terça-feira, 5 de julho de 2011

Caldas de São Lourenço começam a funcionar

Começou ontem a funcionar o novo balneário das Caldas de São Lourenço, no concelho de Carrazeda de Ansiães.
Um equipamento instalado pela câmara municipal que permite uma série de tratamentos com base nas águas sulfurosas e medicinais que ali brotam. Estas caldas, que há muito são vistas como um dos pólos de desenvolvimento turístico do concelho de Carrazeda, mas cujas potencialidades nunca foram totalmente aproveitadas, abrem durante esta época balnear para a realização do estudo médico-hidrológico que levará ao reconhecimento das qualidades terapêuticas das águas no tratamento das doenças reumáticas, músculo-esqueléticas e do aparelho respiratório, entre outras. Chegado a este ponto, o presidente da câmara reconhece que pôr a funcionar as Caldas de São Lourenço não é um processo fácil. A burocracia é muita e talvez por isso o primeiro estudo médico-hidrológico não ter tido o sucesso que deveria ter” refere José Luís Correia. “São precisas muitas diligências com a Direcção-geral de Saúde e a Direcção-geral de Geologia” acrescenta, salientando que “nós pedimos que fossem vistoriadas as instalações existentes e que serviram para o primeiro estudo e essa vistoria disse que as instalações não estavam em conformidade”. Por isso foi, foi preciso encontrar uma alternativa. Tivemos de proceder à construção de um novo balneário que custa cerca de 286 mil euros” afirma. “A câmara já tinha investido mais de 300 mil euros, por isso, as caldas já estão um pouco pesadas para os cofres deste município mas é nossa convicção que vai ser um sucesso” acrescenta. Nesta fase de realização do estudo médico-hidrológico, usufruir das Caldas de São Lourenço obriga a uma inscrição no gabinete de apoio ao munícipe da câmara de Carrazeda. “As pessoas interessadas em frequentar estas caldas devem ter uma prescrição médica para depois poderem proceder à inscrição” alerta o autarca.

Também nesta fase, a câmara vai disponibilizar transporte para as Caldas de São Lourenço, a partir dos Paços do Concelho.

CIR/Brigantia

7 comentários:

Anónimo disse...

Eis uma medida cheia de interrogaçóes.
A quem se destinam as termas?Às pessoas do concelho?Às pessoas de todo o país e até do estrangeiro?Pretendem ser praticamente gratuitas ou ser devidamente pagas para serem auto-sustentáveis e mesmo grandemente lucrativas?Ficam a pertencer ao município ou podem vir a ser alienadas?
O município tem de ter cuidado para não arranjar mais um elefante branco.Também não se pode ficar pela construção de mais um pequeno tanque que para nada virá a servir.
Há particulares,com poder económico,
para as explorar convenientemente?
Uma coisa é certa:não se pode negar que o sr. Presidente deu o melhor de si para concretizar uma velha aspiração.
JLM

Anónimo disse...

Será tão difícil compreender que as actuais instalações são apenas provisórias? A sua finalidade é tão somente para a realização de estudos médico-hidrológicos. Não se trata de "pensar pequenino" como a maldicência apelida este projecto, trata-se, sim, de pensar com os pés bem assentes na terra. E se no fim se comprovasse que afinal as águas não têm qualidade?

mario carvalho disse...

As interrogações devem ser feitas antes de se fazer qualquer coisa..

Está feito , está feito .. espero sinseramente que bem feito..

já basta de asneiras...

Assim sendo, felicito os responsáveis, confiante de que têm a consciencia tranquila de ter feito o melhor e que o futuro próximo o vai comprovar ...

Já agora ..

Quantas pessoas esperam ter nos próximos 5 anos e nos próximos 10 anos?

Quanto pensam que vão "gastar " em Carrazeda?

Quando estará pago o ivestimento?

cumprimentos

Anónimo disse...

As interrogações,seja sobre o que for,devem ser permanentes.
Espero que as termas,em termos turísticos,sejam úteis,pelo menos,ao hotel do Pombal.
As termas tiveram uma época áurea,os tempos em que a pequena burguesia das redondezas não podia aspirar a ir para outros lados.Essa época passou e não vejo em que condições podem ser actualmente revitalizadas,a não ser com grandes(enormíssimos)investimentos e uma vez garantido que as águas têm virtudes dificilmente encontráveis noutros lugares.
Para dar banho a pessoas idosas transportadas gratuitamente pode ser bom mas não adquirem facilmente a categoria de termas atractivas a nível nacional.
JLM

mario carvalho disse...

Não vou argumentar.. nem argumentei se estou de acordo ou não.. nunca partir de pressupostos.

Tudo pode funcionar e bem .. só que tem de ser bem planeado e bem executado..

Porque é que , na sua opinião , a~pequena burguesia, da qual o senhor faz parte , vai para outros lados?..

Porque tem vergonha das suas origens de lá de " xima" ou porque não tem a capacidade, que o senhor tanto " prega" de fazer com que a pequena burguesia de outros lados venha para cá??? Fazendo aqui, ?? Investindo aqui??

Em que é que o senhor tem contribuido para isso?

Presumo que , pela forma como defende o seu ponto de vista, todos os seus investimentos estão em Carrazeda..

Foi contra a linha do tua porque o futuro não estava no património secular, é contra tudo o que o faz a diferença e a inovação.... (hipermercados , centros civicos, rotundas, piscinas olimpicas , gimnocesportivos e outras barbaridades.. não são para populaç~oes idosas, nem pelos vistos chamam juventude.. embora o senhor seja um radical do slide e do escafandro .. não sei bem aonde...!).. que são hoje o mais procurado fruto da destruição a que estiveram sujeitos ou seja aquilo que é diferente... a identidade preservada das populações., as pedras, o artesanato, os costumes. a gastronmia, a originalidae, e a autenticidade.. algo de que poucos radicais se podem orgulhar.. que não passarão de fingidos, vendidos ou.. no mínimo .. ingénuos

cump

mario

Anónimo disse...

MC tem uma propensão interessante,mesmo"sui generis" de discutir:sem que uma pessoa espere,inopinadamente,vira o seu enorme poder de argumentação contra o seu interlocutor,em vez de o usar apenas contra os argumentos do interlocutor.
Dum momento para o outro,existe nele como que uma vontade incontida de invadir a esfera privada de quem com ele se atreve a dialogar.E,francamente,eu,que me acho um terrível pecador,fico a tremer que ele me descubra a careca(que,para meu azar,trago sempre descoberta).
Tentemos,malgré tout,voltar apenas à argumentação objectiva(isto é,virada exclusivamente para o objecto da discussão).
Voltemos às termas,pois...e ao que lhe está mais directamente ligado.
Ora bem,a pequena burguesia,de que eu faço parte,virou-se para outros lados porque começou a gostar mais de zonas mais cosmopolitas,mais limpas e deixou de acreditar nos poderes milagreiros de umas águas que,ainda hoje, não se sabe se são benéficas ou não.Deixou de encontrar piada em banhar-se num tanque sem um mínimo de condições.
Claro que essa burguesia poderá regressar às caldas se elas tiverem as condições que eles encontram noutros lados.Também é provável que a pequena burguesia de Carrazeda,passando a ter possibilidade de deslocação,procure outros lugares que não sejam sempre os mesmos e que as caldas sejam procuradas por quem vive lá fora e pode encontrar nelas aquilo que não tem no lugar em que habita.
Para que essas pessoas venham é preciso que haja grandes investimentos em S.Lourenço,que não podem ser feitos pela Câmara,que está a remendar o que pode(mais não lhe deve ser exigido).
A ruralidade de hoje não pode ser a ruralidade de ontem e,por isso,os produtos ,os artefactos de Carrazeda têm de ter uma apresentação moderna,em especial ter condições higiénicas que,noutros tempos,não havia nem ninguém valorizava.
O amor à santa terrinha não implica adorar o atrazo condenado pelas modernas e científicas maneiras de viver.
Acho que exigem de nós o contrário.
Chega por agora.
Os meus respeitosos cumprimentos.
JLM

mario carvalho disse...

Caro JLM

Penso que o objectivo de muitos dos
seus posts é gerar polémica e abrir debate..

é nesse sentido que eu "tento" acompanhar..

Não há , nem nunca houve, mais nenhuma intenção

Embora não tenha o prazer de o conhecer pessoalmente ( o que muitas vezes é uma grande vantagem neste mundo virtual ou faz de conta em que vivemos, porque permite reações não influenciadas por outros factores que não sejam o própprio virtual)admiro muito as suas posições e a forma o que faz com que seja dos que mais contribui para a troca de ideias neste mundo dos blogues de Carrazeda.

Respeitosos cumprimentos



mario carvalho


Ps. vou estar ausente em termas