domingo, 6 de abril de 2008

Recurso aos tribunais para travar a barragem do Tua

O partido ecologista "Os verdes" está a preparar um conjunto de acções para impedir a construção da barragem do Tua. Algumas delas poderão passar pelo recurso aos tribunais portugueses e europeus. Mantém que a construção do aproveitamento hidroeléctrico é um "crime ambiental em pleno Alto Douro Vinhateiro Património Mundial", pois o paredão vai nascer junto à foz rio do Tua, afluente do Douro.
"Estamos empenhados em travar a construção desta barragem num local único em Portugal", realça Manuela Cunha, dirigente de "Os Verdes". Reitera que o empreendimento irá "comprometer um potencial de desenvolvimento" para Trás-os-Montes e Alto Douro e também para todo o país.

Pressionar a Unesco
Cientes de que a luta vai ser difícil, o partido ecologista vai concentrar-se em "pressionar a Unesco", entidade que atribuiu ao Alto Douro Vinhateiro o estatuto de Património Mundial.
"A Unesco deve ser guardiã desse bem", considera Manuela Cunha. "Os Verdes" estão reunidos, este fim-de-semana, no Alentejo, para definir um conjunto de acções a desenvolver contra um projecto que já foi adjudicado à EDP.
A ideia é apelar a todas as entidades que estejam contra a barragem para se unirem de modo a, recorrendo a "todos os meios possíveis", impedir o avanço da obra.
A dirigente alega ainda que os postos de trabalho anunciados para os quatro anos que vai durar a construção, bem como o desenvolvimento de que se fala para a região, são apenas "uma miragem".
Contabiliza as 14 barragens da bacia hidrográfica do rio Douro e afirma que se elas contribuíssem para o progresso "teríamos a região no topo do desenvolvimento do país, o que não acontece".
Manuela Cunha lamenta que a Estrutura de Missão do Douro "esteja claramente a favor da barragem do Tua", certeza que assenta na participação do seu chefe de projecto, Ricardo Magalhães, na reunião dos autarcas dos concelhos abrangidos, na próxima terça-feira, em Carrazeda de Ansiães.

Petição concorrida
Entretanto, a petição que o Movimento Cívico pela Linha do Tua lançou na internet em http//www.petitiononline.com/tuaviva/petition.html conseguiu numa semana mais de 1700 subscritores. À cabeça da argumentação lembra-se que a barragem do Tua significará a destruição do último caminho-de-ferro do distrito de Bragança e a destruição de olivais e de vinha da Região Demarcada do Douro, entre outros argumentos.
Muitas das assinaturas estão acompanhadas de opiniões diversas de apoio à preservação do vale do Tua e, particularmente da linha ferroviária, bem como votos contra a barragem. Eduardo Pinto, JN

6 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Srs: Verdes:
Parem lá com essa mania porque cá o nosso presidente Génio vai precisar de água como de pão para a boca. O Verão aproxima-se e a água da albufeira de Fontelonga está a níveis, diz quem sabe, muito preocupantes e uma das garantias que corre nos corredores das "auguas" é a de que não haverá água para mais de 3 meses.
Portanto, se os srs: Verdes não mudam de cor corremos o risco de nos anos seguintes termos que tomar vários banhos na mesma água...

Anónimo disse...

piada!!!
porque não pensou nisso quando a barragem estava baixa e deixou fazer uma a montante que lhe desviou a àgua.
Q o senhor presidente beba um pouco mais de água... só lhe fazia bem ser um pouco mais responsável e deixar as merendas de lado um pouco. porque carrazeda podia ser um polo turistico de interesse nacional, com as paisagens as termas, hoje em dia isso é turismo de luxo nos paises desenvolvidos mas nós continuamos no terceiro mundo não é?

Quando é q começamos a pensar no futuro a longo praso e dexamos a limitação de pensar em metas inferiores a 4 anos?

Anónimo disse...

Ora, em duas penas o último anónimo disse coisas tão importantes (sem prejuizo de alguns lhe chamarem disparates)que só me dá raiva de ter um presidente que tem tanto de ausente como de incompetente e irresponsável!
Esta de ter deixado fazer uma outra barragem a montante...!

Anónimo disse...

Sim senhor, tendes um rico presidente... lisboeta, na "boa vai ela"! Muito o criticais e com carradas de razão, mas aposto que se ele resolver voltar a candidatar-se, muitos de vós ides atrás dele como cordeirinhos, com a bandeirinha da chaminé (agora restaurada para as cores do cds, pelo louco populista de Gaia) e, de tão velhinho presidente, ainda tendes que ir a um lar mudar-lhe as fraldas. Não será melhor dar lugar aos mais novos, com mais competência para modernizar o vosso belo concelho? Afinal,tendes medo de quê??? Carrazeda e a sua simpática gente merecem muito mais!
Tendes aí pessoas de outros partidos e até no próprio psd, com muito mais categoria, inteligência e competência para desenvolver a vossa terra. De que estais à espera? Fazei como os vossos concelhos vizinhos que dantes eram psd mas depois, sem medo, votaram PS e o resultado não mente quanto ao desenvolvimento que conseguiram: é só fazer as devidas comparações! Força, gente boa de Carrazeda!

Anónimo disse...

Monumental problema para o concelho de Carrazeda?
Parece que o PS de Carrazeda fará brevemente, eleições para os seus Órgãos dirigentes concelhios.
Comos estes irão presidir aos actos formais e informais decorrentes dos actos eleitorais do ano que vem, onde naturalmente se incluem as autárquicas, espera-se que nos seja evidenciada uma equipa a votos, com capacidades e visão de futuro.
Também se precisa que o CDS-PP e o PC se apresentem para melhor se verem as + valias humanas deste concelho.
É que o psd com a presença dos "operacionais" já andam pelos cafés e não só, a interrogar as pessoas sobre quem acham que devem ser as esquipas(psd, claro)que se devem apresentar.
Isto significa que já andam a saber da MENOS VALIA que será Eugénio de Castro para o futuro!
Contactado este, na capital do "reino"...: " deixa-os andar!
A esses faço-lhes bem a cama!