quarta-feira, 21 de abril de 2010

Daqui e dali... Sérgio Andrade


Corrupções e coisas parecidas...

Em 2005, o socialista João Cravinho apresentou um pacote anticorrupção com uma série de medidas visando controlar, quanto possível, um fenómeno tão velho como a Humanidade e que decerto nunca será extirpado. Todavia, pode e deve ser dificultado, diminuído, penalizado. O projecto seria rejeitado, imagine-se!, pela bancada…socialista.
Cinco anos mais tarde, o Parlamento vai aprovar um pacote idêntico, em parte, decerto, devido a cedências que o PS teve de fazer à Oposição. Parece portanto chegado o momento em que a bandeira do eng.º Cravinho pode ser desfraldada, restando saber se tão desfraldada como ele desejaria.
De facto, será que a mudança de rumo nos levará a alguma conclusão acerca de casos tão preocupantes como o Freeport, os submarinos, o Taguspark, as sucatas, os Magalhães e não sei se mais haverá, todos eles levantando dúvidas de maior ou menor gravidade e envolvendo nomes do «Who's Who» nacional?
Um estudo demonstra que quase 70% de casos de corrupção investigados envolvem câmaras e empresas municipais e 10% forças de segurança. Estamos a falar de quê? De «jeitinhos» dados na adjudicação de umas obras ou de uns subornozitos para que se ignorem pequenas transgressões? Coisas que «valem» entre 100 e 500 euros ou mesmo entre 2500 e 7000 euros?
E as outras negociatas, em que só se fala em milhões, virão, elas também, a ser atingidas pelo pacote anticorrupção que vai ser aprovado? Mesmo que a resposta seja afirmativa, atente-se nisto: mais de metade dos processos de corrupção instaurados pelo Ministério Público acabaram arquivados.
O que acontecerá quanto aos casos mais mediáticos acima indicados? Esperemos…
Sérgio Andrade, JN

Sem comentários: