domingo, 11 de novembro de 2007

Autarca teme fim do caminho-de-ferro

Comboios transportam 20 mil pessoas/ano na Linha do Tua. "Esta decisão do Governo vai acabar com o que resta do caminho-de-ferro no Nordeste Transmontano". Esta foi a convicção transmitida pelo presidente da Câmara de Mirandela, José Silvano, ontem, num debate de análise às consequências da construção da barragem Foz-Tua na manutenção da linha ferroviária do Tua, numa organização da Autarquia e do Movimento Cívico da Linha do Tua.
José Silvano considera "incompreensível" que a decisão surja no momento em que uma empresa do Estado, a REFER, está a investir milhares de euros para reparar o troço acidentado da linha, em 12 de Fevereiro, em que morreram três pessoas. O edil considera que o Nordeste Transmontano ficará sem aquela que, no futuro, "poderia ser a única ligação estratégica ferroviária ao litoral, além do potencial turístico da linha". Referiu, ainda, que Mirandela não beneficiará com a barragem, nem mesmo do espelho de água, que termina no limite do concelho. Para Daniel Conde, do MCLT, a construção da barragem ditará o desaparecimento de "um percurso turístico de sonho", que leva cerca de 20 mil pessoas a percorrerem os carris entre o Tua e Mirandela, ano após ano, apreciando a paisagem no troço que sobreviveu ao encerramento da década de 90.
Na sua óptica, essa decisão agravará a desertificação da região, pois acarreta a redução na mobilidade das populações locais, carga e turistas. "Representa, também, a perda de património público, com a destruição de estações, degradação das obras de arte ou a sua venda a particulares", sublinha.
Manuela Cunha, de "Os Verdes" relembrou que o seu partido enviou um dossiê ao Comité do Património Mundial da Unesco denunciando a intenção do Governo de construir a barragem numa zona classificada." Eduardo Pinto in JN
ESCLARECIMENTO

«Chamo-me Daniel Conde, sou membro do MCLT - Movimento Cívico pela Linha do Tua, e fui ontem orador no debate promovido pela Câmara Municipal de Mirandela e o MCLT. Ao pesquisar o que os media têm dito, estou a esbarrar constantemente nas minhas declarações publicadas no Jornal Nordeste, mas que constantemente saem com uma perigosa citação que não é verdadeira: a linha não tem apenas 20.000 passageiros/ano!!! Tem 20.000 TURISTAS/ANO! isto fora os restantes passageiros que transporta!

Aproveito para deixar aqui o apelo como cidadão e como trasmontano de que estamos a ser enganados pelo Governo, e que nos devemos erguer contra isso. O MCLT está à inteira disposição do povo trasmontano para procurar formas de evitar esta machadada mortal no desenvolvimento da nossa região.
MCLT (recebido por mail em 12/11/2007)

2 comentários:

Daniel Conde disse...

Chamo-me Daniel Conde, sou membro do MCLT - Movimento Cívico pela Linha do Tua, e fui ontem orador no debate promovido pela Câmara Municipal de Mirandela e o MCLT. Ao pesquisar o que os media têm dito, estou a esbarrar constantemente nas minhas declarações publicadas no Jornal Nordeste, mas que constantemente saem com uma perigosa citação que não é verdadeira: a linha não tem apenas 20.000 passageiros/ano!!! Tem 20.000 TURISTAS/ANO! isto fora os restantes passageiros que transporta!
Aproveito para deixar aqui o apelo como cidadão e como trasmontano de que estamos a ser enganados pelo Governo, e que nos devemos erguer contra isso. O MCLT está à inteira disposição do povo trasmontano para procurar formas de evitar esta machadada mortal no desenvolvimento da nossa região.
www.linhadotua.net
www.alinhadotua.cjb.net

Anónimo disse...

Estive no Museu Teixeira Lopes na cidade de Mirandela, sábado 07Nov10. Tive o gosto de presenciar a exposição feita pelo Dr. Daniel Conde. Apresento-lhe aqui os meus cumprmentos e felicitações pelo trabalho estatístico apresentado.
Gostei de ouvir a exposição do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Mirandela. Foi desconcertante para com os seus colegas de Carrazeda e Vila Flor o que demonstra, clara e inequivocamente a diferença de sentimentos relativamente à manutenção da linha do Tua, bem como à visão desenvolvimentista do empreendimento, tanto no respeitante à Barragem única, com quotas 190 - 200 ou 210, como se tratando de 4 ou 5 açudes.
É uma pena realmente, verificarmos que um assunto tão importante para os nossos concelhos de Carrazeda, Vila Flor, Murça,Alijó e Mirandela, não tenha desde logo, no Movimento Cívico pela Linha do Tua, uma presença massiva de autarcas das freguesias envolvidas.
Se bem me apercebi,não havia autarcas de Carrazeda, Vila Flor e Alijó.
Tive pena sair antes do final, mas a hora ia já muito tardia.
De todo o modo, quer a C. Municipal de Mirandela, quer o MCLT estão de parabéns.
Carlos Fernandes-Pombal