quinta-feira, 14 de julho de 2011

TOMADA DE POSIÇÃO (tardia?)

Já há muito tempo que não escrevo nada na primeira página deste blogue. Devo-vos, por isso, uma explicação.
Como todos puderam verificar, a partir de determinada altura, esteblogue foi-se transformando num lugar predominantemente político e até com um cariz de acentuada militância e luta partidária, sobretudo, de luta anti – Sócrates . Em virtude disso, resolvi emudecer, até porque não tenho (nem nunca tive)tendência para a militância qualquer que ela seja(política, religiosa , ateia, futebolística): -acho que as pessoas devem pensar pela sua própria cabeça e eu tenho todo o prazer em dialogar seja com quem for para me elucidar e para que os outros se elucidem. Na minha vida, não consigo encontrar nenhum momento em que me veja a forçar alguém a adoptar a minha posição.
Acontece que eu fui um tanto a favor de Sócrates e da sua política: tomada de reformas na administração, na justiça ,na saúde, na educação, de molde a tornar o Estado mais eficiente e menos burocrático, desenvolvimento das redes de comunicação(eu sou a favor do TGV ,da abertura de estradas que acabem com a distinção entre litoral e interior e que nos unam mais e mais ao interior de Espanha).
Gostava ainda do estilo combativo do ex-primeiro ministro, embora se tenham avolumado pouco a pouco as dúvidas sobre a sua integridade moral.
Compreendo (ao contrário de outras pessoas) que os políticos nem sempre podem ter a verdade na ponta da língua, mas considero que as manobras políticas não devem ultrapassar certos limites. Reconheço que a acção de Sócrates estava profundamente ferida de falta de credibilidade e que foi bom, com as eleições, termos posto fim a uma situação insustentável.
O administrador do blogue tem todo o direito de imprimir a orientação que entender aos conteúdos deste meio de comunicação, porque o blogue lhe pertence. Eu, por meu lado, tenho o direito de ficar calado, quando me apetece. Entendia também que o problema não se resumia a afastar Sócrates do seu lugar.
Mas tudo está ultrapassado, a situação agora está definida, a grande maioria do país confia nas soluções que estão a ser seguidas e oxalá tudo corra bem a este governo e a todos nós.
Considero, portanto, que estão novamente reunidas as condições para continuar a escrever aqui, assim o entenda também o proprietário. Devia-vos esta explicação.
João Lopes de Matos

7 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem, caríssimo Sr. J L M

Partilho a mesma ideia. x9

Anónimo disse...

O silêncio de JLM é de ouro. Leva a uma - como direi? - meditação profunda.

Interpela mais do que dirige, e isso nos faz pensar: fechar ou abrir para.

Ab.,

VAV

Anónimo disse...

o silencio é de ouro

JLM mais vale estar calado

Anónimo disse...

Não percebi o comentário de 28 de Julho. É um apelo à lei da rolha?

Anónimo disse...

Julgava já ter respondido ao 3ºcomentário.Ainda vai a tempo,repetido: Ficarei,seguindo o seu conselho,calado...até me apetecer de novo falar.
JLM

Anónimo disse...

Só um cego é que não via o despotismo, totalitarismo e incompetência daquele senhor. Ainda bem que se foi embora.

isaura festa disse...

Este tambem deve ser dos que acha bem terem parado com as obras do túnel do Marão,como assim o engenheiro Sócrates,só construiu estradas por onde não passam carros...mas estes agora só estão a fazer coisas acertadas,e ainda a prossição vai na praça,ainda teem muito tempo para demostrar tudo do que são capazes.Só é pena pagar o santo pelo pecador.