segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Cemitério antigo de Carrazeda vai ser ampliado e novo fica por usar

O executivo da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães vai alargar o cemitério velho da vila e deixar o novo sem qualquer uso, pelo menos para já. A oposição não concorda.

A justificação do presidente da Câmara, José Luís Correia, é a de que a nova estrutura foi construída numa zona onde corre muita água e que por isso é frequentemente inundada, pelo que ninguém estará na disposição de enterrar ali os seus mortos.

Ora, este foi o argumento que um grupo de cidadãos utilizou, há nove anos, para que o novo cemitério não fosse construído nas proximidades da aldeia de Luzelos.
Mas o executivo de então não deu ouvidos e gastou cerca de um milhão e trezentos mil euros numa obra que nunca foi inaugurada.

O autarca de Carrazeda avança com outras justificações para optar pela ampliação do velho cemitério, em detrimento da utilização do novo:
“Tem uma linha de água que o circunda. O empreiteiro declarou falência e a câmara tem de proceder à posse administrativa, um processo que pode ser moroso. Enquanto isso, o antigo está à beira da rotura”, explicou.
A vereadora independente, Olímpia Candeias, diz que o presidente da Câmara está a precipitar-se e recomenda a realização de mais estudos sobre a viabilidade do novo cemitério:
Está a haver uma decisão algo precipitada. Porque não chamar cá os técnicos que deram parecer favorável?”
Por seu lado, o vereador socialista Augusto Faustino, não vê razões para não se aproveitar já o novo cemitério:
Completamente contra esta decisão precipitada. Nunca faria o cemitério novo naquele ponto. Mas ele está lá e suportado tecnicamente. Por isso, temos de ver se o retomamos”.

O novo cemitério de Carrazeda de Ansiães, onde foram gastos um milhão e trezentos mil euros, vai ficar sem qualquer serventia nos próximos anos. A Câmara prefere alargar o velho, no meio na vila, porque o novo mete água a mais.
CIR/Rádio Brigantia

22 comentários:

Anónimo disse...

Esta foto é de um cemitério?? Devem estar a brincar comigo...Isto nem em Sucupira!!
Ass. Coronel Tapioca

Anónimo disse...

A OPOSIÇAO NAO CONCORDA PORQUE ESTAO COM O EUGENEO ,QUEREM CONTINUAR COM AS SUAS OBRAS ...
OBRAS QUE SAO A VERGONHA DESTA TERRA...

Anónimo disse...

Como pode a oposição, mais concretamente a olimpia candeias aceitar o alargamento do cemitério antigo se ela também colaborou no cemitério que se encontra perto de LUZELOS?Não podia estar de acordo.Tem que apoiar as obras do Eugénio, porque também a apoiou.Tenham vergonha.

Anónimo disse...

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades...! O actual Presidente e o Sr Eugénio concordaram com a construção do novo cemitério no local "que mete água" por todos os lados. Por sua vez a oposição votou contra. Agora o actual Presidente está contra e a oposição está a favor ! É evidente que aqui a oposição está num dilema de dificil solução. Se por um lado a mudança de opinião do Presidente dá razão à oposição que esteve contra, por outro lado a oposição não pode estar de acordo com o Presidente, pois falta resolver a seguinte questão: - Quem repõe os milhares de euros que se gastaram mal gastos? A oposição deveria concordar sim com a solução agora defendida pelo Presidente (porque era essa a sua -da oposição-bandeira), mas deve também e com toda a firmeza exigir responsabilidades a quem de direito: - Entregar no Ministério Público uma queixa crime pela má gestão dos dinheiros públicos por parte do executivo anterior e de quem o apoiou (o Actual Presidente inclusivé, porque sancionou os diversos Planos e Orçamentos). E aqui já têm um apoiante, por paradoxal que pareça: - o actual Presidente que ao pretender abandonar o cemitério novo e alargar o velho, está a reconhecer o seu próprio erro!

Anónimo disse...

Quando se fala dos nossos mortos queremos respeito, tocamos em sentimentos profundos, individuais, únicos e não pode haver qualquer aproveitamento político deste assunto.
Pergunto aos elementos da vereação; se morressem amanhã, qual deles queria ser enterrado no novo cemitério?
jM

Anónimo disse...

onde estava a senhora olimpia quando foi o "novo" cemitério "construido"?
E se é uma obra tecnicamente viavel ( conforme alega a oposição...) porque nunca foi aberto?
Tenham vergonha senhora olimpia e companhia limitada.
Estão á espera de que o executivo actue, ( neste caso com as limitações das "asneiradas dos anteriores" ) dentro do possivel e razoável, para criticar sem qualquer sentido, e com culpas próprias na situação!
Tenha vergonha senhora olimpia!
carrazeda não a quis para presidente, arrepie caminho!

Anónimo disse...

bem, mas quem é que concorda também com a vandalização do Centro Cívico?

Anónimo disse...

Quem teve razão foi o sr. carvalho do grémio, afinal, que andou anos a lutar contra este lameiral. a césar o que é de césar.

Anónimo disse...

Quem conhece a zona do novo cemitério sabe que nesta altura(e à 9 anos tb) é inviável ali sepultar quem quer que seja...é uma zona "pantanosa" em que o solo ajuda à conservação dos cadávers e não à sua decomposição. As afirmações da professora Olimpia Candeias ( não sei pq lhe chamam Dra)estão carregadas de lirismo, pois não podia estar de acordo agora com a expansão do Velho cemitério, uma vez que apoiou a construção do Novo. Que venham os técnicos que tanto ela pede, e crie-se uma comissão técnica independente para dar o aval...como se não bastasse os milhares que enterrou aquando da sua passagem no pelouro da cultura, agora ainda quer enterrar Carrazedenses sem qualquer dignidade no novo cemitério.....Será por não ter que lá enterrar os seus familiares que demonstra esta frieza maquiavélica???!!!


Tenho respeito pelos "nossos" mortos e deixem ao menos que descansem com dignidade e não num 2pântano"


Carrazedense Desiludido.

Anónimo disse...

O povo de Carrazeda elegeu um executivo para governar, não para adiar as obras que são importantes para a Vila e concelho! Mandar fazer estudos é pagar caro e assobiar para o lado, isso já era.
Ass Independente arrependido

Anónimo disse...

Convidam-se população e ilustre oposição a uma visita in loco ao pantanal, perdão, novo cemitério de carrazeda. É ver para crer... Nem é necessário ir a Coimbra para ver que ali, enterrar mortos, só se forem répteis e anfíbios...

Anónimo disse...

Já corre na net a conhecida melodia Yohh!Mortos não sabe nadar! Yoh!!

Anónimo disse...

Foi já chamado com carácter de urgência, o reconhecido técnico francês La Palisse, para dar o seu veredicto sobre o novo cemitério. Ao que se sabe as ajudas de custo serão pagas do bolso dos líderes da oposição, o que é de louvar.
O técino francês apenas solicitou que, há chegada lhe seja fornecido fato de mergulhador, para melhor perpesctiva do local.
Ass Lana Kaprina

Anónimo disse...

Caso seja usado o novo cemitério, o Município terá que abrir concurso não para coveiro, mas para mergulhador profissional...

Anónimo disse...

A Comissão de toponímia acaba de indicar o nome do ex-presidente para nomear o novo cemitério. Não nos parece mal de todo dado o seu estilo pantanoso de governação.

Anónimo disse...

Agora culpam o actual Presaidente...este votou contra muitas propostas de Eugénio de Castro, mas o ex Pesidente deu-lhe a resposta na campanha eleitoral... Eugénio apoiou a SRª Olimpia e abandonou, quem em tantos anos lhe deu votos que foi a população da Freguesia de Vilarinho. Olimpia Candeias e Eugenio Castro foram dois grandes "tumores malignos" que aterraram neste Concelho.

Anónimo disse...

Enganaram-se, esta fotografia não é da barragem? Se não serve para cemitério que sirva de barragem 2!

Anónimo disse...

Não há dúvida que o cemitério novo é um caso de irresponsabilidade técnica e política, pois pretendendo-se levar para a periferia esse espaço que merece grande respeito, tendo em conta as tradições de culto aos mortos da nossa sociedade, não foi olhado às características geológicas. Essa fuga aos espaços privilegiados seguiu um pouco a metodologia das zonas industriais, contraditadas agora pelas modernas teorias de criação de nichos de actividades nos aglomerados urbanos. Isto para dizer que a utilização do velho cemitério inserido no aglomerado até terá nexo, desde que reformulada parte da organização do espaço, recorrendo também a faixas com gavetões e ossários nas zonas de expansão. Um arquitecto criativo pode dar o melhor contributo.
Reconheço que foi feito um grande investimento na zona nova, talvez em vão, mas investir 150.000 euros na zona antiga, com partilha de custos pelos munícipes que facilmente contribuem para queimar fogo nas festas populares, era um esforço que compensa as memórias das famílias.

Anónimo disse...

Concordo com o anterior comentador, respeitemos os defuntos e a família. Aquele cemitério também está muito longe da Vila e nem toda a gente tem veículos para se deslocarem ao lago de Carrazeda.
GP

Anónimo disse...

Olimpia Candeias e Eugénio de Castro foram 2 grandes nódoas negras na governação do nosso lindo Concelho, vamos excluir as n+odoas negras deste Concelho.

Anónimo disse...

Tal é o rumo do cemitério com o das águas de carrazeda, funcionários privados dos seus vencimentos do mes de Janeiro porque Autarquia e Empresa de águas negam-se a pagar-lhes. Eles não têm culpa por terem sido colocados na Empresa, aliás, todos eles pertencem aos quadros da Camara e foram destacados para a Empresa por vingança de Eugénio de Castro e Olimpia Candeias. Venham agora desmentir!!! Querem testemunhas? Assim que o solicitarem, apresentar-se-ão.
Durante o dia os media vão dar largas à imaginação...

Dario Silva disse...

Terras onde nao falta dinheiro!
Haja fartura!!