sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Linha do Tua encerrada provisoriamente até se apurarem causas de acidente

A secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, anunciou o encerramento temporário da Linha do Tua até se apurarem as causas do acidente que hoje ocorreu com uma composição.
Ana Paula Vitorino deslocou-se esta tarde ao local onde ocorreu o acidente, que provocou uma morte e ferimentos em 42 pessoas entre os 48 passageiros que seguiam viagem naquela que é a única linha ferroviária do nordeste transmontano. Este foi o quarto acidente com carruagens daquele metro ocorrido no último ano e meio.
O Núcleo de Investigação Criminal da GNR já está no local onde ao final da manhã de hoje ocorreu o descarrilamento para investigar as causas do acidente que ocorreu pelas 11h00, a um quilómetro da estação da Abrunheda.
O presidente da Câmara e do Metro de Mirandela, José Silvano, referiu que "o maquinista disse ter sentido uma explosão no bogie [designação inglesa do conjunto de eixos da composição] no momento antes do descarrilamento, mas não conseguiu perceber se ela ocorreu na linha ou na carruagem".
Mas segundo a CP, os técnicos que foram chamados ao local "não detectaram sinais de explosão", como foi referenciado por passageiros.
A composição acidentada ficou tombada três a quatro metros abaixo da linha mas no lado contrário do rio Tua - que segue dezenas de metros abaixo da ferrovia
Segundo Jorge Gomes, o acidente não provocou danos nos carris da linha mas levou a que várias das traves de madeira entre eles partissem. (…)
Cinco dias antes uma inspecção da REFER tinha realizado uma inspecção ao local não registando qualquer anomalia.
Inicialmente a linha prolongava-se até Bragança, mas acabou por ser encurtada. É vista como uma das linhas ferroviárias mais bonitas do mundo pela paisagem que percorre e pela construção. A largura de carril, em alguns dos troços não chega a ter um metro. É muito procurada por turistas.
A única linha ferroviária do nordeste transmontano tem sido, nos últimos tempos alvo de acesa luta, depois da EDP ter proposto, em Março passado, uma cota para a barragem que desejava construir no Tua que significava a quase totalidade da submersão da linha.
A possibilidade de encerramento da linha é uma constante desde o acidente de Fevereiro de 2007. Público

Número de feridos em acidente ferroviário sobe para 47

O descarrilamento de um comboio na Linha do Tua provocou um morto e 47 feridos, segundo um novo balanço da Autoridade Nacional da Protecção Civil. Entretanto, foi ordenada a abertura de um inquérito para apurar as causas do acidente.
Apesar dos números avançados pela Protecção Civil - um morto e 47 feridos -, o Governador Civil de Bragança está a avançar que o acidente na Linha do Tua desta sexta-feira fez dois mortos, incluindo uma mulher de 47 anos, natural de Vimioso e residente em Porto de Mós.
Jorge Gomes disse que à criança que faleceu quando estava a ser transportada para o hospital de Vila Real juntou-se outro morto, uma «senhora que foi retirada já morta da composição» que descarrilou na Linha do Tua, e que tinha ficado presa por baixo da carruagem tombada.
Além disso, existe um ferido que «inspira cuidados», adiantou o Governador Civil de Bragança, acrescentando que muitos dos 40 feridos já regressaram a casa.
«Estamos a evacuar a zona e desmobilizar as corporações e o INEM para regressar à normalidade, dentro do possível» no local, acrescentou. TSF

Protecção Civil confirma apenas uma vítima mortal no acidente na linha do Tua

Apesar de ter sido avançado à Lusa pelo Governador Civil de Bragança que havia duas vítimas mortais do descarrilamento na linha do Tua (entre eles uma criança), a Autoridade Nacional de Protecção Civil apenas confirma a morte de uma mulher de 47 anos. Há ainda registo de cinco feridos em estado mais grave.
O INEM , que recebeu a primeira chamada de socorro às 11h10, enviou para o local três viaturas médicas de emergência e reanimação (VMER) e dois helicópteros. Há ainda um posto médico avançado do INEM montado no local do acidente.
No local estiveram ainda cinco ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV) e 15 de Intervenção em catástrofe. Foram ainda enviados para o local equipas de psicólogos de Porto e Coimbra para apoio.
Ainda de acordo com dados avançados pelo INEM e pela Protecção Civil, os feridos, incluindo com escoriações ligeiras, estão a ser encaminhados para o Centro de Saúde de Carrazeda de Anciães, que recebeu 17 vítimas. Esta unidade está a ser apoiada também por meios do INEM.
Os hospitais de Bragança e Mirandela receberam, no total, 14 feridos mas 3 já tiveram alta médica. Entre as vítimas recebidas por estas duas unidades está uma grávida, duas crianças e o maquinista da composição. Para o Hospital de Vila Real foram encaminhadas 11 vítimas, entre os quais duas mulheres politraumatizadas e cinco crianças, um deles um bebé.
De acordo com a REFER, eram 48 os ocupantes da composição, dado baseado no número de bilhetes vendidos.
A composição ficou tombada três a quatro metros abaixo da linha mas no lado contrário do rio Tua - que segue dezenas de metros abaixo da ferrovia.

“Explosão pode ser a causa”
O presidente da Câmara e do Metro de Mirandela, José Silvano, referiu que "o maquinista disse ter sentido uma explosão no “bogie” [designação inglesa do conjunto de eixos da composição] no momento antes do descarrilamento, mas não conseguiu perceber se ela ocorreu na linha ou na carruagem".
O autarca adiantou que a carruagem acidentada circulava em carreira normal e não fretada para serviço turístico, mas admitiu que parte dos seus ocupantes poderiam ser turistas.
A automotora tinha saído às 9h37 de Mirandela e o descarrilamento ocorreu por volta das 11h00 um quilómetro a sul da estação de Brunheda.
No último ano e meio houve três acidentes na Linha do Tua. O mais grave, em Fevereiro de 2007, fez três vítimas mortais.
A linha do Tua, numa extensão de 60 quilómetros, é o único troço ferroviário do nordeste transmontano, depois da desactivação de diversas linhas na década de 1990.

A Secretária de Estado dos Transportes vai deslocar-se ao local do acidente ferroviário na Linha do Tua para acompanhar o caso, disse hoje fonte oficial do Ministério das Obras Públicas. Público


Verdes exigem inquérito urgente ao acidente

O partido Os Verdes, que tem defendido a manutenção da Linha do Tua, exigiu hoje um inquérito urgente ao acidente ocorrido naquela ferrovia, manifestando «estranheza» pela sucessão de acidentes que têm ocorrido «ora por uma razão, ora por outra» Sol

Dois mortos em descarrilamento na Linha do Tua

Uma explosão pode ter estado na origem de um descarrilamento esta manhã na Linha do Tua que provocou dois mortos. A composição transportava na altura cerca de 50 pessoas.
A Linha do Tua foi esta manhã palco de mais um descarrilamento que terá sido provocado por uma explosão no eixo da frente da carruagem que a terá projectado para fora da linha, segundo referiu o maquinista que já foi transportado para o hospital.
O acidente provocou dois mortos, uma criança e uma mulher de 47 anos, segundo informou Jorge Gomes, Governador Civil de Bragança, e ainda 10 feridos em estado grave e 15 feridos ligeiros. Segundo José Gomes a mulher ficou presa por baixo da carruagem tombada e morreu já no hospital de Vila Real onde se encontra igualmente um outro ferido em estado muito grave.
A RTP contactou o porta-voz da CP, Carlos Madeira, que referiu que na altura viajavam na automotora ligeira cerca de 50 pessoas e que o descarrilamento aconteceu entre as estações de Brunheda e Tralhão, no sentido do Tua, na composição que tinha saído de Mirandela às 9.37 horas. As poucas informações existentes dão ainda conta de que o comboio ligeiro tombou para a encosta, mas não caiu ao rio. Ao local, a cerca de um quilómetro da estação de Brunheda, perto de Carrazeda de Ansiães, já estão nove corporações de bombeiros e três helicópteros do INEM. Este é já o terceiro acidente em pouco mais de um ano. RTP

Explosão provoca descarrilamento de comboio

Uma composição descarrilou por volta das 11 horas na linha do Tua devido a uma explosão. Na carruagem seguiam cerca de 50 pessoas e, de acordo com Carlos Madeira, Dir.Comunicação da CP, há pelo menos um morto e 25 feridos. A vítima mortal é uma criança mas desconhece-se, por enquanto, a idade. A protecção cívil refere que 10 dos 25 feridos se encontram em estado grave. O porta voz da CP, Carlos Madeira, ainda não tem elementos que possam esclarecer a origem do acidente. No local encontram-se 3 helicópteros e várias ambulâncias, assim como 19 carros de bombeiros para prestarem auxílio aos feridos. De acordo com a agência Lusa, há passageiros encarcerados na composição e os feridos a serem transportados para unidades hospitalares próximas. sapo

Um morto e 25 feridos na Linha do Tua

O descarrilamento de um comboio na Linha do Tua provocou, esta manhã, um morto, 10 feridos graves e 15 ligeiros. O acidente aconteceu numa zona de difícil acesso, junto à localidade da Brunheda, pelas 11h15m. O motorista, que foi transportado para o hospital, coloca a hipótese de explosão numa das rodas.
Nas operações de socorro estiveram os bombeiros de Mirandela e Carrazeda de Ansiães. É o terceiro acidente que acontece este ano na Linha do Tua. Rádio Clube

Descarrilamento da Linha do Tua

Chegada de feridos ao Hospital de Vila Real
Para ouvir a notícia: som TSF

Descarrilamento na Linha do Tua: um morto e 25 feridos, dez dos quais em estado grave

Uma automotora ligeira, com cerca de 50 pessoas a bordo, descarrilou por volta das 11h00 na Linha do Tua, um quilómetro a sul da estação de Brunheda, fazendo pelo menos um morto e 25 feridos, dez dos quais em estado grave, confirmou a Protecção Civil.
Por seu lado, o director de comunicação da CP, Carlos Madeira, indicou à SIC-Notícias que não há, para já, nenhuma informação acerca da origem do descarrilamento da automotora, que terá "tombado para terra".
Fonte autárquica disse no entanto à Lusa que "na sequência de uma explosão, ocorreu um descarrilamento da composição".
Os Bombeiros Voluntários de Carrazeda de Ansiães já estão no local, juntamente com o INEM. Segundo uma fonte da corporação, o posto de comando vai ser instalado no local. Alguns dos feridos foram já transportados para o hospital.
No último ano e meio houve três acidentes na Linha do Tua. O mais grave, em Fevereiro de 2007, fez três vítimas mortais.
A linha do Tua, numa extensão de 60 quilómetros, é o único troço ferroviário do nordeste transmontano, depois da desactivação de diversas linhas na década de 1990. Público

Metro de Mirandela descarrilou com 50 pessoas a bordo

Uma composição da Linha do Metro de Mirandela descarrilou, esta sexta-feira, numa altura em transportava cerca de 50 pessoas, disse fonte do Centro Coordenador das Operações de Socorro de Bragança.

O acidente ocorreu cerca das 11:00, a um quilómetro da estação de Brunheda, concelho de Carrazeda de Ansiães.

Uma fonte autárquica disse à agência Lusa que na sequência de uma explosão, ocorreu um descarrilamento da composição, encontrando-se pessoas encarceradas e outras já a ser transferidas para um hospital da zona. TSF

Uma composição da Linha do Metro de Mirandela descarrilou hoje, numa altura em transportava cerca de 50 pessoas, disse fonte do Centro Coordenador das Operações de Socorro de Bragança. Há pelo menos um ferido grave e outras pessoas foram transportadas para o hospital.(...)

Nesta altura, a Linha do Tua é muito procurada por turistas, seguindo as carruagens bastante apinhadas, tal como foi o caso desta manhã. Sol

Última hora - Linha do Tua - novo acidente

Novo acidente na Linha do Tua.

Explosão seguida de descarrilamento.
Vários feridos.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Portugal importou 63% de electricidade até Julho

Energia.

Nos primeiros sete meses do ano, o saldo negativo entre exportações e importações subiu 63% face a Julho de 2007. No mesmo período, a produção nacional caiu 6%, mas o consumo cresceu 1,3%. A electricidade de Espanha abastece 19% do consumo português
As importações de electricidade a partir de Espanha estão a crescer este ano. Em Julho, os últimos dados públicos sobre o mercado nacional apontam para uma subida de 63% desde o início do ano do saldo importador, ou seja, da diferença entre a electricidade comprada e vendida a Espanha. (...)
Portugal é em regra deficitário na compra e venda de energia com Espanha, mas isto não significa que o País não tenha capacidade instalada suficiente para responder à procura. A opção de importar do mercado vizinho resulta muitas vezes de uma gestão que procura limitar os custos da energia consumida. Muitas vezes acaba por ficar mais barato comprar na bolsa espanhola do que pôr a funcionar uma central em Portugal. DN

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

"Os Verdes" reagem ao caso das sondagens arqueológicas adiadas pela EDP

"Os Verdes" consideram que é escandaloso e inaceitável se o governo der luz verde à EDP para que só realize sondagens arqueológicas no Vale do Sabor durante a construção da barragem. O Partido Ecologista refere mesmo que essa atitude do executivo e da EDP não são surpresa face ao património arqueológico importante que foi detectado durante o Estudo de Impacte Ambiental.
Ainda assim exorta o Ministro da Cultura a dizer se estão a ser defendidos os interesses do país se as sondagens arqueológicas prévias à construção da Barragem do Sabor não forem feitas antes da empreitada. "Os Verdes" esperam uma clarificação de todo o processo denunciado pela imprensa e anunciam a vontade de exigir explicações no parlamento, caso os trabalhos arqueológicos não sejam prévios à construção da barragem. RBA

EDP nega ter adiado trabalhos no Sabor, mas empresa envolvida confirma

A EDP negou, em declarações à Lusa, ter adiado qualquer trabalho arqueológico no vale do Sabor para não atrasar o início da construção da futura barragem, insistindo ainda em reafirmar que "não adjudicou nem teve intenção de adjudicar à Ecossistema qualquer trabalho de sondagens e escavações, pelo que nenhum concurso ou consulta foi suspensa”. Mas é a própria Ecossistema, a empresa que juntamente com a Agri.Pro Ambiente realizou o Estudo de Impacte Ambiental da obra, que desmente a eléctrica nacional.
Numa carta que enviou ao PÚBLICO esclarecendo o seu envolvimento neste processo, a Ecossistema diz o seguinte: “Em Fevereiro de 2007, em plena fase de avaliação do RECAPE (Relatório de Conformidade Ambiental do Projecto de Execução) – procedimento que faz parte da Avaliação de Impacte Ambiental de projectos, conforme o Decreto-Lei nº 69/2000, republicado pelo Decreto-Lei nº 197/2005 – a Ecossistema preparou para informação da dona da obra, a EDP, uma consulta, e não um concurso formal, a três empresas de arqueologia para apresentação de condições (nomeadamente prazos e preços) para a execução de sondagens arqueológicas e de levantamentos arquitectónicos dirigidos aos elementos patrimoniais identificados nos trabalhos realizados no EIA e no RECAPE do Baixo Sabor”. Ainda de acordo com a mesma informação, o propósito desses trabalhos era o de “permitir ter dados substantivos para discutir a oportunidade e a viabilidade da realização desde logo desses trabalhos”.
As três empresas consultadas apresentaram as suas propostas, mas, como acrescenta a Ecossistema, “no decurso da avaliação então a decorrer, acabou a EDP, de acordo com as entidades de tutela do património cultural, nomeadamente como resultado de uma reunião entre estas entidades organizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, em Março de 2007, por entender promover os referidos trabalhos na chamada “fase de obra”, ou seja, durante os vários anos que demorará a construção da barragem, integrados com vários outros trabalhos de intervenção patrimonial igualmente definidos no RECAPE ou exigidos pela Comissão de Avaliação. Por essa razão, não teve essa consulta qualquer sequência”.
O principal levantamento dos bens patrimoniais existentes na zona que irá ser submersa tinha sido feito em 2005 pela ERA Arqueologia, uma das empresas que respondeu à consulta da EDP promovida através da Ecossistema (esta firma foi apenas intermediária no processo). Mas já depois desse estudo foi revelada a existência de gravuras rupestres que ainda não eram conhecidas. Público

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Autarcas levam Estado a tribunal

As autarquias estão a intentar acções em tribunal contra o Estado por incumprimento de contratos assinados com o Governo. A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), liderada por Fernando Ruas, tem conhecimento de casos concretos nas câmaras de Vila Nova de Poiares e Carrazeda de Ansiães. Castelo de Paiva prepara-se para avançar para a via judicial. Mas o presidente da ANMP acredita que "haverá muitas mais". Correio da Manhã

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Daqui e dali... Vitorino Almeida Ventura

E depois do Festival de Música medieval?


CAMÕES E A TENÇA

Irás ao paço. Irás pedir que a tença
seja paga na data combinada
Este país te mata lentamente
País que tu chamaste e não responde
País que tu nomeias e não nasce

Em tua perdição se conjuraram
calúnias desamor inveja ardente
e sempre os inimigos sobejaram
a quem ousou seu ser inteiramente

E aqueles que invocaste não te viram
porque estavam curvados e dobrados
pela paciência cuja mão de cinza
tinha apagado os olhos no seu rosto

Irás ao paço irás pacientemente
pois não te pedem canto mas paciência

Este país te mata lentamente

(Sophia de Mello Breyner Andresen)


Um dia, quando falava com o ex-futuro presidente da Câmara de Carrazeda, João Lopes de Matos, percebi (até porque ele já o havia escrito) que uma de suas medidas consensuais na Chefia virtual da edilidade seria pôr termo ao Festival de Música medieval, uma vez que o povo o tinha abandonado há muito… Fiquei surpreendido porque mesmo quando o redigiu, no sentido de apurar da relação custos/benefícios para a população, tirava uma conclusão óbvia, não necessitando de realizar uma de suas projecções para o futuro do Desert(ificand)o. Mas


ainda focava na Câmara e para mim talvez se devesse direccionar as luzes para a outra metade da Organização. Assim, perguntar a Pedro Caldeira Cabral sobre o satisfatório (e não sobre a sua satisfação)… Se a realização do Festival não deveria ter objectivos mínimos: tanto no público, quanto na mudança de mentalidades. Se o amor dele pela Terra, também sua Senhora, não deveria ir além de uma espécie de tença anual tão pouco camoniana (tão longe da mísera cantada por Sophia, em Grades, 1970), acumulando para as Finanças o cachet de Organizador, Director Artístico de alguns grupos e de músico do seu próprio La Batalla, assaz omnipresente. Pergunto


se não seria mais útil, até pelos contactos que o concertista Caldeira Cabral possui, relevar mais ao interesse concelhio, em metamorfosear anualmente num festival diferente (Barroco, Romântico, Contemporâneo…) com outros organizadores, outros Directores Artísticos, outros músicos, para que o repertório se não esgotasse, levando o concelho a Outras Músicas. Mas todos eles, subordinados a objectivos mínimos: tanto no público, quanto na abertura de mentalidades. Para isso, no entanto,


teria de existir uma formação de públicos antecipada, para estar a escuta mais disponível. Como se não descobriu ainda tal vontade,


provavelmente, seria melhor abandonar todos os projectos 'estranhos' (os de música erudita) e cultivar o concelho por um gosto mais próximo do dos cidadãos. Neste contexto, avanço outra proposta alternativa, dentro dos espectáculos a que este ano assisti, apostando na qualidade da seguinte bolsa de novos valores nacionais, reduzindo imenso os custos. Tal proposta acrescentaria também o facto de ser Carrazeda a ajudar a revelá-los (e não o inverso, com meia dúzia de referências nos jornais):


Deolinda (Novo Fado); Mandrágora e Diabo a Se7e (World Music); Tiago Guillul, Clube dos Nadadores de Inverno e João Peludo e a Orquestra Sonâmbula (Pop/Rock). Meros bons exemplos


e não só da Música. Concluí estas semana, como formando, um Curso de Cultura e Pensamento Contemporâneo com Gonçalo M. Tavares e calhou de falarmos, a propósito do Corpo Dilacerado, de Leonor Keil. Ele falava nessa dançarina da companhia de Paulo Ribeiro, de um nível tão alto quanto Pina Bausch. Eu falei que a vi na Serralves, 40 horas Non Stop, fazendo sozinha todas as personagens de Noite de Reis de W. Shakespeare, e não vi apenas uma dançarina, mas uma actriz, uma cantora, sei lá. Eu sei, seccionando o corpo, respondeu-me o Gonçalo, os braços tristes, a cara alegre. Completamente em peças de um puzzle! Alguém as junte…


Vitorino Almeida Ventura


Post Scriptum: Mas estará mesmo Pedro Caldeira Cabral disposto ao próprio 'sacrifício'? Admiro muito as suas colaborações dentro da música popular e a sua obra, sobretudo, em La Batalla, como a pictórica das Escolhidas de sua esposa Graça Morais, mas além de um ou outro espectáculo e exposição efémeros, aquém dos painéis de azulejos na Biblioteca, o que dela ficou por Carrazeda? Para mim, a culpa está de não haver uma política de intervenção: cultural, pedagógica, cívica, repito — não contribuindo para a formação de públicos, melhorando o concelho, através de Cursos, Círculos de Estudos, Workshops… dirigidos a professores e alunos e outros interessados, muito antes dos espectáculos, já que a Organização do Festival, em meu entender, a isso obrigaria (ou mesmo responsabilizaria a). Assim,


tenho por mais essencial o labor de Cristiano (de cujo «currículo» faz parte, felizmente, o ser irmão de Graça Morais…), nos deixando uma Monografia, indo pelas aldeias para as deixar escritas. Dir-me-ão que fazia parte do trabalho e que foi pago a peso de ouro, mas que deixou uma marca bem maior ao concelho, na (transmissão da) cultura,


isso também (me) fica claro.

Câmara de Carrazeda de Ansiães penalizada pelo governo

A Câmara de Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança, vai ter a dedução do Fundo de Equilíbrio Financeiro (FEF) suspensa por não ter cumprido o esforço mínimo na redução de endividamento. É uma das trinta autarquias que o governo decidiu penalizar, e a única nessa situação em Trás-os-Montes.

Ao todo são 59, os municípios no país que em 2007 excederam os limites de endividamento. O governo pretendia uma redução de 10% nas dívidas municipais nos concelhos com excesso de gastos.
Carrazeda de Ansiães é reincidente, pois já relativamente às contas de 2006, tinha sido penalizada. Eugénio de Castro, o autarca local, justifica a situação com o incumprimento do governo no pagamento de contratos-programa de empreitadas realizadas no concelho.
O autarca admite que a não dedução do FEF tem um peso significativo para o funcionamento das finanças municipais, mas garante que vai manter a execução das obras no concelho.
O governo notificou as câmaras no sentido de confirmarem ou corrigirem os dados apurados, para que em Setembro haja uma decisão sobre os municípios que vão ser penalizados no FEF de 2008. RBA

Feira da Maçã, do Vinho e do Azeite reduzida a três dias

Este ano a feira da Maçã, do Vinho e do Azeite, de Carrazeda de Ansiães vai ter menos um dia de exposição. A feira, que decorre de 29 a 31 de Agosto, tem esta pequena alteração, que segundo o presidente da Câmara de Carrazeda, Eugénio Castro, não passa, no entanto, de uma experiência na procura de fixar o calendário mais apropriado e equilibrado para a feira.A maçã, o vinho e o azeite são, segundo o autarca, os grandes suportes da economia local, e por isso motivam a realização da feira. Mas para além destes três produtos, vai haver também a presença de artesanato e gastronomia da região.
O autarca de Carrazeda espera que, entre os expositores, estejam presentes "algumas largas dezenas de agricultores" e refere que o orçamento deste ano é mais baixo, o que se pode explicar por haver menos um dia de feira, o que representa uma grande redução de custos.
Eugénio Castro não espera muito mais desta décima terceira edição da Feira da Maçã, do Vinho e do Azeite, senão manter o mesmo nível dos anos anteriores. RBA

Tribunal anulou eleições na Cooperativa Agrícola

O tribunal de Carrazeda de Ansiães anulou as eleições para os órgãos sociais da Cooperativa Agrícola, realizadas em 9 de Março de 2007. Declarou também nulos todos os actos praticados desde então. A direcção vai recorrer.
A acção judicial foi interposta pelo cooperante Sérgio de Castro, que considerou o acto eleitoral “ilegal”. Alega que, uma vez que os órgãos sociais tinham tido uma baixa, pela morte de um dos membros, “a Assembleia-geral deveria ter reunido para destituir os órgãos eleitos em 2005”. Segundo diz, “isso não foi feito” e como tal avançou para o tribunal.
Ele próprio era candidato às novas eleições, mas desistiu mal se apercebeu que o acto seria “ilegal”. Explica que avisou “verbalmente e por escrito” o então presidente da direcção, João Rodrigues – que viria a recandidatar-se e ganhar. Mas, acrescenta, “não quiseram saber”, pelo que fez queixa no Ministério Público.
Mais de um ano depois, o Tribunal de Carrazeda de Ansiães deu razão ao queixoso declarando “nula a deliberação da Cooperativa Agrícola de Carrazeda de Ansiães, de 9 de Março de 2007, em que designou os órgãos sociais”. E deliberou serem igualmente “nulos todos os actos praticados por estes, com salvaguarda do previsto no artigo 291.º do Código Civil”.
Na reacção à sentença, o presidente da direcção eleita em Março do ano passado, João Rodrigues, foi peremptório: “Não tenho nada a comentar a esse respeito. São decisões judiciais e nós vamos recorrer”. Explicou, no entanto, que “não está agarrado àquilo (leia-se presidência da cooperativa)” e que se não visse a instituição a necessitar de “muita atenção”, já “tinha dado oportunidade para que se convocassem novas eleições e o problema já estava resolvido. Demitia-se tudo, convocavam-se novas eleições e acabava-se a história”.
Sérgio de Castro estima que o recurso arraste a situação mais uns meses mas acredita que as instâncias judiciais superiores “vão manter a decisão”. Quando forem marcadas novas eleições, este cooperante garante que será candidato.
Eduardo Pinto/JN/Rádio Ansiães

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Câmaras de Trás-os-Montes acusam Governo de atraso no pagamento de contratos-programa

Os autarcas transmontanos de Carrazeda de Ansiães e Mondim de Basto justificam o excesso de endividamento das suas autarquias com "obras concretizadas" e "atrasos" do Governo no pagamento dos contratos-programa.
O despacho conjunto da Presidência do Conselho de Ministros e do Ministério das Finanças a que a Lusa teve acesso confirmou a dedução de 10% das transferências do Fundo de Equilíbrio Financeiro (FEF) a apenas sete municípios por excesso de endividamento, uma redução de 12 concelhos em relação à anterior avaliação.
Em Trás-os-Montes e Alto Douro, os municípios de Carrazeda de Ansiães e Mondim de Basto mantiveram o excesso de endividamento, pelo que serão mantidas as deduções mensais de 10% do FEF. (...)

O apuramento do endividamento líquido municipal relativo a 2007 indicou ainda que Carrazeda de Ansiães foi o município que teve uma maior variação do excesso de endividamento líquido (375,5%).
Eugénio de Castro, presidente da Câmara de Carrazeda de Ansiães, reconheceu que a situação financeira da autarquia se mantém, mas disse esperar que, "se tudo correr bem", tudo fique regularizado até ao final do ano".
O autarca explicou que a câmara foi confrontada com um problema decorrente da construção do centro cultural, num investimento de três milhões de euros, em que, devido a um litígio com o empreiteiro foi obrigada a repor a verba da obra. Ou seja, segundo explicou, a autarquia teve "que repor o financiamento comunitário correspondente a esta obra, mas, para não perder esse mesmo investimento, gastou valor idêntico em outras obras no concelho".
"Foi um esforço financeiro muito grande por parte do município", salientou o autarca. Diário Económico

Excesso de endividamento do município de Carrazeda de Ansiães

Segundo o despacho, a que a agência Lusa teve acesso, os municípios de Carrazeda de Ansiães, Fornos de Algodres, Mangualde, Mondim de Basto, Santa Comba Dão, São Pedro Sul e Vouzela mantiveram o excesso de endividamento e consequentemente serão mantidas as deduções mensais de 10 por cento do Fundo de Equilíbrio Financeiro. O apuramento do endividamento líquido municipal relativo ao ano passado concluiu ainda que os municípios de Ansião, Lourinhã e Ourique reduziram entre 10 a 20 por cento o endividamento permitido.

Carrazeda de Ansiães foi o município cuja variação do excesso de endividamento líquido registou maior percentagem (375,5 por cento), enquanto que no médio e longo prazo foi Santa Comba Dão com 35 pontos percentuais de aumento do endividamento. TSF

domingo, 10 de agosto de 2008

Incêndio em Campelos, Carrazeda de Ansiães

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) precisa que o incêndio de Campelos, em Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança, começou às 15h57, encontrando-se com "duas frentes activas". O fogo está a ser combatido por 25 bombeiros, apoiados por cinco veículos, dois helicópteros e um helibombardeiro pesado "Kamov". Expresso

sábado, 9 de agosto de 2008

FARPA 2008 - Pombal de Ansiães

09 de Agosto - Sabado
Teatro - Pombal - TEPO - A Princesa e o Sal


Era uma vez um rei que tinha três filhas. Um dia resolveu perguntar-lhes, a cada uma delas por sua vez, qual era a mais sua amiga. As duas mais velhas disseram algo que agradou ao Rei mas a mais nova não se lembrando de mais nada disse-lhe:Quero-lhe tanto, como a comida quer o sal. O rei entendeu por isto que a filha mais nova o não amava tanto como as outras, e pô-la fora do palácio. Ela foi muito triste por esse mundo, e chegou ao palácio de um rei, e aí se ofereceu para ser cozinheira.Um dia, o rei, ao partir um bolo achou dentro um anel muito pequeno, e de grande preço. O príncipe mais novo que costumava espreitar a princesa, engendrou uma estratégia para mostrar a toda a gente o segredo da cozinheira. O príncipe mais velho, quando a viu vestida com trajos de princesa, declarou a sua paixão e pediu ao rei para casar com ela. O Rei consentiu e a Cozinheira aceitou mas com a condição de ser ela a cozinhar pela sua mão o jantar do dia da boda. Para a festa de noivado convidou-se o rei que tinha três filhas e Princesa banida, pensou numa forma de provar ao pai o quanto estava enganado.
Criação colectiva a partir do contoA Comida e o Sal” de Teófilo Braga
Escrita Teatral, Espaço Cénico e Encenação: Acácio Pradinhos
Oficina de Cenografia e Adereços: InterActividade Produções
Figurinos: Hermínia Pinto
Manipulação de Luz e Som: Eduardo Teixeira
Elenco: António Baltazar, Alberto Calçada, Carlos Manuel Almeida, Chantal Félix Fernanda Cardoso, José Carlos, Luís Matos, Luísa Brás, Laura Almeida, Noémia Almeida, Victor Fernandes
Uma Produção: InterActividade Produções
ARCPA - Associação Recreativa e Cultural de Pombal de Ansiães
Antero

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

FARPA 2008 - Pombal de Ansiães

08 de Agosto - Sexta Feira
Musica - Águeda - Orquestra Típica de Águeda, Na Rota dos Ventos
Divagamos ao sabor dos ventos e ouvimos Rusgas e viras nas Nortadas, o trinar das cordas dos bandolins no balanço do vento do mar, a nostalgia e é no vento levante e romarias no vento Suão. Desta divagação surge “ Na rota dos Ventos”, espectáculo levado a palco por esta Orquestra.

Musica - Espinho - DJ Jota, Disca-Riscos

A sua sonoridade é jazzistica apostando na vertente electrónica. Os seus sets são ecléticos, energéticos e divertidos passando Funk, Hip-Hop, Drum and Bass, Elektro, Breakbeat, sem nunca esquecer o scratch aliado a todos estes estilos musicais.

Festa do Emigrante em Macedo até Domingo

Começou ontem, em Macedo de Cavaleiros, a quarta edição da Festa do Emigrante. Há quatro anos que a Associação Comercial e Industrial oferece aos emigrantes da região quatro dias de música nacional, encontros tunning, passeios de clássicos e provas de perícia. A entrada continua a custar apenas um euro. António Cunha, presidente da Associação Comercial, gostava que, no próximo ano, a festa tivesse mais apoio a autarquia, transformando o evento nas "festas da cidade". Pelo palco do Parque Municipal de Exposições de Macedo passam, até domingo, artistas como: Dança Brasil, Vamp, Rui Alves, Maria Lisboa, Michaela e Luís Manuel. CIR/Eduardo Pinto/Rádio Ansiães

Dia da juventude assinalado com DJ na piscina

A Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães comemora na próxima terça-feira o Dia Internacional da Juventude. Este ano não há concerto no parque do Pinoco da Fontelonga, mas, em troca, a autarquia promove uma tarde dançante na piscina municipal descoberta. O DJ Vasco Campos é o convidado, a partir das 17.00 horas, para dar música aos banhistas. No dia 12 de Agosto a entrada nas piscinas também é grátis para todos os que tenham menos de 35 anos. Rádio Ansiães/Eduardo Pinto

Feira da Maçã, Vinho e Azeite de 29 a 31 de Agosto

A Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães divulgou hoje o cartaz da XIII edição da Feira da Maçã, Vinho e Azeite. O certame tem uma duração de apenas três dias. Começa na sexta-feira, dia 29 de Agosto e termina no Domingo, dia 31, feriado municipal. Os destaques vão para a tenda que privilegia os produtos que dão o nome ao evento, mas também o artesanato e o comércio da terra. Este ano apenas há um espectáculo musical por noite. Na sexta-feira actuam os Blasted Mechanism; no sábado, os Anjos; e no Domingo, Jorge Ferreira. O espaço reservado para as tasquinhas também vai ser animado todos os dias por grupos de cantares. Refira-se ainda que, no Domingo, haverá a habitual procissão com os padroeiros do concelho. Rádio Ansiães/Eduardo Pinto

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

FARPA 2008 - Pombal de Ansiães

07 de Agosto - Quinta Feira
Teatro - Vila Real - URZE, O Capuchinho Vermelho

"O Capuchinho Vermelho" para além de fazer parte do nosso imaginário é indiscutivelmente o conto clássico infantil que mais presente está na memória dos mais novos. Um espectáculo onde os valores da amizade, da defesa do conceito familiar, da preservação do meio ambiente e fundamentalmente "do ser criança" permitem apresentar um trabalho teatral direccionado aos mais novos, utilizando uma linguagem que a eles diz respeito e que os mesmos identificam com naturalidade.
O Escritor A. M. Pires Cabral soube de forma subtil, no seu trabalho de dramaturgia dar uma nova visão do "lobo", conseguindo transmitir o espírito pela preservação do meio ambiente aos mais novos.
O espectáculo é, também, particular pelo cenário - um livro em alto-relevo -, onde os actores representam, substituindo as letras do livro convencional. Esse facto permite no final do espectáculo convidar os mais novos a desfolhar e a percorrer as páginas daquele livro mágico. Para além da fantasia do livro, o espectáculo utiliza ainda outras técnicas, como: marionetas, efeitos sonoros e vídeo..
Mais Informações: www.urzeteatro.com

Musica - Valpaços - Banda Municipal Valpaços

Fundada no final do seculo XIX, é uma banda filarmónica que nasceu com o sonho de alguns Valpacenses amantes da música; como todas as instituições para além do Marão, passou por períodos de dificuldade e até mesmo de extinção (entre finais da década de 50 e 1975).
Foi em 1975 que os antigos músicos regressados do Ultramar uniram esforços e a reativaram.
A Banda Municipal de Valpaços, conta actualmente com 45 elementos e uma escola de música "Alma da Banda", todos muito jovens e é dirigida pelo Maestro Francisco José Clemente Sousa, professor de Educação Musical que diversificou, modernizou e aperfeiçoou o repertório.

Aceder à autarquia através da Internet

A presença das novas tecnologias é cada vez mais uma evidência no interior do país. Consciente desta realidade, a câmara municipal de Montalegre colocou ao dispor da população um serviço de atendimento online. Agora, quem quiser falar com um funcionário da autarquia para resolver problemas ou pedir informações em tempo real, já não precisa de se deslocar à câmara.
Denunciar um problema em qualquer uma das aldeias ou vilas, visitar um ponto qualquer do concelho, conhecer os restaurantes da região ou enviar um postal das paisagens do barroso são apenas algumas das novas funções deste sítio da Internet. Para já, o serviço está em fase experimental, no entanto, são já muitas as visitas ao novo espaço e também muitas as dúvidas apresentadas pelos munícipes cibernautas. O responsável pelo site, José Manuel Alves, está convencido que com a reestruturação do site, a distância e as burocracias entre a autarquia e o cidadão são agora menores. Até ao final do ano, o novo espaço vai disponibilizar, entre outros, a consulta de processos online. "Quem tem um processo de obras, pode consultar esse processo no site" acrescenta o responsável. RBA

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

FARPA 2008 - Pombal de Ansiães

06 de Agosto - Quarta Feira
Teatro - Vila Real - URZE, Volta a Gil Vicente em 80 minutos
Quatro actores vêem o seu espectáculo interrompido por Gil Vicente, tal não é a surpresa. Mas logo de seguida aproveitam para saborearem experiências com o Dramaturgo, tentando perceber a sua obra e vê-lo representar. Assim se desenrola o espectáculo, terminando na Barca, na do Inferno é claro, e tudo isto com velocidade, humor e sátira, ... em 80 minutos!
Numa abordagem actualizada, o espectáculo com base no minimalismo, apresenta-se como uma ode não só a Gil Vicente, mas também ao teatro. Como seria de esperar as personagens, como o Parvo, o Diabo, as mulheres Vicentinas, o Pêro Marques entre outros estão presentes em palco, com a particularidade de algumas delas serem representadas "pelo próprio Gil Vicente" estendendo-se o espectáculo por excertos das obras: "Monólogo do Vaqueiro", Sermão de 1531", "Farsa de Inês Pereira", "Auto da Índia", "Auto da Lusitânia", "Romagem dos Agravados" e o "Auto da Barca do Inferno".
Mais Informações: www.urzeteatro.com

Sardinha e posta à mirandesa em destaque durante duas semanas em Bragança

Posta à mirandesa e sardinha assada são as ofertas dos dois festivais que vão decorrer em Bragança no âmbito da iniciativa "Sabores de Agosto", organizada pelo Núcleo Empresarial de Região de Bragança.
Hoje começa o Festival da Sardinha e na próxima semana será a vez da posta mirandesa estar em destaque, no pavilhão do NERBA. Festivais que prometem deliciar os visitantes a preços acessíveis, principalmente os emigrantes. Os mais novos também terão pratos mais ao seu gosto. CIR/Eduardo Pinto/Rádio Ansiães

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Bombeiros combatem incêndio

Em Paradela, Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança, começou um incêndio, em zona de mato, que está a ser combatido por 44 bombeiros, nove viaturas e um helicóptero. PortugalDiário

De Aníbal Gonçalves... a não perder!

Hospital de Mirandela com urgência pediátrica em risco

A continuidade da urgência pediátrica no hospital de Mirandela está de novo envolto por um manto de incógnitas.
Segundo o presidente da Administração do Centro Hospitalar do Nordeste (CHN), a falta de meios humanos está a provocar "dificuldades na manutenção do serviço".
Henrique Capelas garante, no entanto, que está a envidar "todos os esforços" no sentido de tentar evitar a extinção desta valência.

O encerramento da urgência pediátrica de Mirandela já tinha sido ponderada no início do ano, depois do director do serviço de pediatria do CHN ter informado o Conselho de Administração da dificuldade em prestar um serviço eficiente e de qualidade nas duas unidades de saúde.

Ainda sobre a falta de recursos humanos, o serviço de cardiologia sofreu uma baixa importante com a saída de um dos dois especialistas. Nesta área, Henrique Capelas confessa que vai ser muito difícil contratar outro cardiologista, pois "o interior é vítima da assimetria de distribuição de médicos no país".

Actualmente, o CHN tem apenas um especialista de cardiologia a tempo inteiro, mais um em regime de prestação de serviço, um serviço claramente deficitário para as três unidades de saúde de Bragança, Mirandela e Macedo de Cavaleiros.
CIR/Eduardo Pinto/Rádio Ansiães

Daqui e dali... Vitorino Almeida Ventura

Pedro Cordeiro, artista plástico

com manual de prestidigitação

… crítica (construtiva, digo bem, porque nela se encara a sua fase prévia da denúncia e da destruição)…

Luiz Pacheco, in Figuras, Figurantes e Figurões


Há cerca de um mês, escrevia-me o Pedro Cordeiro (sim, o engenheiro mecânico, grande divulgador de música indie, na Rádio Ansiães, com o Jota, ó tempos voltem pa'' trás!, ambos liderando o projecto alternativo Humble Glue, na companhia de Hélder Filipe, Cachet e Milton Morais… — em torno do qual conheci também a Joaquim José Ribeiro e Rui Samões) a pedir-me que discreteasse sobre o seu novo projecto a beta movement. Ora,


tal achado verbal tem origem no entendimento da percepção pela escola da Gestalt ou Psicologia da Forma (Kohler, Koffka, Wertheimer), mais exactamente, neste caso se deve aos Estudos Experimentais na Visualização do Movimento de Max Wertheimer; Pedro Cordeiro explica no my space:

(…) ‹‹uma plateia fixa uma tela onde são apresentadas duas imagens em sucessão. A primeira imagem mostra uma bola no lado esquerdo do quadro e a outra a bola do lado direito. As duas imagens são exibidas em rápida sucessão. O apresentador pede que se explique o que se está vendo. Normalmente, o observador responderá que viu uma bola que se move da esquerda para a direita. De facto, o processo cognitivo da percepção cria a conexão entre as duas imagens que, parecendo uma única, provocam a ilusão de movimento.››


Matéria do 12º Ano da cadeira de Psicologia, a Psicologia da Forma vem, ao princípio do XX° séc., pôr em causa o sistema educacional da época, baseado na lógica tradicional e no associacionismo de Wundt, centrado este em transportar os átomos da física para a consciência, no mínimo das sensações. O que o Gestaltismo põe em causa é precisamente essa lógica — no exemplo máximo de questionar se, ao vermos uma cadeira, é porque somámos anteriormente a visão das partes para obter o todo… Que não, que tal processo lidava com uma estrutura global, que não era reconhecida pela lógica. O que importa aqui, no entanto, procurar é o porquê de Pedro Cordeiro dar a seu projecto musical o nome desse Estudo Experimental que realça uma “óptica virtual” (nas palavras de Rui C. Martins, quando comigo verteu sobre, ao telefone), por um psicólogo que também compôs… algumas sinfonias! Mas não foram estas que o interessaram, mas uma sua-sobre-a-nossa percepção sobre o movimento. O que me parece,

sem escutar (d) sua música, é que Pedro Cordeiro nos remete em ponto prévio para uma linha de continuidade em haver-se a si próprio como _ _ artista... plástico. O fundo dos seus desenhos (já revelados na revista A Linguagem é um Vírus) na página web, os slides, o conteúdo visual dos exemplos que Pedro Cordeiro deixa no my space para a percepção de tal movimento ilusório… São evidências da sua condição:

(…) ‹‹O fenómeno beta também pode criar a ilusão de movimento para perto ou para longe do observador, em escalas diferentes no mesmo plano. Quando a primeira imagem é um objecto grande e a segunda um objecto pequeno, o observador normalmente responde que viu o objecto afastar-se (aproximar-se, caso o tamanho das imagens na sucessão seja invertido).››

Tal curta metragem exemplifica, de igual modo, o modo Humble, humilde — a tudo relativizar —, como Pedro Cordeiro vê o Mundo. Ilusão d'óptica, teríamos sempre que toda a sua-nossa perspectiva não nos dá um absoluto de Verdade. Mais do que isso: dentro de uma Sociedade de Espectáculo, como viu Guy Debord, ‹‹o verdadeiro é sempre um momento do falso››. E a sua-nossa perspectiva, tão editada, assaz manipulada pelos mass media

Agora vem a auto-ironia… Não consegui ainda, por razões im_

pessoais de saúde e trabalho, aceder à Música (na minha Escola e na Biblioteca de Tavira, os filtros impedem a audição no my space e no you tube), mas como entendo que _ minha Opinião não é A, mas Uma, em cada qual sendo sustentada apenas por uma experiência, que todas _ _ audições dão, mas não uma autoridade, nem de secretariado como lança Luiz Pacheco, sarcasticamente: ‹‹Qual o meu papel por ali? Pois aquele que me indicou o Gaspar Simões: sacristão. E muito contente por assistir à missinha››… Assim sendo,

dentro de uma crítica construtiva, a qual começará por ser de denúncia e destruição, como Luiz Pacheco defende na epígrafe que escolhi, proponho uma obra colectiva, levantando do zero algumas questões (estas e outras) que desejo ver respondidas — por mim ou por outros, que de igual

mente queiram vir comentar aqui:

— Que movimento ilusório, na Música de a beta movement?

— Quais as contribuições de Secundini e Cachet?

— Será que Pedro Cordeiro se libertou finalmente da 'má' influência, sobretudo, vocal de Billy Corgan dos Smashing Pumpkins?

— E as soluções de composição: continuam aparentemente simples, como as de Humble Glue?


Vitorino Almeida Ventura


Post Scriptum: Pelo seu blogue no meu umbigo, podem encontrar o divulgador Pedro Cordeiro. Com uma linguagem cuidada (bem mais do que se lhe conhecia!), sobre alguns concertos que (o) marcaram. Incontornável, no seu Planalto, além, muito além de Carrazeda, com hiperligação obrigatória a silêncio é o barulho baixinho de Alexandre Quinteiro.

FARPA 2008 - Pombal de Ansiães

05 de Agosto - Terça Feira

Musica POP - Vila Flor - Zecthoven

A escola de Música - O grupo
A “Zécthoven Música” encontra-se sediada em Vila Flor desde 2005, a sua principal actividade é o ensino da música, através da sua escola de música que conta actualmente com cerca de 40 alunos (dos 5 aos 48 anos). A maioria dos alunos frequentam aulas de teclado e guitarra e uma minoria frequenta aulas de cavaquinho, acordeão, flauta e bateria. No decorrer do ano 2007, surgiu a ideia de juntar os conhecimentos individuais de vários alunos de forma a proporcionar-lhes um primeiro contacto com a música de câmara e de conjunto. A ideia rapidamente passou à prática; surgiu então o primeiro grupo formado única e exclusivamente por alunos da escola de música da Zécthoven Música, “A Tuna Zécthoven”.
Contudo apesar do enorme entusiasmo dos alunos que fizeram parte deste primeiro projecto, um pouco mais tarde, ainda no ano de 2007 surgiu um novo projecto, mais enquadrado com os conhecimentos e os gostos musicais dos “pequenos músicos”. Em estilo mais moderno, num género Pop/Rock, este projecto engloba “vários” grupos num só, alterando elementos de música para música, tendo um total de cerca de 25 elementos (nunca em simultâneo): 10 guitarristas, 6 teclistas, 5 vocalistas, 1 acordeão, 3 cavaquinhos, 1 bateria.
O grupo ainda não tem um nome, como tal tem-se apresentando até então como, “Grupo Zécthoven”. Apesar de se enquadrar numa estrutura base de Pop/Rock o seu repertório inclui vários estilos musicais, fruto dos “vários grupos” que se formam dentro do “grande grupo”. Os arranjos e a direcção musical são da responsabilidade do Prof. José Cordeiro que participa também como músico.

Musica Cubana - Porto - Unión Salsera

Um grupo de músicos cubanos de diferentes institutos e conservatórios de musica em cuba e residentes na cidade do Porto decidiram unir seus esforços e criar uma banda de musica cubana e caribenha que fosse capaz de entregar ao público português e do mundo a frescura e o sabor tradicional dos ritmos cubanos.
Assim nasceu "Unión Salsera" que desde os primeiros momentos cativou o publico com os seus espectáculos de sabor tropical; rodeados de admiradores e fieis seguidores dos seus ritmos latinos.
Um amplo reportório que vai desde a salsa, merengue, cha-cha-chá, bachata, bolero, reggueaton e outros ritmos como a Plena de Puerto Rico.
Mais informações: www.angelcampbelltorres.blogspot.com

O Tua é o mais belo que o rio que corre pela minha aldeia

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

FARPA 2008 - Pombal de Ansiães

04 de Agosto - Segunda Feira

Musica - Medrões

Teatro - Macedo de Cavaleiros - Revista à Transmontana, O Tio Zé Candeias

O resultado pretende ser uma comédia hilariante, com contornos de revista.
Um velhote, com a mesma alcunha do protagonista do livro, Tio Zé Das Candeias, é o apresentador/contador das contas que preenchem as suas memórias e de certa forma as memórias de toda a sua geração. Vai relatando, de forma empolgada, as histórias da sua preferência que estão contidas no livro. “Contraditas” do passado (fuga ao serviço militar, infidelidades da emigração, histórias de esposas espertalhonas e maridos pacatos, padres atrevidos, histórias de Bruxas, etc). Estas histórias são materializadas em palco pelos actores e actrizes e comentadas pelo Tio Zé. Uma chamada para o telemóvel, revelada em alta-voz devido à sua surdez, impelem o contador para o palco quando a esposa o apanha em conversas comprometedoras com uma “amiga”.
O público é, desta forma, transportado para fora da obra do Escritor A. M. Pires Cabral sendo convidado a viajar pelas “contraditas” do presente (As Fraquezas dos velhotes, o 112, o Centro hospitalar móvel do nordeste, o drama dos professores, as casas de diversão nocturna, O pacto com a morte etc).
Mais informações: http://ajam5340.tripod.com/

domingo, 3 de agosto de 2008

Semente no FARPA 2008

FARPA 2008 - Pombal de Ansiães

Animação de Rua - Macedo Cavaleiros - O Grandalhão

GRANDALHÃO Animação Visual de Trás-os-Montes. Projecto da InterActividade - Produções concebido para “Animação Visual" de todo o tipo de eventos. Influenciado pelos populares gigantones e cabeçudos trata-se de carros divertidos conduzidos por pilotos cabeçudos.

Teatro - Agueda - Crime da Cabra

A peça fala-nos da disputa de uma cabra por parte da população, porque todas as pessoas consideram-na como sua. A POSSE vai ser o tema desta comedia.

Musica / Dança - Porto - Semente

Este grupo de dança e musica cruza elementos tradicionais e étnicos cm referências contemporâneas, tendo como objectivo, através da divulgação da sua música e dança sensibilizar e envolver o público para os laços ancestrais que ligam o homem á terra.
SEMENTE – é uma amálgama de influências de Africa, Cuba, Brasil, Uruguai.
Mais informções: www.myspace.com/sementept

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Movimento Cívico pela Linha do Tua

Exmos. Senhores,

O Movimento Cívico pela Linha do Tua (MCLT) agradece a todos os que estiveram presentes na Casa Regional dos Transmontanos e Alto-Durienses do Porto, no passado dia 25 de Julho, participando activamente no debate público sobre a Linha do Tua, bem como aos responsáveis deste lugar simbólico localizado no coração do Porto, que reúne os transmontanos residentes na área metropolitana da cidade.
“Subindo o Tua, entra-se em Trás-os-Montes”. Citando Antero de Figueiredo, o Dr. José Manuel Pavão, Presidente da Assembleia Municipal de Mirandela e moderador convidado, iniciou o debate sobre a Linha do Tua, no qual participou o seguinte painel de oradores:
Em representação do MCLT, o Dr. Daniel Conde; o Prof. Lopes Cordeiro, Presidente da APPI – Associação Portuguesa para o Património Industrial e membro da direcção do TICCIH - The Industrial Committee for the Conservation of the Industrial Heritage; o Prof. Manuel Tão, doutor em Economia dos Transportes; o Prof. Manuel Matos Fernandes, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Geotecnia); a Arquitecta paisagista Viviana Rodrigues; a Assessora dos Verdes, Dra. Manuela Cunha e o Prof. Gaspar Martins Pereira, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e ex-director do Museu do Douro.
Com uma assistência de cerca de 130 pessoas, o debate foi consistente, participado e emotivo. Falou-se no Tua, no Douro, na problemática energética, no património industrial, nas regiões administrativas, paisagem, cultura, enfim, do futuro das gentes de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Muitas ideias foram discutidas, naquilo que foi já considerado pelos presentes como muito enriquecedoras e claras sobre o que está em risco no Tua. Em síntese, destacamos as seguintes:

- A preservação da Linha do Tua passa pela sua inclusão no Vale do Douro Internacional, como complemento turístico e cultural, através de um plano de desenvolvimento regional;

- O património não é apenas história ou sentimento. É sobretudo recursos. Nesse sentido, o que está em causa no Tua é algo que põe em risco o próprio património mundial que foi outorgado pela UNESCO. A barragem do Tua vai contra a legislação do património nacional e por isso esta é uma questão nacional. A UNESCO deverá ter uma palavra a dizer neste processo.

Na Casa Regional dos Transmontanos e Alto-Durienses do Porto esteve ainda patente uma exposição sobre a Linha do Tua, com fotografias de vários autores nacionais e estrangeiros, como testemunhas visuais da beleza da Linha do Tua. De referir também a apresentação de uma réplica de uma locomotiva feita pelo Sr. António Carvalho, ex-ferroviário da Linha do Tua.
A gravação áudio deste debate e algumas fotografias sobre o evento encontram-se disponíveis no site do MCLT em http://www.linhadotua.net/, para acesso a todos os interessados que não puderam estar presentes.
Na sequência deste debate e do repto lançado pelo Prof. António Armando da Costa, representante da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro de Lisboa, emocionado com a participação que testemunhou, o MCLT irá diligenciar para promover tão breve quanto possível um encontro semelhante em Lisboa. Mais detalhes sobre esta iniciativa serão oportunamente divulgados.
Embora não tendo estado presente neste debate, aproveitamos a oportunidade para dar a conhecer publicamente mais um apoio significativo transmitido ao MCLT e a posição sobre a questão do Tua, do empresário socialista Henrique Neto, vice-presidente da Associação Industrial Portuguesa e Fundador da Iberomoldes:
O que o Governo está a planear fazer com a destruição da linha de caminho de ferro do Tua e de toda uma região, é um crime político, cultural e, é bom que se saiba, económico. Seja porque o turismo em Portugal não pode ser apenas o Algarve e o Alentejo, seja porque a qualidade paisagística e ambiental são valores económicos, tanto quanto valores sociais. Aliás nada pode justificar que não se tenha construído uma barragem com maior valor económico, por força das gravuras ali existentes, para se construir outra com menor valor económico, destruindo no processo valores culturais e paisagísticos de muito maior dimensão. São posições absurdas, para não dizer estúpidas”.
Apresentamos também, em anexo, um comunicado do FAPAS - Fundo para a protecção dos Animais Selvagens, de 25 de Julho passado, manifestando apoio ao MCLT na defesa da Linha e Vale do Tua: “A preservação da linha é assim, por si só, um quase garante da preservação do vale”.
Por último, importa ainda referir que o MCLT contactou atempadamente a comunicação social nacional e regional, fornecendo os dados essenciais do debate sobre um tema que é candente e de interesse nacional e convidando-os a estar presentes nesta iniciativa. Registamos, no entanto, que apenas o Jornal Negócios de Valpaços enviou uma jornalista para fazer a cobertura do acontecimento. O MCLT reconhece a importância e o papel da comunicação social como forma de chegar a um maior número de pessoas, mas uma vez que actos cívicos desta natureza não são suficientemente motivadores para a sua participação, contamos com a colaboração de todos os cidadãos, para que divulguem e promovam o debate em defesa da Linha do Tua, um património histórico e cultural único, que a todos diz respeito.
Porto, 30 de Julho de 2008
Movimento Cívico pela Linha do Tua http://www.linhadotua.net/

Energias limpas dão um milhão à Câmara

O concelho de Torre de Moncorvo poderá vir a obter receitas de um milhão de euros anuais, provenientes da produção de energias renováveis.

O rendimento vai ajudar a pagar o plano de reequilíbrio financeiro da Autarquia.
Actualmente, a Câmara já recebe cerca de 400 mil euros por ano de rendas relativas aos terrenos inundados pelas barragens da Valeira e Pocinho, no rio Douro. Poderá lucrar outro tanto, caso o parque eólico que começa a formar-se na serra do Reboredo venha a ter, até 2011, uma capacidade de produção energética instalada de 50 megawatt. Por enquanto, a Autarquia já assinou acordos com quatro empresas interessadas em explorar os ventos naquele monte.
O edil, Aires Ferreira, adianta que ainda não tem números sobre os benefícios financeiros que hão-de provir da barragem do Baixo Sabor, que entrará em funcionamento em 2014. No entanto, já perspectiva que nesse ano "o Município poderá ter um milhão de euros de receitas provenientes da produção de energia hidráulica e eólica".
Nesse mesmo ano, deverá ficar concluída a liquidação do contrato de saneamento financeiro da Câmara assinado em 1994. Portanto, "o rendimento da energia dá para pagar a dívida e ainda sobra", sendo que, a partir de 2014, a edilidade ficará mais desafogada financeiramente.
No processo de povoamento de aerogeradores na serra do Reboredo, a Câmara de Moncorvo mantém que "não será por falta de terrenos que as empresas não se instalarão".
Mas, em contrapartida, exige, para além dos proveitos financeiros já referidos, a instalação de um "pólo de competitividade em energias renováveis".
Tal estrutura poderá garantir o desenvolvimento de equipamentos ligados à produção deste tipo de energia, bem como a tão desejada criação de postos de trabalho. Eduardo Pinto, JN

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Daqui e dali... Sabre07

Elogio

Quando tantos se apressam em denegrir, eis que um ex-vereador da oposição faz um elogio que julgo sincero, pode constatar o trabalho desenvolvido, na Câmara Municipal deste Concelho, e na Assembleia da República, pela Dra. Olímpia Candeias.
Não tenho dúvidas em reconhecer que o Dr. Manuel Amaro subiu uns degraus na minha consideração, acredito não existirem outros motivos além de manifestar o seu sentir e reconhecimento meritório do seu desempenho.
Podemos ter opiniões (muita das vezes subjectivas e não esquecer que as propostas/inovação são sempre dependente da aprovação superior na autarquia) diferentes desse trabalho e da sua competência, mas ter um louvor dos “adversários” sabe muito bem.
Reconheço que a posição pessoal do Dr. Manuel Amaro não beneficiou a oposição, mas também não encontro razões para se escamarem pois nem os “situacionistas” lhe renovaram a intenção de contarem com ela nas últimas eleições.
Não partilho do pior melhor, mesmo sem interesse pessoal, gosto que as gentes de Carrazeda sejam notícia pelos seus méritos e não apenas pelas desgraças. Já agora a infalibilidade não é característica do ser humano.
Os candidatos ao mais alto cargo autárquico não devem descurar todas as cabeças pensantes disponíveis e que possam trazer mais valia ao Concelho, dada a situação financeira difícil da autarquia.
E não devemos simplesmente rotular as pessoas a favor ou contra de acordo com a simpatia partidária, mas sim com ou sem valor, no caso concreto, à causa autárquica.
Para terminar junto-me ao Dr. Manuel Amaro no elogio efectuado.

Sabre07