quinta-feira, 19 de maio de 2011

Daqui e dali... Henrique Raposo

Silva Pereira está a mentir ou não sabe ler. Escolham


Sócrates e os seus clones estão transformados em máquinas de mentir. Não, não é marketing, não é estratégia de comunicação. Não relativizem. Não tolerem o que não é tolerável. O nome da coisa é "mentira". O verbo da coisa é "mentir". Aliás, o PS está transformado numa enorme e pastosa mentira. Esta gente começou a diabolizar o programa do PSD quarenta e oito horas depois de assinar um programa que é similar ao do PSD. Ou seja, o programa dos socialistas é um irmão quase gémeo do programa dos laranjinhas. Basta ler a carta que o governo assinou com a troika . Tal como eu já escrevi 1234 vezes, o PS comprometeu-se com um programa de governo que vira à direita, que assume propostas de cariz liberal e conservador. Não há volta a dar sobre isto.

Depois, em cima desta mentira geral, surgem as mentiras de pátio de escola. Quem é que esta gente julga que engana com as suas mentirolas? E esta tendência para a mentira tem sido penosamente evidente no assunto da Taxa Social Única (TSU). Há dias, Sócrates foi apanhado a mentir por Louçã . Ontem, Silva Pereira repetiu a mentira. Há que manter a coerência. Quando diz que "o governo não se comprometeu com a descida da TSU" , Silva Pereira está a mentir. Ponto final. Não há aqui relativismos, marketing ou estratégias que anulem este facto. Silva Pereira está a mentir. O governo assinou um documento que é claro num ponto: as contribuições para a segurança social dos empregadores têm de baixar. Está lá escrito . Silva Pereira assinou este documento perante instâncias internacionais, e agora está a mentir aos portugueses sobre esse mesmo acordo. É a táctica Yasser Arafat. Para as TVs internacionais, Arafat dizia "sim, então, claro, respeitamos a paz com Israel". Para as TVs árabes, Arafat dizia "ah, oh, Israel é o inimigo". Sócrates e Silva Pereira estão a fazer a mesma coisa. Não é por acaso que o governo não traduziu para português o documento que assinou. O povo português é estúpido e não sabe ler inglês, não é sr. engenheiro?

Só um cenário pode desautorizar a ideia de que Silva Pereira está a mentir. Que cenário é esse? Bom, Silva Pereira pode não saber ler ou, pelo menos, pode não saber ler inglês. Concedo que é um cenário possível. Se tiver um percurso académico semelhante ao do seu líder, compreendem-se as dificuldades de Silva Pereira. Mas, calma sr. ministro, porque há gente boa nesta terra. Gente que fez a gentileza de traduzir para português o documento que V. Exa. assinou. Está aqui. Leia com calma. Expresso

Sem comentários: