sexta-feira, 27 de maio de 2011

Daqui e dali... Henrique Raposo

O PS está a mentir aos portugueses


Concedo que, em 2009, o PS não estava a mentir. Estava só iludido, pobrezinho. Concedo que, vá, o PS foi apenas irresponsável e irracional do ponto ideológico quando desprezou o problema da dívida. A Ferreira Leite era uma velhinha, coitadinha, que não sabia o que estava a dizer, burrinha, o endividamento não era um problema, ora-essa-queremos-a-nossa-modernidade, o PS podia continuar a pedir dinheiro emprestado para fazer as suas estradas e TGVs. Ora, em 2011, o PS já não está na ilusão, está na mentira pura e dura. O PS está a mentir aos portugueses, e é bom que isso fique escrito na pedra. Isto não é uma questão de opinião. É uma questão de facto. E não, não é marketing político (o que raio é isso de marketing político, já agora? O nome antigo era mais honesto: propaganda). O nome epistemológico da coisa é mentira. Existe uma linha na areia que divide o marketing da mentira. E essa linha é ultrapassada quando alguém nem sequer respeita a sua própria assinatura, como é o caso deste PS.

Neste momento, os líderes do PS falam como se o documento da troika não existisse . O tal documento que Sócrates assinou, o tal documento que Sócrates considerou como bom. Em 2009, os socialistas falavam como se a realidade não existisse. Problema sério, sem dúvida, mas em 2011 o problema é ainda maior: o PS não está a respeitar a sua própria palavra. O PS assinou um documento que é bem claro sobre as medidas que têm de ser tomadas pelo próximo governo. E - usando a linguagem do PS - essas medidas são todas "neoliberais", são todas de "dirrrreita" (carregar nos R's, como faz Louçã). Nos comícios, o PS diz que a "dirrrrreita" portuguesa quer privatizar tudo. Só falta dizer que a "dirrrreita" quer privatizar a luz de Lisboa. Mas, no documento, podemos ler que o PS também aceitou um vasto programa de privatizações. Nos comícios, o PS diz que "ai, jesus, que querem privatizar a CGD". No documento, podemos ler que o próximo governo tem de privatizar a área de seguros da CGD (tal como Passos tem defendido). O PS fala dos despedimentos selvagens da "dirrrreita". Pois, no documento podemos ver que o PS se comprometeu a "preparar uma proposta que visa introduzir ajustamentos aos casos de despedimento individual por justa causa".


O PS está a fazer um discurso à BE, à Manuel Alegre quando acabou de assinar um documento que o compromete com uma política à Blair, à liberalismo social-democrata nórdico. O PS está a mentir aos portugueses, porque não acredito que tenha mentido à troika. Ou mentiu? Expresso

Sem comentários: