terça-feira, 27 de abril de 2010

Estudantes de Carrazeda criam empresas inovadoras

Duas turmas de 12º ano da Escola Básica e Secundária de Carrazeda de Ansiães criaram duas mini-empresas: a 100% SA (sem álcool), para sensibilizar os jovens para os perigos do consumo de álcool, e a CRZ Innovation, para diversificar a comercialização de maçã.
Ambas são fruto da adesão ao projecto da Fundação EDP “Aprender e Apreender”.
O 100% SA integra oito alunas do Curso de Humanidades e Línguas e dez alunos do Curso de Ciências e Tecnologias.
Ana Cruz, membro daquela mini-empresa explica em que consiste.
Vamos incidir nos mais jovens para prevenir o alcoolismo porque é um problema de todo o país que queremos combater através de palestras, jogos didácticos e teatros para os mais novos” explica, acrescentado quo o objectivo “não é proibir o consumo porque estamos numa região vitivinícola, mas sim controlar a forma como se bebe”.
O CRZ Innovation, é constituído por 16 jovens do Curso Profissional Técnico de Informática e Gestão. Paulo Almeida, um dos membros, explica em que consiste este projecto.
Queremos começar pela venda de maças de quarta gama, cortada, lavada e pronta a ser servida” adianta, explicando que a distribuição será feita “em empresas e máquinas de vending”. “Pensamos que é uma boa ideia” salienta.
A coordenadora dos dois grupos, a professora Alice Costa, ensinou os alunos a serem empreendedores e acredita que os dois projectos vão preparar melhor os alunos para a vida activa.
Penso que vai ter uma influência importante no seu futuro uma vez que os estamos a ensinar a ser empreendedores” refere.
Frederico Lucas acompanhou o nascimento destes dois projectos como empresário voluntário, levando a sua experiência de mercado para dentro da sala de aula, e diz que ficou surpreendido com o talento dos jovens. “A primeira mensagem que lhes trouxe é que eles deveriam criar o seu posto de trabalho e há aqui muitos alunos com talento” refere.
CIR/Brigantia

1 comentário:

Anónimo disse...

É uma hipocrisia esses alunos fazerem uma campanha contra o álcool.