José Sócrates e o Ministro das Obras Públicas, Mário Lino, estão na região. Esta quarta-feira de manhã estão em Bragança para lançar a Auto-estrada Transmontana, apelidada por Sócrates como sendo a "auto-estrada da justiça".
A via vai custar cerca de 440 milhões de euros e o prazo de cosntrução é de três anos, sublinha Mário Lino. A A4 vai ter uma extensão de 186 quilómetros e vai ligar Vila Real a Bragança, com portagens apenas nos troços junto às duas cidades. A auto-estrada vai encurtar o tempo de percurso entre o Porto e Bragança em 44 minutos e Bragança e Vila Real, em oito minutos. Entre 1997 e 2007, segundo o Ministério das Obras Públicas, morreram no IP4 247 pessoas. Mário Lino lembra que um dos objcetivos principais da futura auto-estrada passa pela redução da taxa da sinistralidade em 65%. A conclusão da auto-estrada está prevista para 2011, na mesma altura em que deverão estar também prontas duas das estradas reclamadas há mais tempo na região, e adjudicadas a 25 de Novembro, o IP2 e o IC5. O Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações prevê que a futura auto-estrada “deverá gerar à volta de 9.000 empregos", criando "postos de trabalho associados às fases de construção, exploração e manutenção da via. RBA

20 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem que lança a estrada da justiça. No meio de tantas injustiças que tem cometido... Mas nem a estrada o vai livrar do julgamento dos portugueses no momento oportuno. Espero veeementemente que, nessa ocasião, os portugueses lhe façam a verdadeira justiça, penalizando os seus autoritarismos, atitudes ditatorias, obstinações e intransigências. Em suma o seu obstinado autismo.

Unknown disse...

Porque não gosta nada do Sócrates?
Ele é tão bom rapazinho!
Esqueceu-se da outra parte :é autoritário e tolerante,ditatorial e democrata,obstinado e esquecido,intransigente e transigente.Consegue fazer a quadratura do círculo.Em suma,um político completo,como convém ao povo português.
JLM

Anónimo disse...

Olha quem ele é ! Para elogiar desta forma o Primeiro Ministro.
Muito fala quem muito tenha que se lhe diga.

Unknown disse...

Eu não elogiei o nosso Primeiro.Apenas disse que ele é contraditório e que é isso mesmo que se dá bem connosco.
Agradeço-lhe o "tenha" em vez de o "tem".
JLM
PS - A brincar chamei-lhe "bom rapazinho".

AJS disse...

Independentemente das qualidades, reconhecidas mundialmente, que José Sócrates tem, eu que até sou suspeito, apenas lhe aponto um defeito/virtude: - A teimosia. É que se ele não fosse tão teimoso, não teriamos IC5, nem IP2, nem A4, nem Direcção Regional da Agricultura em Mirandela, nem Centros de Saúde com praticamente todas as valências, nem Cartão do Cidadão, nem Documento Único Automóvel, nem Passaporte Electrónico, nem Empresa na hora, nem Casa Pronta, etc... etc. Em contrapartida as oposições têm estado contra tudo isto que eu mencionei e outros que por falta de espaço e tempo não mencionei. Portanto, parabéns José Sócrates pela sua teimosia.

Anónimo disse...

é conhecido mundialmente pelos fatos que veste quem paga sei eu

Anónimo disse...

Muita teimosia... em coisas que fez e muitas outras que não fez e prometeu mas esqueceu.
As oposições não falam mal do que fez, mas de recessão, show off de Magalhães versus mau ensino, endividamento galopante, enfim perfumes caros versus fome em casa.
Lá vai fazendo umas coisitas e depois vem o marketing político fazer o resto.
Mas é bom ter fé...

AJS disse...

Para o último anónimo:
Acha então que o IC5, o IP2 e A4 são umas coisitas ? É por aqui que se medem os bons e os maus transmontanos.

Anónimo disse...

Direi mais:
Conta factos não há argumentos!
E os argumentos que há, na maior parte dos casos, são para ressabiados e doentes do partidarismo!
Aguentem-se que o HOMEM vai ganhar de novo e com MAIORIA!

Anónimo disse...

Não exagerei no meu comentário, primeiro anónimo, apenas me limitei a constatar factos.E o conturbado período que atravessamos não se compadece com brincadeiras ou ironias. Não devemos desviar a nossa atenção do que se está a passar, que reputo de muito grave. Mas que democracia esta...

Alexandrina Areias disse...

Para haver desenvolvimento, têm que existir vias de acesso e a construção destas vias são uma excelente notícia para Trás-os-Montes...

AA

Anónimo disse...

O Senhor anónimo de 10 de Dezembro das 18:37, que deve ser o mesmo das 21:23, quiçá o mesmo das 22:47há-de querer ridicularizar as apreciações que outros fazem, com reconhecida competência de português quer falado quer escrito, só porque os comentários não vão de encontro às suas expectativas.
Meu caro anónimo, não perca tempo com isso se realmente o que o move é o interesse concelhio e não o puramente pessoal.
Seja razoável e seguro do que diz e acredite que também eu, não tendo votado em Sócrates, também vejo nele o melhor político Português da actualidade.
Outra coisa é concordar ou não com tudo quanto faz ou diz!

Anónimo disse...

O que importa de verdade, é que chegou a hora de termos também direito a alguma qualidade de vida. A A4, IP2, IC5 vieram muito tarte, tarde demais, mas vieram. Mário Soares, Cavaco Silva, António Guterres, Durão Barroso e por fim El Rei Sebastião.

Anónimo disse...

E eu pergunto...
Estas estradas não pecam por tardias????
Parece-me mais que nesta altura do campeonato estas vias vão servir para levar mais gente para o litoral isso sim...se bem que sejam importantes...mas teriam sido ainda mais no passado....desenvolvimento sustentável era preciso..não é depois do mal feito( estradas não construidas atempadamente) que se vem atirar areia para os olhos dos "tolos"....
Peca por tardio....pois estamos demasiado debelitados...senão atentem à taxa de mortalidade do concelho e à taxa de natalidade....Consta-se que em média por mês morrem 10-14 pessoas no concelho...nascem em média 1-2 e se contarmos os que partem para fora do concelho rápido chegamos à conclusão que a situação é bem pior do que a que se anda a pintar..quer em tons rosa, quer em tons alaranjados....do alto do palanquim e com os ordenados seguros ao fim do mês bem falam...está mais que na altura de unir esforços e remar todos para o mesmo lado, só assim conseguiremos sair do marásmo que está o concelho.Umbigos à muitos e está na altura de cada um olhar para o seu apenas na hora do duche...

Até breve

Anónimo disse...

Este investimento é tardio, para os transmontanos e para Portugal. É tardio para para a nossa geração. Mas vai ser uma PONTE para as gerações vindouras. O futuro não acaba hoje.

Anónimo disse...

Que o investimento é tardio poderemos todos estar de acordo;
Que desertificam o interior, também é verdade;
Que a situação agora é má relativamente há uns anos atrás, não discuto;
Que nos têm atirado "areia para os olhos", é uma constatação evidente;
Que temos o tal défice de investimento desde o passado longínquo, parece-me indiscutível.
Agora não valerá a pena chorar!
Realmente, unirmo-nos desde já em volta do objectivo comum, IMPÕE-SE!
Mas como, partindo do princípio que muitos competentes e observadores óptimos se encontram, com ou sem razão, no anonimato?
Quem os fará anunciar para a desejada colaboração?
E valerá a pena?
VEREMOS!
M. Lameiras

Anónimo disse...

É tardio mas a culpa não será de Sócrates!
Logo a desertificação também não será culpa sua.
Relativamnte à situação ser má, parece-me que é má em todo lado!
Sócrates só nos "atirará" areia para os olhos, no caso vertente, se mandar suspender as obras que acaba de anunciar com início para 2009!
O défice desde o passado longíquo, parece-me também não ser a culpa objectiva de Sócrates!
Devem os Senhores comentadores pedir responsabilidades aos autarcas que temos, desde as Juntas de Freguesia, que não têm passado de meros capachos de cada poder instituído, até aos Presidenets de Câmara que temos tido!
ISSO SIM!
Os Senhores não são capazes de ver os outros concelhos desenvolvidos?!
Ora analisem lá isso!

Anónimo disse...

M. Lameiras, não é também uma forma de anonimato? Quem é, na verdade, este M. Lameiras? É capaz de se mostrar? Duvido.

Anónimo disse...

Poderia ser mas não é!
É M. Lameiras sim Senhor!
Se não sabe pode indagar!
Para me mostrar basta andar na Rua Luís de Camões, ( a que mais frequento) quer chova ou faça sol, de mãos atrás das costas, ( mãos à frente é andar a pedir) com a careca ao frio ou ao sol, por vezes "tapado" com uma "boinita", mas Portuguesa, que não Espanhola!
Vou às livrarias onde passo algum tempo!
Ando por aí amigo!

Anónimo disse...

Continua a ser simplesmente um anónimo, pois M. quer dizer muita coisa. Bom Natal, sr. M.