«Não dá para trocar os mineiros chilenos pelo Governo português?»
Tiago Mesquita, Expresso
Várias entidades irão hoje entregar uma carta aberta ao secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, com o objectivo de defender o "potencial turístico" da Linha do Tua, que hoje, segunda-feira, comemora mais um aniversário.
A Turismo do Douro e municípios da região apresentaram ao Programa Operacional Regional do Norte (FEDER), candidaturas para a abertura e organização de 13 Centros de Informação Turística, num investimento máximo de 3,5 milhões de euros. Esta candidatura, que conta com o apoio das autarquias parceiras em 30 por cento do investimento, tem em vista o estabelecimento de uma rede infra-estrutural de acolhimento e comunicação, com os vários postos ligados entre si através de uma plataforma comum de intranet, que permite informar o visitante sobre o que se passa em toda a região, ou sobre, por exemplo, a disponibilidade hoteleira em qualquer localidade. No total haverão cinco centros âncoras, em Vila Real, Lamego, Alijó, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa; e oito complementares, em Freixo de Espada à Cinta, Carrazeda de Ansiães, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Mesão Frio, Moimenta da Beira, Penedono e São João da Pesqueira, todos eles centrais e devidamente sinalizados para serem fáceis de encontrar.
“... um homem quando nasce é constituído por um hardware e por um software próprios, que irão ter de lidar com a vida que se lhe deparar ..." (JLM);

“Pare, Escute, Olhe”, de Jorge Pelicano integra a selecção oficial do DOCSDF - Festival Internacional de Cine Documental de la Ciudad de México, que decorre na Cidade do México de 21 a 31 de Outubro; e do 13th Istanbul International 1001 Documentary Film Festival, que decorre na Turquia, de 29 de Outubro a 4 de Novembro.
Na Foz do Tua, faltam 20 minutos para as 19.00 e o sol já desapareceu atrás dos montes que entalam o Douro. O dia escolar de Tânia está prestes a chegar ao fim. À saída do autocarro, junto à emblemática estação ferroviária, a mãe, uma vizinha e três jovens que já chegaram da escola aguardam numa cadeira da esplanada do café Calça Curta para saber como foi o primeiro dia do 4.º ano. "A comida foi carne com esparguete", diz Tânia sem dar grande importância, abanando-se ao som da música que vem a cantarolar.
De Janeiro a Agosto, o aumento líquido da dívida pública portuguesa foi de 14,2 mil milhões de euros, muito próximo do limite de endividamento global autorizado no OE para a totalidade do ano, que é de 17,4 mil milhões de euros. Olhando para o volume de emissões de dívida realizadas este ano, verifica-se que a necessidade de pedir dinheiro emprestado ao mercado tem sido cada vez maior.
A Rota do Vinho do Porto quer aliar o turismo ao trabalho árduo da colheita das uvas das quintas e da produção de vinho.
“Georges! anda ver o meu país de Marinheiros..."

Há falta de verbas na Segurança Social para apoiar as Instituições Particulares de Solidariedade Social do distrito de Bragança.
Terá lugar amanhã, 15 de Setembro, pelas 11 horas, a apresentação oficial do programa da “Festa das Vindimas” do Douro 2010, sob o mote “Vamos ao Douro às Vindimas?”. A sessão terá lugar na Quinta da Senhora da Ribeira, em Carrazeda de Ansiães, e servirá ainda para apresentar o website oficial do programa das vindimas e a campanha promocional que será realizada. O arranque oficial da “Festa da Vindima” será assinalado simbolicamente com o lançamento, em pleno Vale do Douro, de um cacho de uvas gigante construído com balões, momento visualmente impactante. Após a sessão, serão realizados uma vindima tradicional e um almoço típico. Os promotores da iniciativa - Rota do Vinho do Porto, Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, Turismo do Douro e Estrutura de Missão do Douro - prometem a maior oferta de actividades de animação de sempre: participação em vindimas, experiências de pisa, visitas guiadas e eventos especiais. Entre as iniciativas que serão apresentadas estará a festa oficial da Rota do Vinho do Porto, sob a marca “Pink Rose Party”, quer terá lugar no próximo dia 18, a partir das 23h00, no Solar do Vinho do Porto, no Peso da Régua, com bebidas exclusivamente rosé e da região. Notícias de Vila Real
O ano lectivo começou sem apoio de acção social escolar e com uma chuva de protestos de pais que desconhecem que ajuda vão receber os filhos e não tiveram dinheiro para adiantar na compra dos livros. A culpa é do atraso na publicação do despacho do Governo.
É a novidade da sétima edição do festival Douro Jazz, que se realiza entre 17 de Setembro e 16 de Outubro, em Vila Real, Bragança, Lamego, Chaves e São João da Pesqueira.
Já foi publicado em Diário da República, a abertura do processo de classificação da Linha Ferroviária do Tua, que poderá suspender as obras da barragem de Foz Tua.
Para o representante da Associação dos Fruticultores, Viticultores e Olivicultores do Planalto de Ansiães as mudanças no modelo de organização da Feira revelaram um sucesso. “Esta mudança do antigo recinto para este novo espaço, mais aberto e mais perto das pessoas, trouxe um aumento das vendas na ordem dos trezentos por cento em relação a campanha anterior”, garantiu o representante da Associação e produtor de Maçã José Joe. Embora satisfeito com o aumento das vendas José Joe salientou que o mais importante na Feira “é a oportunidade de poder mostrar às pessoas a nossa maçã”, disse.