terça-feira, 22 de novembro de 2011

Bombeiros de Carrazeda com nova ambulância oferecida por empresa inglesa

Os Bombeiros Voluntários de Carrazeda de Ansiães possuem, desde o último sábado, uma nova ambulância de socorro, que foi adquirida com a ajuda da Symington Family Estates.
Esta empresa inglesa detém no Douro quase um milhão de hectares de vinha, num total de 26 quintas, e há seis anos que apoia a aquisição de equipamentos para instituições sociais da região.
Neste caso comparticipou com 40 mil euros uma viatura que custou 56 mil.
A nova ambulância reveste-se de extrema importância para os bombeiros de Carrazeda, pois como diz o presidente Carlos Fernandes, a anterior já sofreu um grande desgaste: “O carro que temos e devia fazer as funções que este vai fazer é o que temos no 112. Temo-lo há 12 ou 13 anos, com equipamento da época, que já não satisfaz em termos de socorro. Tivemos esta feliz oferta, com a sociedade civil a sobrepor-se às funções do Estado. Mas continuamos a à espera que o Estado nos troque a ambulância do INEM.”
Por outro lado, a nova ambulância está altamente equipada, o que pode permitir um socorro mais eficaz:
É um carro que permite, em caso de necessidade, que o doente seja acompanhado por médicos e enfermeiros e ser intervencionado a caminho do hospital”, explica. O apoio da Symington Family Estates aos Bombeiros Voluntários de Carrazeda de Ansiães insere-se numa política da empresa de comparticipação de equipamentos para instituições sociais dos concelhos onde possuem quintas:
A decisão clara da nossa empresa é dar equipamento. Não gostamos de dar fundos, porque não se sabe para onde vai o dinheiro. Os bombeiros disseram que custa x, e cá está o equipamento.”
Apesar de reforçada com a nova ambulância, a corporação de bombeiros de Carrazeda continua a ter necessidade de novas viaturas, como é o caso de um carro de desencarceramento:
Com a abertura para breve do IC5, o tráfego vai aumentar exponencialmente na nossa zona. E há carros de fogo que precisam de ser substituídos. Mas vamos ter de aguardar por candidaturas ao QREN.” As necessidades dos BV de Carrazeda de Ansiães manifestadas pelo presidente da associação humanitária, no dia em que foi benzida a nova ambulância, cuja compra foi comparticipada em pouco mais de 70 por cento pela empresa Symington Family Estates.
Antes dos Bombeiros de Carrazeda, esta empresa produtora de vinhos no Douro tinha já participado na compra de ambulâncias para as corporações do Pinhão, São João da Pesqueira e Provesende; e na aquisição de novo equipamentos para o hospital de Alijó e Cruz Vermelha de Sabrosa.
CIR/Brigantia

Sem comentários: