quinta-feira, 3 de junho de 2010

Crianças comemoraram 500 anos do foral de Carrazeda de Ansiães

Alunos do segundo ciclo do ensino básico de Carrazeda de Ansiães encenaram, ontem, a cerimónia de entrega do foral por D. Manuel I a Ansiães, há 500 anos.

As comemorações coincidiram com o Dia da Criança e o presidente da Câmara de Carrazeda de Ansiães, José Luís Correia, assinalou que a participação de cerca de 400 crianças no evento, realizado no Castelo de Ansiães, teve um efeito pedagógico:

“Coincidiram os 500 anos com o dia da criança e nada melhor do que atribuir-lhes a responsabilidade da encenação.” E esta é uma forma de que “se sintam motivados para visitar o castelo mais vezes.”

Os alunos que participaram na encenação da entrega do Foral ficaram satisfeitos com a prestação, mas não não tanto com o incómodo das roupas quentes em dia de calor. Caso do Diogo, Artur, Jorge e Mafalda:

É um bocadinho quente. Não pesa mas é quente e os sapatos apertados”, conta o Diogo. Já Artur, que leu a carta de foral, confessa que estava “um bocadinho nervoso”. Jorge também se queixou do calor e das “cinco camisolas”. Mafalda, que fez de rainha, tinha “cinco saias”, o que tornou a roupa “muito quente”.

Nos próximos dias 18 e 19 de Junho regressam as actividades ao Castelo de Ansiães, com a realização da iniciativa da Câmara “Ansiães na Idade Média”. Contempla um assalto ao castelo e um torneio medieval.

Haverá mais eventos na zona histórica da vila de Carrazeda.

Ora, como se disse, ontem foi o dia da criança, comemorado um pouco por todo o distrito.

Mas, no concelho de Bragança, e ao contrário do habitual, a câmara municipal não organizou o encontro, que reunia todas as crianças do concelho num dia desportivo no estádio municipal.

A contenção orçamental terá estado na origem desta medida.

As escolas da cidade tiveram apenas direito a alguns insufláveis para permitir alguma brincadeira às crianças.

CIR/Brigantia

3 comentários:

Isaura disse...

Será que CARRAZEDA,COMEÇA A ACOR DAR DA LETARGIA EM QUE TEM ANDADO MERGULHADA?ESPEREMOS TODOS QUE ASSIM SEJA SENHOR PRESIDENTE DA CAMARA.

Anónimo disse...

Lá vem a contenção orçamental!
Assim meus amigos...
OPTEM, OPTEM!

Anónimo disse...

Fui com a milha filha mais velha, passear ao Castelo de Ansiães e não sei porque será que um local como aquele assim se encontre, apesar de minimamente limpo, mas sem que hajam indicações da história, nos blogs sobre Carrazeda até aparece do Prof. José Hermano Saraiva indicações do que era aqui e ali, mas no espaço em si, só quem tem interesse pela história o pode explicar aos mais novos para que possam compreender a história daquele local.
Julgo que divulgar a história do Castelo de Ansiães não custará muito mais do que umas resmas de papel.

Anónimo