quarta-feira, 18 de junho de 2008

Movimento Cívico pela Linha do Tua entrega petição

Mais de cinco mil pessoas rubricaram uma petição a favor da manutenção da linha ferroviária do Tua, contra a construção da barragem. O documento foi entregue esta quarta-feira ao Presidente da Assembleia da Republica pelo Movimento Cívico pela Linha do Tua. A petição foi rubricada através de um site na internet e em papel, localmente.

O número de signtários surpreendeu os responsáveis pelo movimento cívico, bem como o facto de muitos deles estarem no estrangeiro. Daniel Conde, do Movimento Cívico pela Linha do Tua assegura que esta petição não se enquadra numa luta de David contra Golias, no que diz respeito ao interesse na construção da barragem no Tua. Pretendem, sobretudo, provocar o debate parlamentar. Recorde-se que o concurso para a construção da barragem, projectada para o Tua, está prestes a ser lançado e os estudos prévios já foram alvo de discussão pública. Se a albufeira for feita, grande parte da linha ferroviária vai ficar submersa. RBA

2 comentários:

mario carvalho disse...

o Senhor Presidente da AR Dr Jaime Gama disse tinha o sonho de fazer a viagem na linha do Tua.. espero que lho deixem concretizar a ele e aos nossos netos

mario carvalho disse...

Prof. Nuno Grande

in JN

Salvar a linha do Tua

O movimento cívico pela linha do Tua exemplifica a mobilização de cidadãos para tentar impedir a concretização da destruição da linha férrea do Tua com o objectivo da construção de uma barragem hidroeléctrica.

Esta decisão anunciada num programa de construção de barragens deste tipo, a acrescentar às já existentes na bacia hidrográfica do rio Douro, traduz uma das consequências da impossibilidade de regionalizar o país, quando se promoveu o referendo que a inviabilizou, sendo que parece dar pertinência ao projecto da vereação da Câmara Municipal do Porto, que pretende reabrir a discussão desta tão pertinente temática face ao excessivo centralismo da governação actual.

A linha do Tua já existe há mais que 120 anos e tem permitido manter a identidade cultural de uma região que poderia ser desenvolvida como área metropolitana de Bragança, incluindo Mirandela e as áreas circundantes, como as termas de Carlão, que existem desde a ocupação romana de Península Ibérica.

Sendo uma região eminentemente agrícola, a linha do Tua desempenha um papel decisivo no transporte das mercadorias correspondentes, sem o inconveniente do agravamento da poluição atmosférica inerente ao transporte automóvel.

Viajar na linha do Tua é usufruir da beleza natural da região hidrográfica do rio Douro, promovendo a importância turística desta região que é Património da Humanidade.

O Movimento Cívico pela Linha do Tua tem mobilizado os cidadãos que possam deste modo promover a democracia participativa como forma de afirmar a cidadania, defender o património nacional e promover os desenvolvimentos numa perspectiva do crescimento cívico e ético.

Vamos salvar a linha do Tua, afirmando a nossa cidadania


Comentário

o Exmº Senhor Professor Doutor Nuno
Grande é , como todos sabem, um dos maiores exemplos de cidadania e muito nos honra este seu apoio

MCLT