sábado, 16 de abril de 2011

“PARE, ESCUTE, OLHE” ESTREIA NA SIC TELEVISÃO A 16 DE ABRIL

O documentário “Pare, Escute, Olhe”, já tem estreia marcada na SIC Televisão (co-produtora do filme). Adaptado a uma versão de 55 minutos, o documentário será exibido no dia 16 de Abril, às 23h30 - depois da novela Laços de Sangue.

:: SINOPSE :: Dezembro de 91. Uma decisão política encerra metade da centenária linha ferroviária do Tua, entre Bragança e Mirandela. Quinze anos depois, o apito do comboio apenas ecoa na memória dos transmontanos. A sentença amputou o rumo de desenvolvimento e acentuou as assimetrias entre o litoral e o interior de Portugal, tornando-o no país mais centralista da Europa Ocidental.

Os velhos resistem nas aldeias quase desertificadas, sem crianças. A falta de emprego e vida na terra leva os jovens que restam a procurar oportunidades noutras fronteiras. Agora, o comboio que ainda serpenteia por entre fragas do idílico vale do Tua é ameaçado por uma barragem que inundará aquela que é considerada uma das três mais belas linhas ferroviárias da Europa.

PARE, ESCUTE, OLHE é uma viagem por um Portugal profundo e esquecido, conduzida pela voz soberana de um povo inconformado, maior vítima de promessas incumpridas dos que juraram defender a terra. Esses partiram com o comboio, impunes. O povo ficou, isolado, no único distrito do país sem um único quilómetro de auto-estrada.

4 comentários:

Anónimo disse...

"A sentença (encerramento da linha do Tua)amputou o rumo de desenvolvimento ...(do interior). Gostava que me explicassem que desenvolvimento estava a criar a linha do Tua ?

Anónimo disse...

tem razão
o mesmo que as escolas, os centros de saude ,os hospitais os correios, os bancos , a camara etc
ou seja nenhum por isso feche-se tudo e acabe-se com a raça

Anónimo disse...

Não há necessidade de ser tão radical.Mas não há dúvida nenhuma que o rodar dos tempos impõe novas soluções,não podendo permanecer intactas as soluções do passado.
JLM

Dylan disse...

Magnífico trabalho de Pelicano!