sábado, 22 de março de 2008

Daqui e dali... Júlio César

O nosso espelho!
Páscoa

Celebrar a páscoa significa celebrar a nossa vida-em-Cristo, passagem das trevas para a luz, do pecado para a graça, da morte para a vida. Enfim: da escravidão para a liberdade.A Páscoa são “lembranças” de Cristo enquanto viveu na terra, entre nós. São muito importantes, pois dão-nos a certeza de que Ele está sempre connosco. Ele desceu dos céus à terra para curar a enfermidade do homem; revestiu-se da nossa natureza no seio da Virgem e se fez homem; tomou sobre si os sofrimentos do homem enfermo num corpo sujeito ao sofrimento, e destruiu as paixões da carne; seu espírito, que não pode morrer, matou a morte homicida.

Foi levado como cordeiro e morto como ovelha; libertou-nos das seduções do mundo, como outrora tirou os israelitas do Egito; salvou-nos da escravidão do demônio, como outrora fez sair Israel das mãos do faraó; marcou nossas almas com o sinal do seu Espírito e os nossos corpos com seu sangue. Foi ele que venceu a morte e confundiu o demônio, como outrora Moisés ao faraó. Foi ele que destruiu a iniqüidade e condenou a injustiça à esterilidade, como Moisés ao Egito. Foi ele que nos fez passar da escravidão para a liberdade, das trevas para a luz, da morte para a vida, da tirania para o reino sem fim, e fez de nós um sacerdócio novo, um povo eleito para sempre. Ele é a Páscoa da nossa salvação.

Foi ele quem tomou sobre si os sofrimentos de muitos: amarrado de pés e mãos em Isaac; exilado de sua terra em Jacó; vendido em José; exposto em Moisés; sacrificado no cordeiro pascal; perseguido em Davi e ultrajado nos profetas. Foi ele o cordeiro que não abriu a boca, o cordeiro imolado, nascido de Maria, retirado do rebanho, foi levado ao matadouro, imolado à tarde e sepultado à noite; ao ser crucificado, não lhe quebraram osso algum, e ao ser sepultado, não experimentou a corrupção; mas ressuscitando dos mortos, ressuscitou também a humanidade das profundezas do sepulcro.
Parece que também nós fomos sacudidos por algum vento vindo do além e corremos ao Templo a reconciliarmo-nos com o Senhor, a pôr em ordem a nossa vida, pedindo perdão pelas faltas de amor para com o autor da vida e os irmãos.- Cristo ressuscitou! Aleluia!- O Senhor venceu a morte e voltou à vida!Que belo é participar nas celebrações litúrgicas do tempo pascal! Lembra-nos as palavras de Jesus.«Eu sou a Luz do Mundo!»«Quem me segue não anda nas trevas!»
Aleluia!
Santa Páscoa!

Júlio César

5 comentários:

mario carvalho disse...

boa Páscoa a Todos

Anónimo disse...

Gostei de ler este seu artigo. Está muito bom. Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida. Sigamo-lo, porque Ele é o Rei do Amor, da Paz e da Concórdia entre todos os homens.Ressuscitemos com ELE, despindo as nossas roupas velhas, para uma vida nova, diferente, melhor.

Unknown disse...

O tema central do Cristianismo é a construção do homem novo:lutador,entusiasta,desprendido,amante do próximo,para encontrar soluções de vida para todos e não só para alguns.O que o novo homem tem a ganhar com o desprendimento é de longe superior ao que perde por desprender-se.Esta vivência proporcionará uma alegria imensa.
Estará o homem novo já perto da conclusão?
JLM

vitorino almeida ventura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
vitorino almeida ventura disse...

O que fica mais interessante deste texto são as luzes, digo: as outras vidas de Jesus, a.C..

Há como que uma fé na retroactividade do Espírito, já que não posso dizer mais orientalmente: reencarnação.

Fiquem bem,

V.A.V.