terça-feira, 25 de agosto de 2009

"Verdes" querem saber se Governo informou Unesco sobre barragem de Foz-Tua

A construção da barragem de Foz Tua continua envolta em polémica. Depois de várias manifestações contra a construção da barragem, o Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) quer saber se o Governo português informou a UNESCO acerca da construção da barragem.
Em causa está o facto de a albufeira alegadamente afectar o Douro Património da Humanidade, distinção concedida por aquela organização.
Os Verdes entregaram mesmo uma pergunta na Assembleia da República, questionando os Ministérios do Ambiente e da Cultura sobre se informaram o organismo das Nações Unidas responsável pela atribuição do estatuto de Património da Humanidade ao Douro Vinhateiro.
Tudo porque "Os Verdes" acreditam que a construção da hidroeléctrica na foz do rio Tua "afecta a área classificada com impactos directos, designadamente paisagísticos", consequência do espelho de água artificial que será criado.
"As próprias linhas de alta tensão, que serão implantadas obrigatoriamente para levar a energia produzida pela barragem, atravessarão também a área classificada", refere o PEV, em comunicado.
"Os Verdes" querem que o Governo esclareça se comunicou à UNESCO a intenção de construir a barragem nesta área e, em caso afirmativo, quando ocorreu tal comunicação e qual foi a reacção da UNESCO.
É que o partido ecologista entende que o Estado tem o dever “assumido internacionalmente” de zelar pela defesa daquele património.
Eduardo Pinto/RA

5 comentários:

Anónimo disse...

SE não fossem as barragens o Douro não seria navegável.
Não mostraria a singular paisagem das encostas em socalcos cobertos de vinhedo, não seria Douro Património da Humanidade.

Anónimo disse...

É verdade, mas o Douro é o Douro e nada se lhe equipara, e o Tua é o Tua, com todas as suas singularidades

Anónimo disse...

É preciso granjear e semear de forma que as colheitas sejam rentáveis, sem que se dê aspectos negativos.
Foi precisamente o que aconteceu no rio Douro.

Anónimo disse...

O Douro é Hoje Património da Humanidade graças às barragens. Antes das barragens não era nada...

Anónimo disse...

Mas será que estes verdes conhecem alguma coisa da nossa terra ou são uns betos de Lisboa, que só pretendem protagonismo político á custa do atraso das populações do interior do país?
Ass. Mosca verde