sexta-feira, 6 de junho de 2008

Daqui e dali... Sabre07

A saúde no distrito, não justifica…
Tudo tão previsível.

Não justifica investimento na saúde, não justifica, repito. As distâncias em tempo até vão ficar mais reduzidas, com a efectivação da auto-estrada Porto-Bragança. E justifica-se ter três (3) hospitais??? Quando devíamos ter um com todas as valências, elevado à categoria de central, o que é necessário para assumir que este é o melhor caminho, se como dizem o problema não é dinheiro (para quem não o tem, digo eu)?

O que é importante é transportar as pessoas para locais a centenas de quilómetros de distância e não estamos a falar de problemas de saúde menores, referimo-nos, também, a doentes oncológicos, a tratamentos que debilitam e causam mal-estar, não justifica!!!. E justifica em Vila Real, muito mais perto dos centros de decisão e de concentração do melhor que há em saúde no país, porquê?

Não podemos exigir ter todos os meios, somos realistas e conscientes, mas temos direito à definição destes e a uma informação mais substantiva e justificada do rumo dado na política de saúde para este distrito, Não podemos (nem devemos) esquecer o caos da emergência médica, e das promessas não cumpridas, aqui também se mostrava a excelência das propostas e os méritos da sua implementação, e o que temos, honestamente alguém viu ou está a pensar ver a curto prazo melhorias? Não foi para poupar uns euros apenas, onde para a operacionalidade dos meios? E justifica a maternidade em Bragança, mantém os critérios para estar a funcionar? E não coloco o profissionalismo e a competência dos profissionais, pois nunca estiveram em causa nem foram factor de decisão para a manutenção ou encerramento.

E a saída dos profissionais de saúde dos hospitais pondo em causa o normal funcionamento dos serviços com sobrecarga de trabalho, justifica-se pela incerteza do rumo a seguir, e que incentivos oferecem para a sua fixação?

Justifica a esperança em dias melhores para a região ou devemos começar pela debandada (aqueles que ainda podem) de todo o ser vivo e pensante do nordeste transmontano? A desertificação é processo irreversível, mas com medidas deste teor pode ser acelerada e a curto prazo.

Quem sabe se não há-de chegar a hora de ter que fazer as necessidades no litoral, não justifica manter o saneamento básico nestas paragens, podendo ter um serviço de excelência no litoral, vamos a apertar a barriga ou descarregar ao ar livre.

Em compensação podiam aliviar-nos, em jeito de compensação, de alguns impostos.

Estas afirmações de responsáveis pela saúde assim a seco não caem bem, mas apenas se apresentam como pontos de vista, que não concordo e tenho o direito de contestar.

Haja saúde.

PS: Tudo desculpamos e esquecemos basta a selecção de todos nós ganhar, assim espero… “tragam o caneco”.

Bom fim-de-semana

Sabre07

Sem comentários: