sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Feira da Maçã no centro da vila revelou-se aposta ganha

Para o representante da Associação dos Fruticultores, Viticultores e Olivicultores do Planalto de Ansiães as mudanças no modelo de organização da Feira revelaram um sucesso. “Esta mudança do antigo recinto para este novo espaço, mais aberto e mais perto das pessoas, trouxe um aumento das vendas na ordem dos trezentos por cento em relação a campanha anterior”, garantiu o representante da Associação e produtor de Maçã José Joe. Embora satisfeito com o aumento das vendas José Joe salientou que o mais importante na Feira “é a oportunidade de poder mostrar às pessoas a nossa maçã”, disse.
Da mesma opinião mostrou-se o produtor de Vinhos, Manuel Meireles. “Penso que, este ano, a organização foi feliz com este novo formato para a Feira e isto tem-se traduzido em benefício para o certame”, referiu o produtor, tendo acrescentado que “as pessoas andam mais à vontade e não existe aquela enchente que era habitual e que, por vezes, até afastava algumas pessoas”.
Manuel Meireles justificou ainda a sua presença na Feira da Maçã, Vinho e Azeite como uma forma de “mostrar a quem vem de fora as forças vivas do concelho”, acrescentado que ”todos devemos fazer algumas coisa pela nossa terra”, refere.
As mudanças na XV Feira da Maçã, Vinho e Azeite de Carrazeda de Ansiães, também foram do agrado da produtora de azeite Otília Preto. “Acho bem, porque assim as pessoas movimentam-se mais, enquanto que o ano passado passávamos ali o tempo “encurralados”, confessa. Otília Preto diz que marcou presença na XV Feira da Maçã, Vinho e Azeite de Carrazeda de Ansiães como uma forma de promover os seus produtos. “Este ano o negócio está fraquinho. A nossa presença na Feira é, essencialmente, para promover o produto em si”, disse.Embora satisfeita com a mudança da Feira para o centro da vila, a produtora de azeite sugeriu que para a próxima edição “talvez colocar os pavilhões um bocadinho maiores, com saída pelos dois lados, seria ainda melhor”, sugeriu Otília Preto.
Noélia Ribeiro, de Vila Nova de Gaia, que já não visitava o certame há alguns anos, disse preferir o novo modelo de organização do certame. “Acho que beneficia mais os comerciantes, do que estar num só local. Esta mais diversificada, as pessoas passeiam mais um bocadinho”. Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, José Correia, referiu ter recebido uma reacção positiva por parte dos comerciantes. O autarca mostrou-se assim satisfeito com a adesão das pessoas à XV Feira da Maçã, Vinho e Azeite. “Este ano temos muito mais gente, é incomparável, penso que se deve a divulgação que fizemos a nível nacional, a este novo modelo de organização e também ao facto de não existir entrada no recinto da Feira”, justificou.Em relação a possíveis mudanças para a próxima edição do certame, o presidente a Câmara disse que “o próximo passo será fazer a avaliação, mas em princípio pelo que nos tem chegado de muita gente é no sentido de continuar com este modelo de organização”, adiantou o presidente da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães. Terra Quente

2 comentários:

manuel vieira disse...

O novo formato da Feira pareceu inicialmente um desafio perdido com a montagem e instalação dos expositores atrasados e descoordenados, espaços distantes, dificultados pelos desníveis que pareciam cansativos.
4 factores favoreceram o sucesso: a promoção televisiva,a animação com qualidade e bem distribuída, o bom tempo e ainda os muitos emigrantes que só partiram nos dias seguintes.
De facto muita mais gente visitou a feira e o que parecia ser um ponto fraco, a dispersão, acabou por facilitar a circulação de pessoas.
Penso que as tendas dos produtos a promover, maça,vinho e azeite têm de estar abertas (voltadas) para a rua principal para terem a notoriedade que merecem.
O centro urbano esteve muito mais movimentado e o comércio tem de ter a criatividade bastante para obter mais valias com esta oportunidade gerada pelo novo formato.

Anónimo disse...

Na falta de se poder criticar o que correu bem, na Feira da Maça, um grupo de iluminados aponta o corte de uma árvore como a grande desgraça do evento...Oh! Vã cobiça!! Oh! Glória de (querer) mandar!!
Ass. Cardeal Rojo