segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Douro Jazz leva música às escolas

É a novidade da sétima edição do festival Douro Jazz, que se realiza entre 17 de Setembro e 16 de Outubro, em Vila Real, Bragança, Lamego, Chaves e São João da Pesqueira.
Este ano, Peso da Régua ficou de fora porque questões orçamentais.
O director do Teatro Ribeiro da Conceição de Lamego, explica o que o que se pretende com a iniciativa dirigida às escolas é que “o Douro Jazz entre nas escolas e que ofereça às crianças que estão no recreio um concerto de jazz naturalmente mais curto do que o normal”. Rui Fernandes acrescenta que depois os músicos devem disponibilizar-se “para falar com as crianças sobre perguntas que elas queiram fazer, sobre o festival, os instrumentos os músicos, o tipo de música”.
O director do Teatro de Vila Real, destaca os principais dos 65 espectáculos previstos, com 80 músicos de cinco países envolvidos.
O concerto do Al Di Meola está previsto para o encerramento. É um concerto único em Portugal e é uma aposta forte do ponto de vista artístico” destaca Vitor Nogueira. “Mas há outros nomes muito interessantes como é o caso de Peter Bernstein que é um promissor guitarrista norte-americano e o The Quentin Collins Trio que é uma proposta de Inglaterra muito interessante também” acrescenta.
A directora do Teatro de Bragança valoriza o trabalho que tem vindo a ser conseguido e diz que o Douro Jazz atingiu, este ano, a maioridade.
Entendo isso porque ao fim de sete anos temos o festival bem instalado e tem onze mil espectadores o que é muito significativo comparado com os números de outros festivais mais centralizados” salienta Helena Genésio.
A programação complementar do festival Douro Jazz integra exposições, arruadas dixieland, acções de promoção ligadas aos vinhos e aos produtos culturais da Região Demarcada do Douro.
CIR/Brigantia

Sem comentários: