quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Daqui e dali... José Manuel Pavão

A Memória de Sócrates

Na passada sexta-feira, 18 de Fevereiro, o Primeiro-ministro José Sócrates veio ao distrito de Bragança colocar a primeira pedra, assumindo assim segundo os nossos usos e costumes, o inicio da construção da barragem hidroeléctrica na foz do rio Tua.
É obvio que para lá da mensagem política, a pedra agora colocada pretende calar a boca e silenciar os numerosos protestos que nos últimos cinco anos se levantaram face à decisão do Governo concretizar o chamado Plano Nacional de Barragens, tendo em vista responder às necessidades nacionais e reduzir os custos com a importação de energia dos países vizinhos.

Para o Primeiro-ministro, como lhe é peculiar, gritar alto e esbracejar com energia é uma estratégia que às vezes resulta para assustar os opositores. Certo é que no espírito de muitos portugueses que o ouviram, ainda restam numerosas dúvidas sobre a vantagem de construir a dita barragem! É claro que haverá sempre argumentos! Uns a favor e outros contra! Mas se nos dizem, os entendidos, que a reconversão das barragens de Miranda do Douro e Picote, a custos reduzidos, podem aumentar a sua produção a níveis próximos da futura barragem do Tua e que a recuperação da sua linha ferroviária com uma ligação ao transporte de alta velocidade a norte de Bragança seria um formidável contributo para o desenvolvimento do nosso distrito, ficamos compreensivelmente com sérias duvidas sobre o real interesse do projecto que Sócrates veio agora formalizar.

Ao que se sabe, os estudos previamente efectuados sobre o impacto ambiental e vasto leque de potencialidades regionais, não resistiram à pressão e fúria lucrativa da EDP, cujo gigantismo traduzido nas remunerações alarves dos seus gestores, não olha aos reais interesses das populações residentes que pouco terão a ganhar no futuro.
A breve trecho, a metade sul do distrito de Bragança, cujo panorama geográfico então adulterado com a criação de dois grandes lagos artificiais à custa do Tua e Sabor, verá destruído para sempre valores únicos da ruralidade e da cultura campesina que tem uma estética própria e que nem mesmo a prometida reserva natural conseguirá manter ou remediar.

Daquilo que os “media” nos trouxeram, para além da lengalenga repetida e gasta a prometer investimentos que ninguém conhece e melhores dias aos Bragançanos, ninguém leio ou ouviu uma palavra sobre as vitimas mortais da linha do Tua, nem sequer aos inquéritos cujas conclusões ainda permanecem no segredo dos gabinetes….
Uma falha de memória de Sócrates, inaceitável, mas que rapidamente cairá no esquecimento.
José Manuel Pavão, Médico, 20.2.2011

16 comentários:

mario carvalho disse...

obrigado dr Pavão

o seu prestígio, os seus conhecimentos,a sua capacidade, a sua experiencia de vida, a sua coragem e sobretudo a sua preocupação com os mais fracos e desprotegidos(como as crianças e até porque não , a linha e vale do tua e anossa terra) fazem de si um simbolo da resistencia transmontana ao despotismo centralista e o laxismo local


com orgulho

mario carvalho

Vitor Simões disse...

Os relatórios saídos a público em Outubro de 2008 serão adicionados ao betão da tal parede piscina onde alguns patos bravos farão roncar as suas motos-d’água até que o peixe comece a nadar de costas.
Desenganem-se os passageiros da CP se alguma vez baterem com os costados em consequência de algum descarrilamento ou outro tipo de acidente ferroviário. O melhor, se foram sorteados, é engolirem em seco. A compra de bilhete não "incorpora" nenhum seguro de viagem e o tal MOPTC não passa de um organismo cujas orientações estratégicas parecem estar viradas para acomodação de "destacamentos" políticos do tipo "não faças ondas que eu não sei nadar".
Quando ao Rio Tua, lamento a sua sorte. Estamos muito bem servidos de divindades politicas.
Vitor Simões (sinistrado Linha do Tua 22AGO08)

Anónimo disse...

Caricato ver pessoas contra a barragem do Tua porque destroi o "tal vale histórico...etc. etc" e depois vêm defender uma ligação a comboios de alta velocidade, como se isso não destruisse ainda mais o vale do Tua e depois...que raiva, são os mesmos que estão contra o TGV. Hirra !

mario carvalho disse...

in http://www.dodouro.com/noticia.asp?idEdicao=345&id=23110&idSeccao=3925&Action=noticia

SECÇÃO: Opinião

SÓCRATES inaugurou no TUA o início da campanha eleitoral



Com manifestações de oposição de associações transmontanas de utentes das Scuts, viticultores e ambientalistas, violentamente reprimidas por forças policiais, Sócrates veio inaugurar o início da construção da Barragem do Tua, dando assim início, também, à campanha eleitoral para as legislativas.
A partir de agora o Governo, que já pouco ou nada fazia, vai andar pelo país em campanha, certo de que a queda de Sócrates é inevitável.
Começou em Bragança e vai de distrito em distrito, por todo o país, tentar limpar a péssima imagem de anos de má governação.
Pelo caminho, a inevitável visita ao Túnel do Marão e à A4, com um centro escolar pelo meio.
Dos Centro de Saúde fechados nem uma palavra. Das lacunas do INEM, nem uma frase.
Da desertificação galopante, nem uma achega.
Do futuro da região, nem um pio.
Quem não sabe, o melhor é calar-se.
Ou: o silêncio é o melhor amigo dos comprometidos.

(crónica na próxima semana do Eng.º Francisco Gouveia)

mario carvalho disse...

para o Hirra

penso que está a brincar mas pelo sim pelo não .. o TGV passa em puebla de sanabria ... e será nos próximos .. se calhar muitos anos , o transporte se alta velocidade a passar mais próximo de tras os montes .. o que foi proposto foi manter a linha do tua , melhorá-la em termos de segurança e comodidade e liagá-la a Espanha Assi´m alguém da Regua Carrazeda Miraandela ou qualquer parte de trás os montes .. poderia ir mais ráoidamente para qualquer país da ( Europa ou do Mundo)

Expliquei assim mais em pormenor não foi para o IRRA perceber foi para os outros

cumprimentos

Anónimo disse...

Oh valha-nos Deus, Mário Carvalho! Proposta ? Onde está essa proposta? Na Assembleia da República ? Nalguma Assembleia Municipal? Ainda não vimos proposta nenhuma. O que se sabe é que no Governo de António Guterres foi "dada" a linha do Tua às Câmaras Municipais de Carrazeda, Vila Flor, Alijó, Murça e Mirandela para a explorarem, da forma que entendessem e nada, nada fizeram. E agora choram ? Quanto ao TGV de Espanha,pensa que os eventuais utilizadores do distrito iriam de "pouca terra" para Puebla? Deixe-se de ilusões.Os eventuais utlizadores irão de Mercedes, BM's, Audis e outros através da A4 que felizmente teremos graças a um homem transmontano e que não se deixa intimidar nem amedrontar por meninos queques do Terreiro do Paço. Esses sim é que são os velhos do Restelo e intriguista da Corte! Obs. Não sou o Hirra, mas respondo por ele.

Anónimo disse...

Contra a barragem e contra os comboios! VALE DO TUA NATURAL, JÁ! Contra as «remunerações alarves dos gestores»! Com essa concordo.

mario carvalho disse...

Bem então na se não vão de pouca terra vão de barco .. ou só os que têm Mercedes T~em direito?

A grande maioria dos emigrantes também já não vem de Mercedes vem de avião ou de combóio se vier

Guterres prometeu aos Transmontanos reativar a linha do tua que Cavaco destruiu , indo de encontro à vontade Socialista da altura... assim como "prometeu" muitas outras coisas.

Se ainda cá andamos é graças aos velhos

Concordo com o progresso mas não com um progresso que não deixa nada e destrói e que era importante

Progresso era a Quimonda e o Magalhães , as fábricas de alheiras e cogumelos era dos velhotes... só que Quimondas foram-se e deixaram-nos nas lonas e cheios de dívidas e as alheiras são um sucesso que vão equilibrando os desvarios megalómanos de faraós de chinelo.

Pelos conhecimentos profundos que demonstra com o seu comentário e pela forma paternalista como veio defender o Hirra que concerteza não precisa que ninguém o defenda , a não ser que o conheça bem ou até pode ser a parte do seu eu que conhece menos bem... concerteza que estudou bem a DIA
(declaração de impacto ambiental) e as conclusões e por isso me admiram as suas posições.

Progresso à custa da destruição do passado tem que que ter bem demonstrados os superiores benefícios para a comunidade actual e futura .. não os benefícios efeémeros para 2 ou 3 priviligiados

cumprimentos e obrigado por me ter permido transmitir a minha opinião

Cada um que julgue de per si ..
o meu objectivo e o seu é que o se fizer seja o melhor para todos..

senão não estávamos aqui a escrever umas coisas.. estávamos a comer umas febras , e a beber uns copos enqunanto gritávamos ..trunfo
a jogar à sueca

Anónimo disse...

Este Sr. Mário Carvalho e outros que tais, têm um terrível problema a resolver.
Como irão viver no futuro pós barragem?
Falaram, falaram, falam, falam ...
Não direi que digam asneiras, mas que apresentam justificativos duvidosos, disso não tenho dúvidas!
Têm, claro, suas opiniões, mas dá claramente a impressão que são os únicos com sua razão e que pretendem que os outros tenham ou defendam com unhas e dentes essa mesma razão!
Ora, não é verdade porque a razão de uns não é a razão de outros e isso é reciso RESPEITAR!
Afinal terão de convencer-se que a esmagadora maioria dos Transmontanos não se pronunciam nos blogs ou nos jornais!
Logo poder-se-á pensar que estes Senhores deveriam é estar convencidos que a vida vai fazer o seu percurso COM BARRAGEM e que não vale a pena continuar a dar cabo das unhas trepando as fragas do vale do Tua!
Afinal também, terão de lembrar-se que o vale do Tua desde toda a vida abandonado em nada contribuiu, NUNCA para qualquer felicidade do povo morador rio acima ou rio abaixo!
Talvez porque os Condes, os Carvalhos e seus acompanhantes
se lembraram tarde demais que estes cantinhos do Rio, afinal não eram apenas seus para neles verterem seus descansos, seus passeios isolados, ou estenderem suas canas de pesca.
Há mais vida para além disso, só que tiveram azar...
Quem descobriu isso mesmo foi a EDP que depressa correu com estes utópicos que apenas queriam para si um bem de todos, desenvolvido e criador de riqueza para todos.
Tudo o mais bem podem agora apregoar aos ventos vários...
NÃO ADIANTARÁ a berreira e este tempo ocupado em blogs que para existirem, afinal tem de vos dar guarida!
Tivessem desenvolvido o vale!
Não o podiam fazer?
Porque não chamaram desde há muito, desde sempre, os Presidentes de Câmara?
Porque se atiram agora ao Governo?
Só porque sim não é razão sustentável!Só porque sim, estejamos contra Sócrates porque faz estradas no interior transmontano que o País nos deve há cem anos!
Porque sim, então estamos contra só porque são mandadas fazer por Sócrates. Se fosse o Cavaco ou Passos Coelho estava certo?
Claro!
Claro como água que a Barragem vai vir e ainda bem que vai proporcionar riqueza e desenvolvimento túristico que só o Rio, por si jamais deu ou daria com esta classe dirigente.

mario carvalho disse...

a este aónimo respondo o mesmo que respondi a outro no Pensar ansiaes

retirando só o caro amigo

Caro amigo

Quando o processo for mesmo irreversível penso o mesmo que o senhor. Espero que Carrazeda e trás os montes fiquem a ganhar e que todas as promessas e contrapartidas sejam cumpridas
E pode crer, vale sempre a pena
Podemos ficar de mal com alguns mas ficamos sempre bem com aquilo que mais nos atormenta:
- a nossa consciencia

cumprimentos

Sex Fev 25, 12:29:00 PM


e acrescentando que os Condes e os Carvalhos tiveram a coragem de dar a cara e defender aquilo que existia uma linha que desenvolveu trás os montes e que foi pura e simplesmente desprezada nos ultimos anos assim como todo o Trás os montes

os anónimos refugiam-se na sua própria cobardia para tudo garantir

eu espero , sinceramente , que tenha razão no que afirma:

Claro como água que a Barragem vai vir e ainda bem que vai proporcionar riqueza e desenvolvimento túristico que só o Rio, por si jamais deu ou daria com esta classe dirigente.


Só gostaria que se identificasse para que eu o pudesse , caso isso venha a acontecer. felicitá-lo e humildemente dizer-lhe ..:

REALMENTE ESTÁVAMOS ERRADOS ..

cumprimentos
PS.DURANTE UNA SEMANA ESTAREI AUSENTE E NÃO TEREI POSSIBILIDADES DE ACESSO AOS BLOGUES

mario carvalho disse...

e Não entre em politicas,, porque se quiser digo-lhe quem são os verdadeiros socialistas , os fundadores, que se manifestaram contra, a começar pelo próprio dr Mário Soares (veja o caminho faz-se caminhando da Clara Ferreira Alves) Henrique Neto .. etc ..

e todos os verdadeiros .. não os do dedo no ar ... assim como a cabeça .. como me parecem alguns que aqui comentam ..


bem até para a semana e VIVA TRÁS OS MONTES E VIVA CARRAZEDA

Anónimo disse...

Estes "discursos" populistas só levam os Condes e Carvalhos à televisão, às parangonas jornalísticas, que é afinal o que verdadeiramnente querem...
E que mais haveriam de querer?
Depois fazem dissertações, meras análises artísticas, enfim, ao consoante!
Não conte comigo para lhe alimentar "viagens" imaginárias...
Mas sempre me interrogo, como Carrazedense de cá, onde andava toda esta gente nos tempos necessariamente convenientes para o desenvolvimento atempado do Rio Tua, afinal do todo do nosso concelho?
Já agora, convido-os a não lateralizarem Carrazeda de Ansiães propriamente dita, pois está no mesmo pacote do Vale e do Rio!
Ou têm medo do poder instalado?
Ou aí já não é convosco?
Sobre a questão do anonimato, meu senhor, se v. exª fosse daqui como eu sou, se v. exª precisasse como eu preciso de trabalhar para educar dois filhos, eu lhe contaria uma verdadeira história!
Isso da conversa transformada na treta, quando o meio nada nos diz, é tão fácil!
Sabe uma coisa?
O meu senhor fica mesmo bem na TV! Isso é que importa!

Anónimo disse...

Caros amigos,
O que o actual primeiro Ministro fez foi muito fraquinho mesmo...ele é a EDP são tão cobardes que foram por a pedra dentro de uma quinta de Vinho do Porto...que por coincidência faz parte de um dos maiores grandes grupos de quintas do famoso vinho do Porto...não haverá um pedacinho de terra publica junto da famosa barragem?

Anónimo disse...

Há só mais uma coisa os blogs fazem sentido...se forem usados para trocar ideias positivas agora vir para aqui mandar bitaites...:( Bitaites estou eu e vocês todos fartos..nos jornais na televisão...PS...PSD ideias erradas de vida só porque fala na TV e porque é tratado por Engenheiro temos que respeitar o Senhor Deus da nossa terra. A história, no 6ano eu aprendi que os descobrimentos foram a muitos anos e foi por m ar água salgada...Sim. Muita água mas imprópria para consumo. O que eu acho é que estes revoltados que querem a barragem devem ter tido uma infância complicada...só pode devem ter andado muito de comboio quando eram jovens, e claro agora tem um carrinho razoável e com um gancho de reboque se calhar compram um barco para passear os filhos...é boa ideia...vai ser o futuro. Fiquem bem, e boas guerras. Sou transmontano mas tenho pena da mentalidade do nosso pais!

Anónimo disse...

Não há "deuses" nenhuns, nem subserviências baratas!
O que há são evidências e os blogs são, estou de acordo consigo, para dirimir ideias!
Mas não queira ser mais papista que o pápa!
Responder à letra, impõe-se!
Agora vir com ganchos rebocadores, pode proibi-los no Alantejo, mas em Trás-Os-Montes, nunca será o dia!

mario carvalho disse...

Só agora vi esta

Cito


Sobre a questão do anonimato, meu senhor, se v. exª fosse daqui como eu sou, se v. exª precisasse como eu preciso de trabalhar para educar dois filhos, eu lhe contaria uma verdadeira história!
Isso da conversa transformada na treta, quando o meio nada nos diz, é tão fácil!
Sabe uma coisa?
O meu senhor fica mesmo bem na TV! Isso é que importa!

comentário

espero que os seus filhos se orgulhem do anõnimo e medroso pai que têm.. nas dúvido muito .. não é assim que os defende nem que os educa a saberem defender-se .. ensina-os a ter medo e a serem cobardes como o pai e ainda por cima mentiroso.. porque nunca me apareci na televisão

mario carvalho