segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Daqui e dali... Aníbal Gonçalves

Alguns dias de paz

Quando me desloco à minha terra natal faço-me acompanhar da máquina fotográfica. Mas, como desta vez se tratava de passar mais um Natal em família, carregava também comigo muitas recordações da infância e da juventude.

Esta época marca, e voltar ao local onde tudo aconteceu, faz-nos ser de novo crianças. Infelizmente há coisas que não voltam mais. A desertificação e o envelhecimento da população alteram hábitos nas nossas aldeias. Muita da alegria e convívio de antigamente não foram muito evidentes nestes dias gelados.
Contudo, o calor da família e da lareira, o sabor das nossas pencas, dos bolos de bacalhau, as rabanadas e um sem número de aromas, permitiram outros momentos únicos, derretendo o gelo e levando-nos a esquecer a crise.

Este ano, na minha aldeia, Zedes, não se conseguiram mobilizar vontades para se fazer uma fogueira de Natal, para compensar, tivemos direito à Missa do Galo!
Uma das coisas que me deu muito prazer, foi fazer um longo passeio por várias freguesias do concelho, fotografando aqui e ali, quase sempre os sinais do Inverno. O gelo que existia em muitas delas e o nevoeiro que cobria outras, ajudou-me no reencontro. São alguns desses momentos fotográficos que aqui partilho.
Um bom 2009.
Aníbal Gonçalves
Nota: As fotografias são na Felgueira, Pereiros, Pombal e Paradela.

3 comentários:

Anónimo disse...

As habituais fotos de excelente qualidade!

Anónimo disse...

Dou os parabéns ao Sr. Aníbal Gonçalves pelo excelente trabalho fotográfico que sempre apresenta.
Continue!

Anónimo disse...

Como não ser consentaneo, fotos destas só mesmo no nosso concelho!
Parabéns continue a publica-las que eu vou publicitando longe daí e posso-lhe dizer dezenas já viram.

´M.Carvalho