terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Região transfronteiriça realiza Jornadas Gastronómicas e Enológicas

A região transfronteiriça do Douro Internacional acolhe as Jornadas Gastronómicas e Enológicas “Caminho do Queijo e do Vinho”.
Todos os fins de semana até dia 14 de Março, o objectivo é dar a conhecer dois dos melhores produtos desta região ibérica. Trás-os-Montes, Douro e Arribas do Douro.
Os apreciadores dos bons queijos e bons vinhos têm a oportunidade de degustar a genuína gastronomia da região do Douro Internacional. Assim ao longo dos próximos oito fins-de-semana até ao dia 14 de Março. A iniciativa está inserida nas jornadas gastronómicas e enológicas “Caminos del Queso y del Vino”.
Para além da componente gastronómica este roteiro oferece aos visitantes a oportunidade única de apreciar as paisagens e maravilhas naturais de uma região detentora de uma fauna e flora únicas em toda a península ibérica.
A actividade é dirigida aos amantes da boa mesa e dos bons néctares produzidos naquela região transfronteiriça e destinados aos palatos mais apurados. O percurso engloba adegas e queijarias tradicionais e unidades hoteleiras em que menus únicos visam valorizar os recursos gastronómicos dos concelhos de Miranda do Douro, Freixo de Espada à Cinta e Figueira de Castelo Rodrigo, isto do lado português.
Do lado Espanhol o visitante poderá viajar pela cultura e história das regiões fronteiriças desde Zamora até Salamanca, e visitar locais emblemáticos do ponto vista histórico e cultural.O primeiro dos 10 menus do certame gastronómico poderá ser apreciado, hoje, no complexo turístico AldeiaDuero, junto à barragem de Saucelle, a excessos 10 quilómetros de Freixo de Espada à Cinta, há muito considerada como a vila mais Manuelina de Portugal.

Sem comentários: