segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Cantar dos Reis animou vila em tarde fria

Sete grupos cantaram os Reis, ontem à tarde, pelas ruas da vila de Carrazeda de Ansiães. Uma iniciativa da Câmara Municipal que pretendeu envolver as associações do concelho na recuperação das tradições locais.
Longe vão os tempos em que a adesão era bem maior, mas também havia o aliciante dos 250 euros com que a autarquia subsidiava cada participação. Mesmo assim, a actuação das Associações de Pombal de Ansiães e Luzelos, dos Grupos de Zíngaros, de Cantares de Carrazeda e da Escola Profissional de Ansiães, bem como do Agrupamento de Escuteiros locais e da Escola de Música de Zedes, deu para lembrar que a quadra natalícia ainda vai até ao dia de Reis.
Jorge Carvalho preside à Associação Recreativa e Cultural de Luzelos, fundada há dez anos, e reconhece que, actualmente, só "mesmo quem goste muito é que participa nestas iniciativas". Depois há o problema das aldeias cada vez mais despovoadas. "Não há gente disponível para ajudar a associação e a juventude é muito pouca".
Deste problema não se queixa a Escola Profissional de Ansiães, pelo que todo o grupo de cantadores é composto por jovens. O professor Ricardo Almeida diz não ter dificuldades em motivá-los para participar em tradições como o cantar dos Reis "porque eles estão muito ligados à terra".
É "o gosto pelas tradições e pela sua preservação" que o presidente da Câmara, José Luís Correia, quer ver incentivados com esta iniciativa. Espera que nos próximos anos a "adesão seja maior", de modo a também poder realizar o encontro nas freguesias.
Eduardo Pinto, JN
Foto: Carlos Fernandes - http://wwwabcdesporto.blogspot.com/

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns Carrazedacestá a mudar para melhor.

Anónimo disse...

Carrazeda está, e após longos anos, a entrar no trilho. Parabéns ao Presidente e sua equipe.