quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Ex-primeiro-ministro islandês processado

O ex-primeiro-ministro da Islândia Geir Haarde vai ser processado pelo Parlamento daquele país por negligência. Geir Haarde, de 59 anos, do Partido da Independência, governava a Islândia na altura em que o sistema financeiro se afundou, em Outubro de 2008. (…)
O Parlamento islandês considerou agora Haarde culpado de não ter agido atempadamente de forma a travar o desenrolar da crise, o que acabou por obrigar o governo a tomar o controlo dos três maiores bancos do país. (…)
Uma comissão parlamentar tinha ido mais longe e recomendado que não apenas Haarde mas também três dos seus ministros fossem processados, mas o Parlamento acabou por decidir não interpor qualquer processo judicial contra os outros antigos governantes.
A recomendação da comissão parlamentar seguia as conclusões do Relatório Verdade, publicado em Abril pela Comissão de Inquérito Especial. O documento apontava para “enorme negligência por parte dos dirigentes políticos e dos banqueiros islandeses na altura em que o sistema financeiro do país se afundou”. (…)
A falência do sistema financeiro nacional levou muitos islandeses a perderem o emprego ou as suas poupanças. OA

Sem comentários: