sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Movimento contesta encerramento da linha do Tua

O Movimento Cívico da Linha do Tua está indignado com a REFER pelo facto de ainda não ter reaberto a circulação ferroviária entre o Cachão e Brunheda.
Aquele troço da linha do Tua está encerrado desde 22 de Agosto de 2008, altura em que aconteceu o acidente que provocou um morto e dezenas de feridos.
Mas Daniel Conde, daquele movimento, não entende porque razão aquele percurso continua sem reabrir já que não será sequer inundado pela barragem de Foz-Tua
É absolutamente incompreensível e imperdoável que esteja fechada desde Agosto de 2008” refere, pois “sempre se soube que aquele troço não vai ficar inutilizado por isso de que é que a REFER está à espera para modernizar esta linha?”
As populações desde o Cachão até à Brunheda estão muito mal servidas com o serviço de táxi porque ainda há dias um passageiro teve de ir na mala” denuncia.
Por outro lado, o Movimento Cívico da linha do Tua manifesta satisfação pelo desfecho do caso “Carril Dourado”, em que o Supremo Tribunal de Justiça condenou a empresa O2, de Manuel Godinho, ao pagamento de uma indemnização de mais de 100 mil euros, à REFER por furto de carris na Linha do Tua.
No entanto, Daniel Conde considera que a REFER deverá encaminhar essa verba para a modernização da linha do Tua, por exemplo na requalificação de estações para maior conforto para os passageiros.
Se os carris foram roubados da Linha do Tua esta indemnização tem de ser aplicada na Linha do Tua até porque ela precisa de obras urgentemente pelo menos entre o cachão e Brunheda” afirma.
O Movimento Cívico da Linha do Tua entende ainda que é grave ignorar que aquela via-férrea constituirá um eixo estruturante de desenvolvimento de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Para além disso, considera que o seu serviço público às populações, à indústria e ao turismo, num cenário de ligação à Alta Velocidade, voos “low cost”, e ao Douro Vinhateiro, são preciosos para o desenvolvimento regional e nacional.
CIR/Brigantia

5 comentários:

J.Pinto disse...

A Linha do Tua foi abandonada pela CP, o troço Tua Pocinho no Douro vai pelo mesmo caminho...
É necessário denunciar estas situações intoleráveis pois não existem alternativas de transporte capazes na região!

Anónimo disse...

Estamos num país onde cada um faz o que quer e as obrigações são apenas para os contribuintes, enquanto cidadãos com registo de receitas controladas.
Esta história da linha do Tua tem contornos rocambulescos pois a EDP é senhora absoluta do processo da barragem e a REFER não assume as suas obrigações, indiferentes às necessidades do cidadão humilde, que vive impotente perante estes colossos dos interesses economicistas.
É o cidadão que decide quem deve governar através do seu voto e é o mesmo cidadão que assiste impotente ao controle dos grandes interesses por parte dos seus eleitos e das suas "affinities".
Ainda vai aparecendo um Tribunal de Contas que pretende afirmar-se e dizer "comigo não brincas", mas que apenas controla o que é processual.
Mas neste interior apenas o grande negócio merece a atenção dos grandes tentáculos e o interesse do cidadão comum é completamente esquecido pela indiferença.
Claro, por alguma coisa não saímos da cepa torta e a saga vai continuar.

mc disse...

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/crel-estrada-cortada-alternativas-brisa-tvi24/1133915-4071.html

CREL cortada: conheça as alternativas
Deslizamento de terras ainda não está resolvido
Por: /CP | 24-01-2010 22: 28 A
Brisa informou este domingo que a A9 (CREL) continua cortada, em ambos os sentidos, entre o nó de ligação à A16 e o nó de Belas, «por tempo indeterminado», na sequência do deslizamento de terras, sugerindo alternativas aos automobilistas.


Pergunta?

Será que reabre????

e

Adivinha
qual vai reabrir primeiro:
-A linha do Tua .. há dois anos à espera
-A linha do Douro.. há um mês à espera ou
-A Crel há 2 dias á espera?

Anónimo disse...

Não se pode comparar Carrazeda com Lisboa, as coisas devem ver-se de outra forma...

mario carvalho disse...

Pois Carrazeda é de 5ª e os carrazedenses a continuarem a pensar assim qualquer dia nem existem

cumprimentos
mario

ps. o que é havemos de fazer!! eles é que mandam...

poia mandam e nós vergamo-nos