sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Verdes chamam ministra da cultura por causa da Linha do Tua

Reconhecer o valor patrimonial da Linha do Tua seria a melhor forma de homenagear as pessoas que ali morreram em acidentes ferroviários.
A opinião é do Partido Ecologista “Os Verdes”, numa altura em já passaram três anos depois do primeiro acidente que vitimou três funcionários do Metro de Mirandela.
Para “Os Verdes”, o dia 12 de Fevereiro de 2007, marcou o início de um período negro para aquela ferrovia e segundo o partido muito há ainda por esclarecer.
Por isso, entende que a melhor forma de homenagear as vítimas da Linha do Tua, é reconhecer o valor patrimonial da ferrovia.
A melhor homenagem que gostaríamos de ter às vítimas dos acidentes do Tua é reconhecendo o valor patrimonial da linha” refere a dirigente Manuela Cunha. “Nós consideramos que a linha te um valor patrimonial imenso e não há outra peça igual em Portugal, por isso, achamos que é preciso preservá-la, valorizá-la e potenciá-la do ponto de vista turístico”.
Por isso, “Os Verdes” vão pedir a presença da ministra da cultura na Comissão de Ética, Sociedade e Cultura da Assembleia da República, para que Gabriela Canavilhas esclareça sua a posição em relação à linha do Tua que integra a área do Alto Douro Vinhateiro, classificada pela UNESCO como Património da Humanidade.
Nós gostaríamos que a ministra, que tem estado muito silenciosa sobre esta matéria, desse a conhecer a posição do seu ministério” afirma. “Até porque uma parte da linha, está incluída na classificação do Alto Douro Vinhateiro, património da humanidade” acrescenta. “E foi exactamente nessa zona que já arrancaram carris para fazer prospecções para a barragem” lembra Manuela Cunha.
Três anos depois do primeiro acidente mortal na Linha do Tua, Os Verdes querem assinalar a data com uma homenagem às vítimas chamando a ministra cultura à Assembleia da República para esclarecer a posição do Governo sobre aquele património. Brigantia

1 comentário:

Anónimo disse...

Os verdes e os Ministros que percorram a linha do Tua a pé e verifiquem com os seus próprios olhos os barrancos que estão caídos na referida linha, oub seja, na linha da morte.