terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Portugueses consideram que a vida piorou nos últimos cinco anos

A maioria dos portugueses considera que a sua vida, em termos gerais, piorou nos últimos cinco anos, revela um inquérito sobre o "clima social na União Europeia", divulgado hoje em Bruxelas pela Comissão Europeia.
Os dados do "Eurobarómetro", recolhidos entre Maio e Junho do ano passado, revelam que, em 2009, os portugueses eram dos europeus mais convictos de que a sua vida era melhor cinco antes, e não tinham grandes expectativas de que melhorasse nos 12 meses seguintes.Relativamente ao grau de satisfação com a vida em geral, numa escala de -10 (nada satisfeitos) a +10 (satisfeitos), Portugal regista um valor ligeiramente positivo, de 0,5 pontos, ainda assim o sexto mais baixo da UE (média de 3,2 pontos positivos).

Quando instados a comparar a evolução da sua vida entre 2004 e 2009, os portugueses são dos que fazem um balanço mais negativo, sendo apenas "superados" por húngaros e búlgaros.
Neste caso, numa escala de -100 a +100 - o resultado é calculado com base na diferença entre os inquiridos que responderam que a vida melhorou ou piorou -, Portugal regista um resultado de -29 pontos, bastante mais negativo do que a média europeia (-3). Apenas a Hungria (-54) e a Bulgária (-33) têm piores resultados.

Por fim, quando questionados sobre as suas expectativas para o ano seguinte - no caso, e dada a demorada divulgação do inquérito, os 12 meses seguintes até Junho próximo -, os portugueses, novamente numa escala de -100 a +100, registam um resultado praticamente "neutro" - na ordem de um ponto positivo -, quando a média comunitária é de 10 pontos positivos.
Em Portugal, o inquérito foi realizado pela TNS Euroteste, entre 29 de maio e 16 de junho de 2009, junto de 1020 pessoas. Público

Sem comentários: