quinta-feira, 5 de maio de 2011

Município de Carrazeda de Ansiães altera forma de apoio aos mais carenciados

Pela primeira vez, o Município de Carrazeda de Ansiães dispõe de um regulamento de apoio a estratos populacionais desfavorecidos.

Para além disso vão ser implementados novos apoios que tendem a melhorar a resposta social da Câmara aos mais carenciados.
Uma das situações em que foram alteradas as regras é a do apoio à natalidade.
O presidente da Câmara, José Luís Correia, explica o que vai mudar.
Os apoios deixaram de ser universais, deixando de se exigir a titularidade do cartão jovem. A atribuição dos montantes era exagerada para a realização do município (2500 para o terceiro filho, três mil para o quarto). Passou a ser apoiado o nascimento de qualquer filho. O apoio passa a depender da condição económica (rendimento anual bruto do casal inferior a 12 mil euros ou seis mil no caso de ser individual).”
Em relação aos apoios para reabilitar as casas de habitação permanente também há alterações.
Revogou-se o regulamento do programa específico de melhoria de habitação, alargou-se a área de intervenção municipal e acabou-se com a rigidez que havia.”
Para os titulares do cartão sénior há igualmente mudanças que o autarca explica.
A redução dos bilhetes das piscinas deixou de ser de 50 por cento, passando a 25 por cento. Deixou de ser comparticipada a ligação familiar de água e saneamento.”
A Câmara de Carrazeda vai comparticipar a compra de medicamentos sujeitos a receita médica com 10 por cento da parte não abrangida pelo desconto do Sistema Nacional de Saúde.
Os idosos mantêm a comparticipação de 25%.
Há ainda apoios previstos para pessoas com deficiência e doenças crónicas, subsistência e eventuais situações de carência não contempladas nas outras medidas.
CIR/Brigantia

Sem comentários: