sábado, 26 de março de 2011

Daqui e dali... Henrique Raposo

A culpa é de Sócrates, e de mais ninguém

De uma forma um tanto despudorada, está em curso uma narrativa mui científica, a saber: todos os partidos são responsáveis pela actual crise económica e financeira. É como se a nossa crise económica tivesse sido provocada na última semana e não nos últimos 15 anos. E como é bonito ver comentadores a usar aquele cliché taberneiro do "são todos iguais". Que beleza. Que bela forma de diluir as culpas de Sócrates e do PS. Sócrates está no poder há seis anos, o PS governou os últimos 15 anos (perdão: governou, vá, uns 85% dos últimos 15 anos), mas a culpa é de todos, a culpa também é do PSD e do CDS, e, já agora, do BE, e do PCP. O POUS também tem culpa?

Em 2009, numa total negação da realidade, Sócrates venceu eleições prometendo mais Estado, isto é, mais endividamento do Estado, isto é, mais dívida do Estado. Era o TGV, era o Aeroporto, era o cheque-bebé, era jogar dinheiro público (ou melhor, dinheiro dos credores) para cima de tudo o que mexia. Antes das eleições, no momento mais populista de todos, o PS baixou o IVA e aumentou em 3% os funcionários públicos. Durante todo este período, Sócrates insultava todos aqueles que criticavam estas medidas. Manuela Ferreira Leite e Paulo Portas eram retrógrados, bota-abaixistas, inimigos da modernidade (o meu favorito).

Na quarta-feira, sem admitir os erros, Teixeira dos Santos adoptou o discurso económico de Manuela Ferreira Leite e Paulo Portas . Mas não sei, vejam lá, se calhar a culpa é do PCTP-MRPP.

8 comentários:

Anónimo disse...

O problema de Sócrates é que começa a contar a história não a meio, mas no fim. Como se as outras páginas, que são da sua responsabilidade, não existissem. Descubram a desmontagem das 3 mentiras do engenheiro, por Lobo Xavier, em que assenta a sua campanha de Pinóquio. (Quadratura do Círculo, Sic Notícias, Edição de 24-03-2011).
Centrista

Anónimo disse...

E de que partido é Lobo Xavier? É do CDS. É pois, isenta, apesar de legítima, esta sua pseudodesmontagem? Claro que não pode ser isenta, pois só vê de um olho...

Anónimo disse...

O que quer dizer o prezado anónimo de 30 de Março? Que lá por se ser de um partido, somos todos Camões?Ou o prezado só vê o arujo no olho dos outros? Diga lá no que é que está errada a desmontagem. Se conseguir, concordarei nisso de chamar Camões ao Lobo Xavier. Se não, o feitiço virará contra o feiticeiro.
Centrista

Anónimo disse...

O que eu pretendi dizer, é que a isenção deixa muito a desejar quando se confrontam opiniões políticas divergentes. Também costumo ver a Quadratura do Círculo e é fácil constatar que cada um puxa a brasa à sua sardinha e às vezes, tanto a puxam que até a queimam...

Anónimo disse...

Claro, concordo consigo, no geral. Mas, no caso concreto, que lhe apontei, onde está a falta de isenção? Não respondeu.
Centrista

Anónimo disse...

A resposta já está implícita, mais acima. É evidente que um centrista encontra facilmente mentiras em alguém da esquerda e vice versa, mas isso carece sempre de provas irrefutáveis. E onde estão elas? Ou este centrista ainda acredita no pai natal?

Anónimo disse...

Ah, apanhou-me. Acredito no Pai Natal. E também acredito que um socialista de direita socrática encontra facilmente mentiras em alguém da esquerda e da direita.

Anónimo disse...

Também é só que sabe fazer quem ouve a voz do dono. É encontrar mentiras nos outros, que o Sócratas só fala verdade... a mentir.
Estaline Laranja