quarta-feira, 1 de junho de 2011

Candidaturas ao PRODER para jovens agricultores reabrem hoje

Reabrem hoje as candidaturas a projectos de Jovens Agricultores. As candidaturas estiveram suspensas desde o passado mês de Fevereiro. Na altura, o Ministério da Agricultura justificou a interrupção com o excesso de candidatos.
Agora, promoveu diversas alterações.
O princípio de aprovação de candidaturas foi invertido. Se até aqui era dada primazia aos projectos simples, que recebiam à cabeça 32 mil euros, com os restantes oito mil pagos mediante a concretização da candidatura, agora, passa a ser obrigatória a apresentação de um plano de investimento associado. As comparticipações rondam, em média, os 50 por cento do valor dos projectos.
Ainda no último fim-de-semana, no dia do agricultor, em Macedo de Cavaleiros, José Matos, da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, apontava as principais alterações sofridas pelo programa.
O prémio é agora em função do subsídio atribuído, deixa de haver prémio só por si, tem de haver investimento associado. Houve alguma simplificação de alguns processos. E houve um aumento da taxa do subsídio.”
Em Fevereiro, o ministério da Agricultura adiantava que o orçamento para este ano para este projecto chegava aos 156 milhões de euros, estando já aprovadas 2528 novas instalações de jovens, no montante de 101 milhões de euros. Entre Dezembro e Fevereiro deram entrada 950 candidaturas, com o Ministério da Agricultura a indicar a média de 80 por cento de aprovações.
No entanto, das candidaturas apresentadas, apenas metade tinham associados projectos de investimento.
Brigantia/CIR

Sem comentários: