sexta-feira, 8 de julho de 2011

Moody's Junk Mail

1 comentário:

Anónimo disse...

Ao invés de mandarmos sacos de lixo para a Moody’s deveríamos agradecer aos seus responsáveis, não tanto porque converteram em lixo as dívidas soberanas da Grécia, de Portugal e da Irlanda, mas porque não obedecendo aos interesses da Europa e ignorando as patetices do Durão Barroso levaram a crise à Itália. Com isso estragaram o caldinho aos que tentaram iludir a crise do euro sacrificando os mais fracos pondo em causa a estratégia oportunista da direita europeia. Graças à Moody’s a crise deixou de ser uma questão de periféricos e até o nosso Passos Coelho que durante anos atribuiu as culpas a Sócrates já fala em crise sistémica e soluções robustas.


Os que dantes recomendavam muito respeitinho pelas agências de rating dizem agora que estas são o lobo mau, os que usaram os ataques especulativos à dívida soberana e se congratulavam com cada queda no seu rating dizem agora que a crise internacional exige uma resposta robusta da Europa, os que não hesitaram em lançar a Grécia numa profunda crise social e se vingaram a política fiscal agressiva da Irlanda falam agora na necessidade de criar uma agência de rating europeia.
Ao não acreditar nas soluções oportunistas adoptadas pela Europa a Moody’s levou a crise aos grandes e não vai tardar muito que os Estados mais gastadores talvez não sejam os ou apenas os do Sul. Os mesmos que adoptaram um pacto de estabilidade criaram os mecanismos para os subverter inventando truques para disfarçar as contas, transformaram a Europa numa imensa Enron Corporation. Se não fosse a Moody’s esta crise teria sido resolvida empobrecendo os gregos, irlandeses e portugueses.