quinta-feira, 27 de maio de 2010

Comemorações dos 500 anos da entrega do Foral de D. Manuel a Ansiães

13 comentários:

Anónimo disse...

(SOBRE O CASTELO DE ANSIÃES)
Grandes foram OS HOMENS que te deram um lugar na HISTÓRIA do nosso Concelho,minúsculos foram os homens que te deixaram chegar ao ponto em que te encontras.O espaço dentro das muralhas se ao menos se encontrasse limpo com roteiros demarcados com a sua HISTÓRIA seria outro,o seu aspecto ainda que o valor para quem tem admiração pelo passado Histórico cotinue a ser o mesmo,pese embora com triteza pelo que vê quando ali de desloca.
Agora se me permitem só um reparo:
Porque não pôr no CASTELO uma pessoa com cultura que saiba explicar aos visitantes já não digo toda ,mas a parte mais importante da sua HISTÓRIA?.
Não tenho nada contra o Senhor que lá está "QUE FIQUE BEM EXPLICITO",mas têm que admitir que ele não é a pessoa indicada para estar naquele lugar,porque não tem capacidade para Guia Turistico para mim, devia ser uma pessoa que o que dissesse se entendesse o que não é o caso,pois ele do pouco que diz pouco ou nada se entende.
Claro que a culpa não é dele mas sim das pessoas que não têm visão dos das decisões que tomam.
MARIA

Anónimo disse...

Portais de Vila,
Dai arribada
Às cotovias
da madrugada.

Asa sem jeito,
Línguas sem voz,
Almas ceguinhas
Pobre de nós! mj

Anónimo disse...

Este é que devia ser o verdadeiro FERIADO MUNICIPAL de Carrazeda!

Anónimo disse...

Estou perfeitamente de acordo!
1 de Junho a feriado Municipal, já!

Anónimo disse...

claro, e vamos todos outra vez morar para o Castelo!

Anónimo disse...

por acaso alguém foi ao castelo a pouco tempo? depois digam a diferença em relação ao passado. A quanto tempo não se encontrava tão limpo....

NAM disse...

Finalmente um Presidente que olha para o nosso Castelo. Como prometeu na sua campanha olhar pelos idosos e pelos jovens do concelho está a cumprir.
1º O passeio de idosos no rio Douro de barco, desde o Tua à Sª da Ribeira e agora a festa das nossas crianças no Castelo onde muitas delas nunca lá teriam estado"Temos Presidente" Parabens Dr. José Luis Correia.

Anónimo disse...

Claro feriados, para não se trabalhar e produzir e depois querem que este País e nomeadamente o nosso concelho vá para a frente, se tivessem que trabalhar, manhãs, tardes e noites, como eu trabalho e não saber o que é um domingo em familia de dois em dois meses, davam mais valor quer ao trabalho quer a todas as pessoas, daí que não me admire que queiram mais feriados, ainda por cima a 1 de Junho já com calor e bons passeios.
Já chega de tanta lata, pois só se todos trabalharem e promoverem este concelho conseguimos chegar a algum lado e muitos dos que estão fora possam regressar, isso sim era obra de presidente.
Já o referi uma vez que não chegam e nem sequer são necessários os cheques pelas crianças que nascem é preciso trabalho, organização e saber aquilo que se quer promover e obras a realizar.
Ser presidente não pode ser só de vista e ir de encontro aquilo que este ou outro quer.
Ser presidente não é só dar passeios aos nossos idosos, quando eles por vezes precisam mais de comida e outros bens do que um passeio e um almoço, dar-lhe condições de vida é muito mais essencial.
Ser presidente deve ser representar o seu POVO e defende-lo e não aconchegá-lo com palavras mansas e um "adorno" por ano.
Ser presidente é ser presente, estar ao lado de todos, acompanhar e trabalhar junto de uma equipa que deve ser una e única independente das cores politicas ou mesmo divergências que possamos ter uns com os outros, cada MACACO NO SEU GALHO:
Ser presidente é ser humilde, respitador para que seja respeitado.
Ser presidente é enfrentar os desafios sem medo e com convicção.
Espero que estas palavras sirvam simplesmente para abrir os olhos a quem os não quer abrir e desejar ao senhor Presidente de Camara um bom mandato e que faça aquilo que todos esperam, melhor que aqueles que nada fizeram, bem como aliar-se a pessoas que sabem bem como o fazer e despedir de vez a incompetencia.

Isaura disse...

Ó ANÓNIMO anterior,bonitas palavras as suas e muito verdadeiras, mas que pode fazer mais um PRESIDENTE DE CAMARA,DE UM PAÍS ONDE O TRABALHO FAZ CALOS A TANTA GENTE? Ao menos que leve os nossos velhinhos a passear e pelo Douro,que não há nada mais bonito,e tenho quase a certeza de que muitos deles não o conheciam como realmente ele é.Perguntem-lhes se não gostaram.

Anónimo disse...

onde estão os vestígios encontrados no castelo?

Anónimo disse...

E os que não pertenciam ao Castelo e estão lá?.
Vejam se os devolvem às suas origens!!!.

Anónimo disse...

Cara Isaura, apraz-me que tenha dito o que disse, pois assim lhe posso responder com sinceridade ás palavras que escrevi.
Se disse e repito que não é SÓ com passeios que se contentam os nossos idosos, mas sim e também com auxilio mais importante como comida, afectos e concerteza carinho.
Mas num momento especial como este que vivemos, onde cada vez mais nos vemos num buraco sem fundo, é importante dar dignidade equalidade de vida ás nossas gentes.
Se me pergunta se um passeio não é importante? É de facto importante pois isso também contribui para a qualidade de vida, mas o que eu queria mencionar e deixar bem vivo na mente dos governates do concelho é que há prioridades.
Estou longe a centenas de quilometros pois se estivesse mais perto estaria disponível para ajudar e a custo 0, quer com ideias, quer com trabalho, pois se algo aprendi, se todos ajudarem tudo se consegue e posso dar um bom exemplo: ARCPA - Associação Recreativa e Cultural de Pombal de Ansiães, construida pela mão dos próprios sócios e Pombalenses...
Portanto não critiquem os Pombalenses pelo que não fizeram pois temos o orgulho de ter uma das maiores senão maior Associação de Trás-os-Montes.

Anónimo

Anónimo disse...

Tem razão o anónimo de 18 de junho de 2010:15.15 quando diz que se encontram vestigios no Castelo de Ansiães que não lhe pertencem, como por exemplo uma ARA erigida por Vicus Labre dedicada a Júpiter e que foi encontrda no ano de 1982 na Aldeia de Pombal aquando da realização de obras realizadas no adro da Igreja Matriz.Nessa Ara pode ler-se a seguinte inscrição:O(ptimo)M(aximo).VICA(ni).LABRE(enses).Façam o favor de a devolver à sua procedência, neste caso à Freguesia de Pombal, já que é a essa mesma Freguesia que ela pertence uma vêz que foi lá que ela foi encontrada.
Como diz o antigo ditado:
O SEU A SEU DONO.
PENSO QUE NÃO SERÁ PEDIR DEMAIS QUANDO SE PEDE O QUE NOS PERTENCE.DEIXO AQUI UM APELO AO SR PRESIDENTE DA JUNTA DO POMBAL PARA QUE TOME UMA INICIATIVA SOBRE ESTE ASSUNTO.
Não tenho nada contra o Castelo de Ansiães antes pelo contrário, gostava até que ele passasse a ser a sala de visitas de Carrazeda mas a verdade é que dita ARA não é vestigio do Castelo daí o meu apelo.
POMBALENSE.