quarta-feira, 5 de maio de 2010

Polémica na câmara de Carrazeda de Ansiães por causa do futebol

Está lançada a confusão em Carrazeda de Ansiães por causa do apoio da Câmara ao Futebol Clube de Carrazeda de Ansiães.
Na última Assembleia Municipal, o presidente da Câmara, José Luís Correia, explicou que o clube não pode auferir de subsídios como antigamente devido à nova lei, mas antes celebrar um contrato-programa com a autarquia, com base num plano de actividades e respectivo caderno de encargos.
Só que a proposta do Futebol Clube de Carrazeda de Ansiães, para dois anos e com um orçamento de 65.300 euros, foi chumbada em reunião de Câmara pelos três vereadores da oposição, que estão em maioria.
Os mesmos vereadores, que estão impedidos de falar nas sessões da Assembleia Municipal, salvo em raras excepções, insistiram com o presidente da Câmara para que este ali também explicasse os motivos do voto contra. Este acedeu e os ânimos ficaram mais calmos.
O vereador do PS, Augusto Faustino, explica as suas exigências para votar a favor do apoio ao Futebol Clube de Carrazeda de Ansiães:
Pura e simplesmente porque era um contrato-programa por dois anos e que estava a ser solicitado por uma comissão administrativa”, explicou. E “para que as coisas se façam legalmente” e “com rigor”, a câmara “pede que haja eleições no clube” e que não esteja “só virado para o futsal”, até porque é, “antes de mais, um clube de futebol de 11”.
Os dois vereadores independentes Olímpia Candeias e Marco Azevedo subscrevem a exigência de Augusto Faustino, mas Olímpia Candeias acrescenta outras:
Se se trata de um protocolo com objectivos desportivos, não tem que desenvolver iniciativas de âmbito cultural ou popular, como o S. João. Não nos parece a forma mais correcta pedir um subsídio para realizar o S. João. Há imensos bairros que podiam fazer isso. Havia ainda a parte cultural. Ora, a Câmara tem um departamento de cultura e não custa assim tanto realizar uma noite de fados.”

O presidente, José Luís Correia, e a vice-presidente, Adalgisa Barata, votaram a favor da proposta do clube. O autarca explica que o fez porque há despesas já realizadas que têm de ser pagas e critica Augusto Faustino e Olímpia Candeias por só agora terem levantado o problema da comissão administrativa, quando em mandatos anterior deixaram atribuir o subsídio:
A comissão administrativa já é de há muitos anos e durante esse tempo sempre apoiaram o clube com subsídios, nunca isto foi problematizado. Só agora é que olharam para essa realidade.”
Desde 1999 que o Futebol Clube de Carrazeda de Ansiães não tem uma direcção, tendo permanecido uma década sob gestão de uma comissão administrativa.
Nos últimos anos o futebol de 11 perdeu terreno para o Futsal, que, refira-se, tem alcançado bons resultados. A equipa principal conseguiu este ano a dobradinha, sendo campeã distrital e vencedora da Taça da Associação.
CIR/Brigantia

17 comentários:

Anónimo disse...

A confusão respeitante ao Futebol em Carrazeda de Ansiães não está lançada! Eu diria que não se trata de confusão, mas sim de se seguir Escrupulosamente a Lei habilitante no que toca nos apoios aos Clubes, ou melhor contratos-programa.
Até aqui era só injectar verbas no clube para satisfazer alguns caprichos, sem que estes dessem cavaco das suas contas. Hoje em dia as coisas mudaram e conhecendo o actual presidente da Câmara como conheço, este gosta de fazer as coisas como “manda a lei”.
Está na hora de se pensar num projecto desportivo a longo prazo e não, num simples plano elaborado durante uma noite bebendo uns copos á mesa de um café.
Siga-se o que mandam os estatutos do clube e criem-se condições não só para o Futsal, mas também para outras modalidades alternativas que tanto deram ao Clube e a esta terra.
O “K2O+”

Anónimo disse...

Um comentário, diria mesmo com "toque na ferida".
Concordo plenamente com o "K20+".
Em primeiro de tudo temos de criar condições logísticas (Direcção, Quadro Técnico e não deixar destruir o pouco património do qual o clube é proprietário)
Até aqui o Clube limitava-se a redigir duas ou três folhas de papel A4 envia-las com um determinado montante para o Executivo da Câmara Municipal e os euros lá vinham a caminho, com alguma lentidão, é certo, tendo em conta a conjuntura económico-financeira, mas apareciam, sem que no final os seus gestores se sentissem na obrigação de dar a conhecimento onde os referidos euros tinham sido consumidos.
Actualmente com a entrada em vigor do Decreto-lei nº 273/2009, de 1 de Outubro, as coisas mudaram de forma:
O art.º 7º, n.º1 do Decreto - Lei n.º 273/2009, de 1 de Outubro, refere: "Os apoios ou comparticipações financeiras atribuídos pelas federações desportivas aos clubes, associações regionais ou distritais ou ligas profissionais, nelas filiados, são obrigatoriamente titulados por contratos -programa de desenvolvimento desportivo, celebrados nos termos do presente decreto -lei e integralmente publicitados nas páginas electrónicas das entidades concedentes. os apoios ou comparticipações deverão ser tituladas por Contrato - Programa de Desenvolvimento Desportivo".
Assim e tomando em conta o referido diploma caberá ao Clube proceder em conformidade no descrito dos seus estatutos, criar uma Direcção sólida, cujo objectivo deverá ter como prioridade o Contrato Programa de Desenvolvimento Desportivo Concelhio, não só virado para o Futsal, mas sim também para o Futebol de onze, ténis de mesa, atletismo…
Nomeadamente para a formação de Jovens no âmbito desportivo, cultural, cívico e moral.
Finalmente que o Clube seja Uma Verdadeira Escola de Formação de Talentos.

O Anónimo

Anónimo disse...

O que me parece estranho é a Senhora Vereadora O. Candeias e o vereador seguir os mesmos passos, esquecerem-se que ela própria celebrou um protocolo com o FCCA para a realização do S. Joaõ, quando ela era responsável pela cultura, tendo pago 50% da factura. Nessa altura o clube podia organizar actividades culturais, hoje já não pode.
Acima de tudo coerência...
Ou será como disse alguém na assembleia, um distinto membro, não há pagamento de favores...
ou será antes uma vingança, por alguém ter ideias diferentes...

Atento

Anónimo disse...

O F.C.C.A., necessita de estar em situação regular, sim necessita, mas há já muitos anos que se houvia falar de projecto para um polo desportivo e tudo o mais, afinal onde está o investimento nas condições e da promoção do desporto no concelho?
Falra e prometer é fácil mas cumprir, vejamos: piscina contruida, mas fechada; cemitério contruido, mas não utilizado; enfim tanto dinheiro se gasta e faz-se mal feito... E ESTA HEIM...
"Fernando Peça" assim dizia......

Anónimo disse...

Como o Atento falou, um distinto deputado opositor dos independentes referiu que «não havia de haver pagamento de favores». Com isso está a dizer que os independentes votam contra o apoio porque consideram que a Câmara está a pagar favores aos dirigentes do clube por apoiarem a lista vencedora do professor José Luís. Mistura-se a politiquice com o desporto. Se fossem os escuteiros a realizar um jogo de bola para angariar fundos, de certeza que já se podiam pagar. Penso eu de que. A memória da senhora Olímpia é muito curta: de certeza que se não lembra já da factura que pagou ao clube. O que foi verdade ontem é mentira hoje.
E não têm raiva que uma pessoa com bem mais competência como o professor Hélder Rodrigues esteja a fazer um óptimo trabalho?
Cumprimentos,
LVS

Anónimo disse...

Quando se fala de cadeirão e apenas se vota contra as coisas por mero oportunismo político, não poderemos deixar de afirmar que estamos perante políticos, como diz o nosso povo de “meia tijela”.
E porque falam de cadeira? Vejamos, o vereador Marco Azevedo fez parte da direcção de uma Associação Cultural do nosso concelho, deveria pelo menos saber as dificuldades com que se debatem para realizar as suas actividades. Mas cedo se retirou dessas andanças.
Quanto aos outros Vereadores O. Candeias e A. Faustino gostaria de os ver na direcção de uma Associação Cultural ou Desportiva.
Mas aqui não interessa estar porque não dá nome, as dificuldades que fiquem para outros.
Aqui fica o desafio a estes dois promissores políticos, façam-se sócios do clube e avencem, têm todo o meu apoio como sócio do FCCA.
Pelo menos mostrem que são capazes de fazer alguma coisa por estas instituições…
È fácil falar de cadeirão….
E propósito a Sr.a Vereadora O Candeias esquece-se que no seu tempo canalizou todas as suas energias e muitos subsídios para a Associação de Misquel, e agora, que é feito deles, onde está a sua actividade cultural.
Pelo menos no FCCA vê-se trabalho diário, jovens a praticar desporto, a levar alto o nome de Carrazeda.
Quanto à comissão administrativa era bom que alguns consultassem o código civil para ver as competências das comissões administrativas.
Mas se esse problema existisse de certeza que o subsídio não seria pago no dia a seguir. O Município poderia deixar o clube realizar eleições e pagar 5 ou 6 meses mais tarde.
Não deixarei de afirmar e pensar para comigo que isto não passou de uma vingança politica que os srs. Vereadores quiseram fazer.
Não me admira nada, pois quem conhece minimamente esta pessoas sabe perfeitamente quais os princípios por onde se regem, são os da vingança, ódio, prepotência e vaidade.

Sempre alerta.

Anónimo disse...

Caro LVS:
"…Um bom trabalho do professor Hélder Rodrigues"!? Ora esta. Já se esqueceram de um passado não muito remoto da sua equipa de futebol de sete, neste mesmo clube? Memória curta, não?

Há um ditado que diz:
"Diz-me com quem andas que eu te direi quem és".

Juntar meia dúzia de garotos que por natureza já trazem hábitos desportivos criados no desporto escolar, torna-se fácil treina-los e fazer deles campeões!
O mérito é destes jovens e só deles, não queiram usa-los, deste já como pedras de arremesso na política.

A política não é desporto, mas o desporto é política se trabalhar em função do jovem praticante virado para a sua formação física e intelectual…

Tenho dito…

Um amigo

Anónimo disse...

Ilustríssimo amigo, o que eu queria dizer è que pelo menos o professor Hélder Rodrigues ajudou o Clube, e isso já é muito! O que fizeram os vereadores e os deputados independentes?
Cumprimentos,
LVS

Anónimo disse...

Já Leram o artigo - [Desporto com Politica ... Não! ], do Abcdesporto?
Pois deveriam lê-lo e meditar sobre o assunto. Este artigo diz muito.
Reflictam sobre o assunto e deixem a politica de lado.

....

Anónimo disse...

65.300 € para dois anos?
Seria um valor que apenas poderia pecar por defeito se fosse gasto em escolinhas, iniciados e juvenis.
O resto não faz, nos dias que correm o menor sentido.
Para pagar caprichos e vaidades a água do Rio Tua serve muito bem.

Ateu

Anónimo disse...

Para o "um amigo" do dia 7 Maio às 13:11, quero-lhe dizer que o meu garoto quando foi para o futebol de 7 com o prof. Helder, tinha 9 anos e ficaram em 5º e no ano seguinte ficaram em 3º e deram algumas cabazadas. Os putos quando começaram nem sabiam em que lugar jogavam. Posso testemunhar que os miudos aprenderam muito e com educação, Mas não imagina as vezes que vi o professor a treinar no inverno à chuva e ao frio com temperaturas negativas e o campo todo enlameado. E quantas vezes pegava no carro dele e ia levar alguns às aldeias. E que eu saiba ele nunca levou um tostão pelo trabalho. Depois, como não tinham condições é que resolveram entrar no futsal, com os resultados excelentes que todos conhecem. Portanto quando o amigo diz que estes garotos já traziam hábitos desportivos criados no desporto escolar, neste caso é verdade mas foi o prof. Hélder que criou esses hábitos pois foram quase todos alunos dele. Porque é que não se dá o valor a quem o merece? O amigo acha que temos cá tanta gente competente que nos podemos dar ao luxo de desprezar este professor que tanto tem feito pela nossa terra? Eu acho que não.

Pai dum atleta

adepto disse...

Este "Ateu" deve ser um dos mnts "iluminados" que existem por aqui no nosso concelho e que ja mnto fizeram pelo desporto e não só,no nosso concelho... é destes que precisamos para isto andar para a frente...

Anónimo disse...

Exmo senhor; “ Pai de um atleta”;
Amigo meta a mão ma consciência! Não se deve mudar de opinião conforme a mudança do vento de Norte.
Trata-se de psicologia barata.
O titulo é dos pequenos atletas e só deles, não tente quem quer que seja tirar partido politico desta situação,
O desportista

Anónimo disse...

A cada dia que passa mais me entrisreço em ter apoiado os I ndependentes, que desilusão!!!

jovem atento disse...

Ja que estamos numa de prestar "homenagens" pelos serviços prestados em prol do desporto e principalmente,no êxito desportivo dos nossos "pequenos",nao poderia deixar passar em claro,senão seria uma tremenda injustiça,a dedicação,o empenho e principalmente o gosto de verem os garotos a praticar desporto,que isso é que é o mais importante,o trabalho do Victor "Padeiro" e do Inácio,que ao longo destes 2 anos foram incansaveis,sempre a levar os garotos nas suas viaturas,ao fim dos treinos ás aldeias e inclusive para os jogos quer em casa,quer fora,levar e trazer e tratar de outras coisas mais para que nada faltasse aos nossos atletas,dentro daquilo que-lhes era possivel e mnt eles fizeram sem ajudas nenhumas nem de ninguem....o papel do Prof. foi importante,mas nao poderiamos menosprezar e deixar passar em claro o trabalho destas duas pessoas,que mnt contribuiram para o êxito desportivo dos nossos pequenos atletas e que sem eles isto tudo não seria possivel....isto de reclamarem os "louros" só para o Prof. Helder é mnt feio,o meu comentario foi só para repor um pouco de verdade e justiça no trabalho destas duas pessoas que merecem e que pelos vistos não se lhes estava a dar o devido reconhecimento...

Anónimo disse...

Afinal "o desportista" é que está a meter a política no desporto! Mas que raio de desportista é este?
E os títulos nunca são só dos atletas: também são dos responsáveis que os levaram ao êxito, em equipa, como um todo. É assim em qualquer clube de qualquer modalidade desportiva.

Anónimo disse...

Também eu, que arrependimento, mas só daqui a 4 anos é que desfaço o que fiz as eleiçõers passadas.
Muitos parabéns ao Presidente e Vice-Presidente do executivo camarário, nas próximas estou convosco.
Etelvina