segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Primeiro troço do IP2 abre hoje

Abre hoje ao trânsito o primeiro lanço da nova fase do IP2, entre Celorico da Beira e Trancoso. Para os próximos dias está também prevista a abertura no primeiro troço do IC5, entre o IP4, na zona do Pópulo, e o nó de Carlão.
O lanço do IP2 que hoje abre tem uma extensão de 29 quilómetros com perfil de auto-estrada. Ficam a faltar cerca de 70 quilómetros entre Valbenfeito, em Macedo de Cavaleiros, e Trancoso.
Porém, o lanço entre Junqueira (Torre de Moncorvo) e Pocinho (Vila Nova de Foz Côa) encontra-se suspenso devido a questões ambientais, não se sabendo quando poderá ser executado.

A abertura dos dois primeiros troços das duas estradas que fazem parte da concessão do Douro Interior chegou a estar prevista para finais do passado mês de Novembro. No entanto, a inauguração teve de ser adiada para corrigir algumas deficiências.

Fonte oficial da Acendi explicou-nos que “na sequência da vistoria realizada pelas entidades competentes a 29 e 30 de Novembro, houve necessidade de avançar com trabalhos adicionais ao nível da sinalização e guardas de segurança”.
No caso do IC5, o presidente da Câmara de Alijó, Artur Cascarejo, confirma que foi a correcção de algumas falhas que adiou abertura do troço do seu concelho: “Tivemos inspecções da Estradas de Portugal, também da EDP. Há pormenores que à vista desarmada pode parecer que está tudo pronto mas que falta afinal. A nossa expectativa é que ainda possa abrir antes do Natal.” Ora, com a abertura do troço do IC5 fica completa a ligação rápida da vila de Alijó ao IP4 e à futura Auto-Estrada Transmontana. O autarca entende que este acesso se reveste de enorme importância para o concelho: “É fundamental para a ligação de Alijó ao IP4 e à futura A4 e vai atrair um novo tipo de acessibilidade. Já estamos a sentir investidores que se dirigem a nós pela expectativa criada pelo IC5 e pela auto-estrada”, admite.
O lanço do IC5 que liga o IP4 ao nó de Carlão, em Alijó, representa menos de 10 quilómetros dos 145 que a via vai ter até Miranda do Douro, cruzando todo o sul do distrito de Bragança. Uma obra que está a ser executada em toda a sua extensão. Segundo a Ascendi, “os diversos lanços em obras serão abertos à medida que forem ficando concluídos”. O próximo troço a abrir, “em início de Julho de 2011”, será o do IP2 “entre Longroiva (Meda) e Trancoso”.
A Ascendi também confirmou que “os prazos de conclusão dos restantes lotes são os acordados com a Estradas de Portugal”. Ou seja, tanto o IC5 como o IP2 vão ficar concluídos no final de 2011.
CIR/Brigantia

4 comentários:

Anónimo disse...

Afinal o PM SÓCRATES foi o único Governante Transmontano que abriu caminhos dignos para o exterior do nosso Concelho assim como a outros,No entanto sempre houve e continua a haver outros que descendentes do Distrito de Bragança que nunca se preocuparam com isso.E mesmo assim os Transmontanos continuam a dar porrada no Homem.
POVO INGRATO.

Anónimo disse...

PORRADA DA ELE A TODOS OS QUE TRABALHAMOS ...
ASS. DE TANGA

Anónimo disse...

Pois, toda a gente o que lhe interessava era receber o ordenado no fim do mês fazendo quanto menos melhor,foi por isso que estranharam.Enquanto os deixaram andar à balda estava tudo bem,agora e porque o Homem tomou as medidas que outros não tiveram a coragem de tomar estão todos de dentes afiados contra ele.
Porque se demitiu Guterres,porque foi que Durão Barroso abandonou o Governo?.Será que isto não quer dizer nada?.

Anónimo disse...

Se isto é assunto de tanga então está bem.Na verdade há pessoas bem matarruanas, nem vendo as obras a decorrer e bom ritmo assumem que o foi ele o único a pensar no Interior Transmontano.
"FOGO" é mesmo lamentável,mas enfim...