segunda-feira, 12 de setembro de 2011

“Carrazeda de Ansiães: Património, Paisagens e História”

De estrutura simples, bem paginado, muito ilustrado e com um design atractivo e moderno, esta nova edição da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães faculta um conjunto de informações de grande utilidade para todos aqueles que visitarem este território e que dele queiram ter um maior conhecimento.

Segundo o prefácio feito ao livro pelo presidente da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, José Luís Correia, “esta publicação é uma das iniciativas inserida na estratégia de promoção do concelho, numa perspectiva global e integrada das suas potencialidade e capacidades de oferta turística”.

O livro faz-nos uma apresentação resumida do território e da história deste que é um dos concelhos mais antigos do nosso país, e depois, por ordem alfabética, conduz o leitor através das dezanove freguesias, expondo de forma sucinta, mas objectiva, as potencialidades paisagísticas, arquitectónicas, arqueológicas e culturais que existem em cada uma delas.

No fim são apresentadas algumas propostas de roteiros e percursos pedestres ou de BTT e uma informação actualizada dos melhores locais para comer e para dormir.

De realçar a preocupação de apresentar um guia bilingue, escrito em português e em inglês. Os textos são da autoria de Isabel Alexandra Lopes, as fotografias da Desteque, Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães e de Cristiano Morais.

A publicação desta obra resultou de uma parceria estabelecida entre a Desteque – Associação para o Desenvolvimento da Terra Quente e da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães. Notícias do Nordeste

3 comentários:

Anónimo disse...

Desculpem lá, mas será que não temos bons escritores em Carrazeda que podiam ser chamados a este trabalho? Era preciso recorrer a um "copista" de Vila Flor, como é o Cristiano Morais?
P

Anónimo disse...

Concordo com este último anónimo, basta lembrar alguns valiosos nomes da nossa praça: Gilberto Pinto, Hélder Rodrigues, Vitorino Ventura, Otília Lage e outros. Realmente, acho que o nosso presidente da câmara mostrou alguma distração ou desinteresse por estes ilustres carrazedenses, ao recorrer a gente de fora da terra que nem sequer tem habilitações suficientes para trabalhos tão exigentes como este em apreço. Recomenda-se mais atenção e até mais respeito. Ou seria por politiquice? Se foi, mais se lamenta. É caso para dizer que santos da casa não fazem milagres.

(Carrazedense)

Ferreira disse...

O livro resulta de uma parceria e o importante é se o livro é uma mais valia para Carrazeda. Afinal tanta coisa que se come feita pelos outros e ninguém reclama.