sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Escapada a Carrazeda de Ansiães

São tantos os encantos do Douro Vinhateiro que qualquer altura do ano é boa para visitar a região. Ainda assim, poucos serão os locais do Mundo que ganham tanta vida como este na época de vindimas. Para os lados de Carrazeda de Ansiães ainda há muito por descobrir.
Se ficar instalado no Casal de Tralhariz, Pedro Coelho, um dos responsáveis por este turismo de habitação, é a pessoa mais indicada para dizer o que visitar nas redondezas. Não se esqueça que, para participar nas actividades, é necessária inscrição prévia.
Um dos passeios sugeridos implica levar o carro. A primeira paragem é nas Termas de S. Lourenço, que há muito aguardam uma requalificação para o real usufruto das águas termais, com indicações terapêuticas.
Para depois, está marcada a visita ao Santuário de Nossa Senhora da Graça, com fantásticas vistas panorâmicas.
Os vinhedos vão ser a companhia desta viagem que segue até à Senhora da Ribeira, junto ao rio Douro. E já que está por ali, a sugestão para almoço é o restaurante Senhora da Ribeira.
O regresso para descansar pode ser feito pela aldeia da Lousa. Não se esqueça também de passar no Castelo de Carrazeda de Ansiães. O carro fica à entrada do monumento e com os pés a caminho descubra este lugar histórico. Se subir às muralhas, as vistas são imperdíveis.
Passeios de barco e de comboio
No segundo dia pode experimentar as sugestões que unem passeios de comboio e barco. Os programas partem do Tua, de barco, até ao Pinhão, e aqui faz-se de comboio até à Régua.
Num dos programas, a viagem contempla uma visita à cidade da Régua e ao Museu do Douro e ainda a viagem entre Régua e Tua de comboio. Outro dos passeios inclui, além do passeio de barco e de comboio, a visita à Quinta do Panascal.
Se preferir, pode visitar a Enoteca Quinta da Avessada. Este espaço é um museu interactivo, com sistema multimédia, que fala da história e cultura da vinha e do vinho na Região do Alto Douro.
Este programa de visita à Enoteca pode ainda ser conjugado com provas de vinhos, enchidos e queijos regionais. Pode também optar por passeios pedestres. Os grupos podem marcar com empresas especializadas e organizar uma caminhada ou um passeio de BTT.
JN

1 comentário:

Anónimo disse...

" Está mal,"- Levar as pessoas que nos vêm visitar e leva-las para S. Lourenço é,manda-las embora!

O mesmo acontece na Senhora da Graça, é óbvio que a paisagem é magnífica mas, a zona envolvente mete medo, não falando no percurso...

Ambas as partes estão completamente ao abandono. É uma realidade....