quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Centro escolar de Carrazeda de Ansiães foi o único do distrito de Bragança a integrar as comemorações

Carrazeda de Ansiães foi outro concelho a assinalar a abertura de novas instalações para alunos e o único concelho do distrito de Bragança a associar a inauguração oficial do novo centro escolar ao programa nacional das comemorações do centenário da República.
O facto foi realçado ontem pelo governador civil de Bragança depois do descerramento da placa comemorativa.
No entanto, Jorge Gomes não vê grande problema que em que o distrito só tenha tido um representante num programa de inaugurações que abrangeu 100 escolas, novas ou remodeladas, de todo o país:
Houve uma abertura por parte do Governo para fazer a inauguração de cem escolas. Quem quisesse aderir podia fazê-lo. Os outros não quiseram. Podia ter havido mais mas isso compete a cada autarca.”
O presidente da Câmara de Carrazeda de Ansiães, José Luís Correia explica porque decidiu integrar a inauguração do novo centro escolar nas comemorações do centenário da República:
Primeiro, porque o centro escolar estava preparado para entrar em funcionamento. Segundo, foi uma forma de nos associarmos às comemorações da República.”
Na cerimónia de inauguração do centro escolar participaram algumas das cerca de 250 crianças que o frequentam. Leandro, Gonçalo, Francisca, Inês e Rui Delfim, todos com 9 anos, a frequentar o quarto ano do primeiro ciclo, concordam, já com conhecimento de causa, que a nova escola é melhor que as antigas:
Gosto mais desta. Tem mais sítios para brincar e mais espaços para aprender”, diz Leandro. “É mais divertida”, garante Inês. Rui Delfim diz que esta escola “é gigante”.
Unanimidade entre os alunos do primeiro ciclo de Carrazeda de Ansiães, após quase um mês a frequentar o novo centro escolar, que ontem foi inaugurado oficialmente.
CIR/Brigantia

Sem comentários: